Dicas Para Melhorar o Cultivo De Orquídeas

As orquídeas estão entre as plantas mais popularmente comercializadas do mundo. Aqui no Brasil elas são muito comuns devido o seu colorido que combina sempre com as nossas estações relativamente tropicais. Para cultivar as orquídeas é preciso conhecer alguns detalhes sobre a planta que muitas vezes deixamos passar achando que não têm tanta importância assim.

Para que suas orquídeas sejam então flores bonitas e saudáveis sempre, vamos conhecer algumas dicas simples e eficientes que podem dar essa melhoria no seu cultivo.

Características Gerais Da Orquídea

Na natureza existe uma quantidade praticamente incontável de orquídeas. Todas as espécies dessa flor fazem parte da família das Orchidaceae e da ordem das Asparagales, que é uma das maiores famílias de planta no mundo. Falar das características das orquídeas se torna algo muito superficial já que cada uma de suas variações possui características incríveis e bem particulares.

Podemos então caracterizar as orquídeas como sendo flores encontradas em quase todo o mundo já que somente na Antártida elas não conseguem sobreviver. Essas flores são,  em sua maioria, caracterizadas como epífitas, que são flores que crescem sobre as árvores. Elas usam esse outro tipo de planta como suporte para absorver a luz do sol e outros nutrientes, mas em nenhuma condição agem como parasitas.

Então como a variação de orquídeas é grande, as dicas de cultivo também variam muito, mas vamos usar detalhes de uma forma bem geral e que você possa utilizar com a maioria das orquídeas que tem em seu jardim.

Escolha a Orquídea Ideal Para a Sua Região

Devido a sua grande variação no mundo inteiro, você provavelmente vai encontrar uma orquídea que não se desenvolve sob as condições de clima e solo de sua região. Entãoantes de sair optando por qualquer flor porque é mais ou menos bonita, veja se o tipo de cultivo que ela exige como mínimo, é possível existir em sua região.

Plante Orquídeas De Diversos Florescimentos

Todas as plantas possuem um ciclo de vida que varia de espécie para espécie e no caso das orquídeas não poderia ser diferente. Como um jardim de flores bonito é aquele você vai de fato encontrar flor sempre que chegar, escolha orquídeas com diferentes ciclos de florescimento para então ter flores brotando durante o ano inteiro e um jardim sempre bonito e colorido. 

Utilize Fertilizantes Ao Seu Favor

Usar fertilizantes em qualquer planta é algo obrigatório porque são eles que ajudam a repor os nutrientes que as plantas gastam durante o seu crescimento. Como existem orquídeas que possuem ciclo de vida maior e outras com ciclo de vida menor como citamos no tópico anterior, você pode usar fertilizantes para acelerar de forma positiva o crescimento dos brotos e com isso não precisa esperar tanto para ter lindas orquídeas em seu jardim.

Claro que o uso deve ser feito de forma consciente para não prejudicar o seu cultivo e somente em casos esporádicos. O melhor fertilizante é o que possui formulação NPK de 10 –    30 – 10, usados sempre uma vez três meses antes que começar a época de florescimento da sua orquídea.

Onde Você Vai Plantar a Sua Orquídea é Importante

Esta afirmação é muito certa porque as orquídeas não florescem em qualquer tipo de ambiente. Caso você queira planta uma orquídea em vaso para usar como arranjo da sua sala ou de qualquer outro cômodo da sua casa, elas ficarão muito bonitas, porém se o ambiente tiver climatizadores como ar condicionado, por exemplo, ou então em um ambiente onde corra muito vento, com certeza a sua orquídea não florescerá ou sentirá muita dificuldade de completar o seu ciclo, podendo resultar em flores deficientes.

O melhor lugar para sua orquídea vai ser um local bem protegido desses dois fatores, sem calor, mas com acesso controlado da luz do sol (que ela fique exposta sempre de manhã cedo e no final da tarde). 

Verifique a Origem De Sua Orquídea

Por serem flores de variedade muito grande, existem aquelas orquídeas mais populares e outras que são mantenedoras de suas espécies, portanto devem ser respeitadas como tal. Mesmo sendo um grande fã e colecionador desse tipo de flor, evite aquelas que possuem origem de matas porque você vai contribuir para o tráfico da espécie assim como para sua extinção.

O mais indicado é sempre adquirir suas orquídeas de lojas ou fornecedores totalmente legalizados com produção pessoal ou orquidófilos.

Saiba Regar As Suas Orquídeas

Saber regar qualquer planta é importante na verdade, mas no caso das orquídeas todo cuidado e atenção é primordial. Esse tipo de planta gosta de manter-se em um vaso com areia mais úmida, porém ela não pode ficar jamais encharcada porque você com certeza matará a sua flor.

Normalmente também usamos pratinhos embaixo dos vasos para manter um pouco a umidade da terra e também evitar que a água que escoa suje o ambiente. No caso de um vaso com orquídeas, esse pratinho jamais deve ser utilizado porque o acúmulo de água pode apodrecer as raízes da planta facilmente.

A quantidade de regas ideal é de 2 a 3 vezes por semana e para não acumular água, você deve tirar o vaso do local e colocar em um ambiente onde ele possa ficar até a água da sua rega escorra por completo. 

Cuidados Com Pragas e Doenças

Toda planta está sujeita à sofrer com pragas e doenças mesmo quando cuidamos bem delas. O aparecimento dessas pestes se dá por motivos tão diversos que muitas vezes esquecemos que o tratamento intensivo pode favorecer o seu aparecimento e não o contrário. Quando falamos em orquídeas o cuidado deve ser dobrado porque elas são muito delicadas e conseguem absorver esse tipo de praga com mais facilidade.

Atente-se com a quantidade de umidade, como citamos mais acima, porque além de colocar a saúde e vitalidade da sua planta em risco, você ainda facilita o aparecimento de fungos quando a planta fica muito tempo úmida. Quando se fala em pragas para essa planta, as cochinilhas são sempre citadas porque são as quem ais aparecem na espécie.

Observe sempre a sua planta e veja se ela não possui nenhum tipo de praga. Caso as encontre, busque combatê-las de imediato.

As orquídeas estão entre as flores mais conhecidas do mundo. Elas se destacam por apresentarem grande beleza e diversas cores. Graças a isso acabam chamando a atenção das pessoas e se enquadrando como uma das espécies vegetais mais comercializadas em todo o mundo.

As Orquídeas são espécies vegetais que pertencem a família botânica das Orchidaceae, sendo membro da ordem das Asparagales, que se constitui em uma das maiores famílias botânicas existentes na natureza.

As Características Das Orquídeas

Existe uma grande quantidade de orquídeas disponíveis na natureza, o que torna cada uma de suas variedades com características únicas e peculiares.

Mas de uma maneira geral, as orquídeas podem ser caracterizadas como flores encontradas em praticamente todo o planeta (com exceção apenas da Antártida, pois graças ao frio intenso, essas belas flores não conseguem viver).

As orquídeas são flores epífitas, isto é, vivem sobre outras plantas (preferencialmente arvores), usando esta planta como uma espécie de suporte para conquistar melhores condições de luminosidade, ventilação e nutrientes. No entanto, as orquídeas não são espécies vegetais parasitas.

Devido a grande variedade de espécies de orquídeas existentes em todo o mundo, as dicas para o cultivo desta espécie vegetal irão variar conforme o tipo de orquídea a ser cultivada. 

Dicas Para Cultivar Orquídeas

Para cultivar Orquídeas, é importante que a pessoa conheça a variedade que está sendo cultivada, para que os detalhes de cultivo da planta sejam adotados.

Toda planta precisa de condições adequadas para o bom desenvolvimento, e com as orquídeas não é diferente, elas precisam ser cultivadas nas condições adequadas de luminosidade, adubação, rega, temperatura e etc.

Segue abaixo algumas dicas, simples, porém eficientes, para que as suas Orquídeas sejam cultivadas de forma que mantenham bonitas e saudáveis:

O Tipo De Orquídea

As orquídeas são espécies vegetais que possuem grande variedade e podem ser cultivadas em todo o planeta. Apesar de serem típicas de regiões de clima tropical, existem orquídeas que se adaptam a outros climas.

É necessário ver também a questão do solo e da luminosidade antes de fazer a opção por qual variedade de orquídea a ser cultivada. A escolha da orquídea deve estar atrelada as condições do local onde você habita e não a beleza da orquídea, pois caso você opte pela beleza, pode acontecer da sua orquídea não conseguir se adaptar e acabar morrendo. 

Cultive Orquídeas Com Florescimentos Diferentes

Com o intuito de manter o seu jardim sempre bonito e florido, é importante que você faça a opção por diferentes espécies de orquídeas e que possuam ciclo de vida diferente, pois desta forma as suas orquídeas irão florescer em épocas distintas.

As orquídeas são espécies vegetais que normalmente florescem uma vez ao ano, então a variação de espécies de torna importante para o seu jardim, pois fazendo isso, o seu jardim terá flores brotando durante todas as épocas, e desta forma se manterá bonito e colorido durante o ano inteiro.

Faça Uso De Fertilizantes

O uso de fertilizantes é uma das formas que temos de fazer a reposição dos nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e crescimento das espécies vegetais. E com as orquídeas não é diferente, e o uso dos fertilizantes incentivam o crescimento dos brotos, diminuindo o tempo para que as orquídeas cresçam, floresçam e embelezem o seu jardim com suas flores coloridas.

O Local De Plantio Da Sua Orquídea

É importante você observar o local de cultivo da sua orquídea, pois é necessário que a planta seja protegida tanto do excesso de calor como dos fortes ventos.

Por isso, verifique se o local escolhido existe essas condições, para que sua orquídea consiga crescer e florescer sem dificuldades.

Caso sua orquídea seja cultivada em ambiente interno, tenha cuidado com o ar condicionado e os climatizadores, pois esses equipamentos prejudicam o ciclo da orquídea e acabam formando flores com deficiências.

A Origem Da Orquídea

Tenha cuidado com a origem das orquídeas que você cultiva. Por ser uma espécie vegetal com grande variedade, por isso é interessante e indicado que você compre as suas orquídeas em lojas especializadas (orquidários), que possuam plantas sendo diretamente cultivadas.

Essa atitude é importante para evitar a aquisição de flores tiradas diretamente das florestas, pois essas flores normalmente são traficadas e contribuem para a extinção dessas plantas nativas.

A Irrigação Das Orquídeas

A rega é fundamental para todas as plantas, e no caso das orquídeas é necessário bastante cuidado com a rega.

A orquídea é uma espécie vegetal que aprecia o solo úmido, no entanto não pode se exagerar na rega, pois a orquídea não tolera o solo encharcado. Caso isso ocorra, a orquídea irá morrer.

Uma dica para manter a umidade do solo, é colocar pratos com água embaixo dos vasos, no caso do cultivo de orquídeas isso não pode ser feito, pois a água dos pratos apodrecerá as raízes.

O ideal é que sejam feitas de 02 a 03 regas durante a semana. E para que a água da rega não fique acumulada, é interessante que o vaso seja colocado em um ambiente que possibilite a água escorrer, para depois voltar ao seu local de cultivo.

Nos dias em que a sua orquídea não for irrigada, para manter a umidade é interessante que seja borrifada água sobre as folhas.

Prevenção De Pragas e Acidentes

Todas as espécies vegetais estão suscetíveis a ocorrência de pragas e doenças, inclusive as orquídeas que são flores delicadas e por isso são mais frágeis a ocorrência de pragas.

Portanto, para prevenir a ocorrência de pragas e doenças é necessário tomar cuidado com a umidade, pois esta facilita o surgimento de fungos. Uma praga que facilmente ocorrem nas orquídeas são as cochinilhas.

Caso você detecte alguma praga ou doença em suas orquídeas, procure combater fazendo uso do tratamento correto.

A Luminosidade Do Local

Procure colocar as suas orquídeas em locais que ela possa receber a incidência dos raios do sol no inicio da manhã (até as 09:00 horas) e no fim da tarde (a partir das 16:00 horas).

A orquídea precisa receber incidência dos raios do sol para florescer, portanto é importante encontrar o local correto para que seja evitada a troca de local de sua planta com regularidade.

A Ventilação Do Local

As orquídeas precisam ser cultivadas em locais arejados, no entanto é necessário evitar os locais que possuem ventilação muito forte, pois esta condição impede o florescimento das orquídeas.

Identifique a Sua Orquídea

Procure identificar suas orquídeas através de placas, com isso facilita o seu trabalho para gerar as condições adequadas (ventilação, irrigação, adubação, luminosidade e etc.) para cada uma das variedades que você cultiva.

Participe De Grupos De Orquidófilos

Procure participar de grupos e associações que agrupam pessoas que também cultivam orquídeas. Essa situação é interessante para troca de ideias e experiências no trato com as flores, além de desenvolver um novo ciclo de amizades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei das informações

    Paulo Roberto Gvozdz 30 de janeiro de 2015 15:24 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *