Farmácia Natural no Quintal

Fazer uso de ervas no tratamento de doenças ou para dar aquele gostinho especial na comida não é um hábito recente. Não há data nem registro certo de quando as plantas passaram a ser usadas de forma medicinal, mas sabe-se que desde que o homem passou a buscar recursos na natureza para melhorar a sua qualidade de vida, que as plantas ganharam destaque na cura e no controle de certos males.

A popularização veio durante a antiguidade Grega, Egípcia e Romana e a partir de então tomar aquele chá calmante, para evitar aquela dor incomoda ou simplesmente para limpar o organismo passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Aqui no Brasil esse hábito veio dos índios que acreditavam que todas as plantas possuíam um poder dos Deuses para a cura de doenças, porém com o tempo, esse costume também foi se popularizando e se desvinculando da cultura um pouco “religiosa” dos índios.

Saiba Mais

Saiba Mais

Hoje em dia é tão habitual o uso de plantas medicinais que algumas pessoas fazem questão de ter sua própria farmácia natural no quintal de casa. Quem cultiva essas ervas em casa garante que só faz uso de fórmulas químicas realmente quando não encontra uma erva em sua horta.

Claro que manter uma horta com plantas medicinais em casa não é uma tarefa muito fácil e requer muita atenção e cuidado, principalmente porque algumas plantas precisam de mais água do que outras existem aquelas que não podem ser cultivadas em temperaturas elevadas e precisam de uma sombra especial, são diversas particularidades e cuidados que devemos ter sempre. Se você gostaria de começar sua horta no quintal de casa, temos ótimas dicas para você. Já se a sua horta já existe e você procura dicas de como melhorá-la, vai adorar ler tudo até o final.

Preparando Sua Farmácia Natural

Para que você tenha uma linda horta em casa, você precisará atentar para os seguintes pontos:

  • Local de Plantio
  • Adubo
  • Manejo
  • Escolha das plantas

Para facilitar o entendimento, vamos conversar um pouco sobre cada uma dessas etapas individualmente.

Escolhendo e Preparando o Local de Plantio

A escolha do local para começar a sua farmácia natural vai depender do espaço disponível que você tem. Se você mora em casa, o ideal é preparar sua horta no quintal ou em um jardim, agora se você mora em apartamento pode complicar um pouco, porém com um pouco de planejamento tudo sai perfeito.

A sua farmácia deve ser dividida em canteiros e de preferência com espécies de plantas medicinais separadas de acordo com o tempo de crescimento, frequência de água para regar, adubos (sim, algumas plantas precisam de adubos especiais) e intensidade do sol. Procure sempre colocar a sua plantação em uma área onde você controle a luz do sol. O mais indicado é colocá-las embaixo de um toldo móvel que pode ser controlado em dias de sol ou chuva.

Adubo

As terras devem ser bem limpas, sem pedaços de pau ou pedras e principalmente sem qualquer sujeira. Os melhores adubos são os orgânicos que podem ser facilmente encontrados no comércio. Evite deixar suas plantas em locais onde o acesso é livre principalmente se em casa você tiver crianças ou animais. Isso evita que eles destruam ou até mesmo ingerem plantas de forma indevida ou sem a devida limpeza.

Cuidados Especiais

Cuidados Especiais

Manejo

Evite tirar plantas sem conhecer o seu tempo de crescimento. Se fizer uso de alguma erva para chá ou ingestão livre, procure colher pequenos ramos ou apenas folhas. Essas plantas geralmente são bem sensíveis e um manejo feito de forma errada pode matar a planta.

Se sua planta estiver fixada ao solo, sempre que remover as crescidas, prepare a terra novamente para um novo plantio, se for em vasos, verifique se a areia está apropriada para receber uma nova raiz.

Escolha das Plantas

A escolha das plantas que vão compor a sua farmácia natural deve ser feita de acordo com a temperatura ambiente, a sua necessidade e principalmente o tempo de crescimento de cada planta.

Por exemplo, o alecrim ele necessita de sol forte para desenvolver bem seus brotos. Se você mora em uma região onde o sol é fraco ou chove muito, com certeza essa planta levará mais tempo para se desenvolver ou não crescerá. A camomila, já é uma planta que prefere as sombras, o que seria ideal para pessoas que moram em apartamentos ou zonas onde o sol não é muito forte. Com um pouco de pesquisa sobre cada erva que você escolher, com certeza você conseguirá montar uma farmácia natural ideal para a sua área.

Comercializando Plantas Medicinais

Se você tem aquele canteiro repleto de ervas medicinais e deseja comercializá-las, é importante atentar para alguns fatores.

  • Conheça exatamente as propriedades das plantas que você tem em sua farmácia natural, assim como suas contraindicações. Esses são questionamentos comuns para quem você irá vender.
  • Deixe seu canteiro de plantas medicinais sempre em um local de fácil acesso e limpo. As suas ervas devem apresentar uma ótima qualidade e evite o uso de qualquer tipo de acelerador para o crescimento.
  • Se for comercializar chás, óleos, comprimidos etc, não o faça se não tiver o conhecimento mínimo para a fabricação destes.

Algumas Plantas Medicinais e Suas Funcionalidades

Claro que já conhecemos algumas ervas por serem bem comuns na nossa rotina. É fácil encontrarmos chás em supermercados e feiras livres e quando começamos nossa farmácia natural sempre são essas ervas mais comuns que procuramos primeiro, porém existem outras bem interessantes que podem ser cultivadas em casa.

Alecrim – ajuda na digestão e são ótimos estimulantes mentais. Podem ser cultivados em qualquer região desde que seja em solo bastante arenoso e com grande exposição ao sol. As folhas para o chá devem ser colhidas, conservadas na sobra até que sequem e então utilizadas em chá.

Alho – ajuda a baixar o colesterol, prevenir resfriado, inibe a coagulação do sangue e reduz o risco de doenças cardíacas. Pode ser cultivado em qualquer tipo de solo desde que estejam bem úmidos, porém devem ser plantados em dias de sol muito forte.

Aloe Vera – essa planta também é conhecida como babosa e é um dos melhores cicatrizantes naturais que existem. Ela não precisa de cuidados diários nem muita água. Evite também manter a planta em temperaturas muito baixas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *