Para a maior parte das pessoas, uma horta em casa é sinônimo de campo, casas grandes e muito investimento. Tudo isso não passa de um mito. Com um pouco de dedicação apenas um espaço com ar puro, você pode ter uma linda horta e até usar os seus alimentos para nutrição pessoal. E nada melhor que garantir a qualidade dos alimentos, não é mesmo? Fazendo em casa você tem custos reduzidos e ainda tem a melhor nutrição que cada item pode oferecer a sua dieta. Hortas em casa são uma alternativa para os produtos de supermercado. A menos que você tenha um bom fornecedor, a maior parte dos itens vendidos por ai tem agrotóxicos, nocivos à saúde em diversos níveis. Consumindo produtos apenas fetos em casa, você pode ter uma dieta equilibrada e vai ter itens sempre à mão. Para quem deseja começar sua pequena plantação, temos algumas dicas bacanas.
Você Vai Precisar de Espaço
Sim, você vai precisar de espaço. Mas nada como uma plantação de mil metros quadrados. Apenas uma pequena área em seu jardim onde seja possível colocar terra e tenha contato com a luz do sol. Isso pode ser em sua varanda mesmo, na área de serviço perto de sua máquina de lavar e até mesmo em uma parede na área externa. O importante é haver contato com o sol.
No Chão ou em Vasos? Depende
Obviamente que se houver terra no chão melhor ainda. Mas nada impede o uso de vasos para plantação, comuns na modernidade e até mais práticos. A opção varia de acordo com seu espaço disponível. Mas para a sua tranquilidade caso você esteja em ambiente pequeno, hortas em apartamento e até mesmo flats com varandas são comuns e cada vez mais projetadas tanto pelo hobby que o cultivo proporciona para relaxar a mente. O cuidado entre escolher cultivo na terra e em vasos varia conforme o tipo de alimento a ser cultivado. Alguns vegetais possuem uma raiz mais profunda, e por isso precisam de espaço, sendo mais indicado o uso da terra. Já outros podem ser cultivados em vasos sem qualquer problema.
Faça uma Boa Preparação do Solo
O grande segredo de uma horta em casa com sucesso é o solo. Não é a toa que agricultores chegam a gastar milhares de reais apenas em produtos para impulsionar a plantação. Você precisa de uma terra com nutrientes para ter sucesso em sua horta, e isso requer alguns cuidados. Antes de começar a plantação, prepare seu solo com húmus de minhoca ou composto orgânico para nutrir o solo. Ambos podem ser comprados em lojas de mudas de plantas de boa qualidade. Você pode também usar cascas de frutas e vegetais para ter uma terra hidratada e ajudar ainda mais a sua pequena plantação. Um bom solo para horta caseira deve ter três partes: uma de areia, uma de terra vegetal e uma parte de adubo ou esterco. Você não necessita de nada muito fundo, mas ao menos 30 centímetros, considerada a profundidade ideal para uma plantação em casa saudável. Muitos vasos podem resolver este problema e até mesmo garrafas pets cortadas para uma pequena plantação sem intenção de grande consumo.
Lembre-se de Regar
A regagem é uma atividade diária ou não, depende de cada vegetal. No geral, as hortaliças precisam ser regadas todos os dias religiosamente. Mas nada de embebedar o solo. A dica é deixar a areia molhada e, sempre que ela ficar sequinha, você pode ir colocando mais água. Regante até a água vazar você está na verdade ‘afogando’ a planta, e o excesso de líquido pode matá-la de verdade. Apenas coloque o suficiente para o seu crescimento. Você também não precisa regar as folhas uma por uma. Um borrifador ajuda a planta a se hidratar melhor, mas é uma boa dica pensar em regar apenas no vaso embaixo mesmo, próximo a raiz. Ela é a responsável por enviar os nutrientes ao longo de sua hortaliça.
Use Repelentes Naturais
Você pode afastar insetos de sua horta sem usar medicamentos nocivos ao consumo do alimento. São boas pedidas de repelentes naturais o uso de borrifadores com água apenas, pois insetos não são atraídos por folhas molhadas em sua maioria. Atrair passarinhos em casa com um bebedouro para eles próximo a sua horta é uma boa dica, pois eles acabam com os insetos ou ainda plantar cravo-de-defunto.
Apenas Duas Espécies Por Vaso
Hortaliças devem ser separadas para a nutrição de uma não comprometer a outra. A dica é usar apenas duas espécies por favor e deixar um espaço entre duas hortaliças no mesmo canteiro. Uma distância de ao menos 30 centímetros entre uma hortaliça e outra é o ideal para não comprometer a sua plantação.
Use Mudas Para um Crescimento mais Rápido
Sementes ou mudas? Dependes. As sementes exigem um pouco mais de dedicação na hora do plantio, por isso pode ser necessário começar com uma previsão bem longa de resultado aplicando as sementes diretamente no solo. Já as mudas estão semi prontas e por isso apresentam logicamente resultado mais rápido. Contudo, necessitam de um pouco mais de carinho e atenção. Mudas ou sementes depende ainda de sua opção de terra. Em solos abertos, como em sítios, por exemplo, as sementes são os mais indicados porque elas podem se desenvolver normalmente. Já em apartamentos, o melhor é uma muda e ter cuidado com sua nutrição. Ela precisa de mais adubo e regagem constante para não morrer, bem como receber luz do sol todos os dias. Para plantar as sementes, faça um buraco de ao menos um dedo de pé de altura e coloque a semente, cobrindo bem. Regue, coloque adubo e vá observando seu crescimento.
O Que Plantar?
Diversas hortaliças desenvolvem bem em ambiente caseiro, basta você escolher a sua. São boas dicas o coentro, pimenta, tomate e ervas como capim santo e erva cidreira. O aroma de uma horta bem rica acaba acalmando os moradores da casa também.