Frutas em Casa

O nosso país é rico em variedade de frutas e isso é ótimo, mas para quem está pensando em cultivar algumas em casa fica na dúvida diante a tantas opções. Uma dica para começar a pensar em qual delas será a escolhida ou as escolhidas é levar em consideração a qualidade.

Cultivar frutas em casa é poder colher e consumir quando elas estão maduras e sem sofrer com a deterioração que ocorre quando compramos no mercado ou no supermercado.

Considere outros fatores para cultivar frutas em casa e que são importantes, como por exemplo, o espaço no seu quintal ou jardim disponíveis para plantação. Se não for um grande espaço dê preferência a frutas pequenas ou aquelas que crescem em arbustos e trepadeiras. Se um lugar permitir aposte nas grandes árvores frutíferas.

Porém, os jardineiros especialistas aconselham quem está começando a dar início ao cultivo com frutas pequenas que exigem menos espaço, como framboesas, morangos e amoras. Depois, possuindo espaço, aposte naquelas mais fáceis de serem cuidadas, como por exemplo, maçã e jabuticabeira.

As Frutas que Crescem em Árvores

Algumas frutas que crescem em árvores precisam de um cuidador maior, como por exemplo, as peras nas pereiras, as cerejas nas cerejeiras, os pêssegos nas pessegueiras. A atenção principal deve estar voltada a tipo de polinização e não só, também o controle de pragas, a poda e a fertilização.

Quando citamos a macieira como um exemplo para começar a ter árvores frutíferas no quintal é porque você pode encontrar culturas dessa árvore que são mais resistentes a pragas.

Veja Mais Algumas Dicas Para Cultivar Frutas em Casa!

1- Comece plantando árvores frutíferas anãs, isso porque será mais fácil fazer a colheita uma vez que o fruto ficará próximo do solo. É um modo seguro de colheita e ótimo opção para quem está começando.

Outra vantagem desse tipo de árvore é fato de elas darem frutos bem antes do que uma árvore com o tamanho normal. E claro, é perfeita para jardins ou quintais pequenos porque ocupam menos

lugar.

Algumas delas, como a pessegueira também pode ser plantada em um vaso na sua versão super anã. São árvores que não passam de um metro e meio de altura e mesmo assim produzem deliciosas frutas. Pode ser um caminho para quem está começando a cultivar frutas em casa.

2- Falando ainda da pessegueira, se você quiser começar fazendo esse “teste”, use um vaso de 60 centímetros de largura para ela. Não se esqueça dos furos no fundo do vaso para a drenagem e de manter a terra sempre úmida e fertilizada. Ela precisa ficar em um lugar que tenha sol, principalmente na fase do crescimento. Pode acontecer de os frutos não surgirem no primeiro ano, neste caso, é provável que os primeiros frutos venham somente dois anos depois. Quando chegar o frio ela deverá ficar em um lugar protegida.

3- Dicas para você defender a sua macieira das pragas: coloque bolas vermelhas aderentes que pareçam com maçãs para controlar as larvas. O mesmo truque serve para quem planta ameixeira. É necessário protegê-las dessas pragas que atacam diretamente o fruto fazendo furos e impossibilitando que este seja consumido.

A vantagem é que as moscas que atacam as maçãs são fáceis de serem enganadas. As fêmeas irão colocar os seus ovos na bola vermelha aderente e acabarão presas nela. Na árvore anã, uma bola é o suficiente, na de tamanho normal use pelo menos 6 bolas.

4- Ainda falando em defender as suas árvores frutíferas, faixas podem ser usadas na planta para pegar pragas rastejantes. Use faixas plásticas aderentes elas pegam lagartas e pulgões, como mariposas-ciganas e orientais.

Comece Cultivando Morangos, Framboesas e Amoras-Pretas

1- Amoras-pretas e framboesa

Basta uma cerca de um metro e meio de altura para fazer crescer amoras-pretas e framboesas, que se apresentam em talos cheios de espinhos. Em seguida, elas vão se alastrando como ervas rasteiras  e devem ser detidas, uma vez que crescem “agressivamente”. Porém, o trabalho será recompensado pelo sabor das frutas.

É importante colocar uma rede de proteção para evitar que os pássaros saboreiem as frutas antes de você.

Quando for comprar peça um conselho das framboesas que crescem mais rápido e que os frutos são produzidos mais de uma vez por ano. Algumas delas terão frutos somente no verão.

Já as amoras-pretas também estão disponíveis na qualidade que foi manipulada pelo produtor e podem ser bem maiores do que as “normais”.Sem falar que são bem fáceis de cultivar.

Não se esqueça de retirar os talos (as hastes floridas) tanto das framboesas quanto das amoras-pretas quando se tratar do primeiro plantio. Depois a cada ano tire um terço dos talos de ambas as frutas para mantê-las produtivas.

2- Cultivando morango em casa

Se tem uma fruta que é uma excelente opção para se plantar no jardim é o morango, principalmente, para quem tem pouco espaço. Porém, é preciso cuidar para manter os pássaros bem longe.

As mudas do morango precisam de sombra parcial com um pouco de sol ou sol pleno e acima de tudo um solo muito ricos. Procure comprar boas mudas.

Para manter a fruta limpa, forre o morango com palha, que evitará que esporos de doença e o solo estraguem os frutos. A palha também ajuda a manter a umidade do solo necessária para deixar o morango forte.

Existem vários tipos de morango, mas aquele que produz a fruta o ano inteiro se chama day neutral. O ideal é plantá-lo no outono e ele irá florescer no verão. A poda dos galhos deverá acontecer nos seis meses depois da floração. É um modo para fortalecer a sua planta.

Se em um ano a sua planta produziu muito prepara-se que o ritmo pode não ser o mesmo no ano seguinte.

Os morangos também podem ser plantados em vasos, que precisam ter 60 centímetros de altura e ter as laterais abertas. Além  de dar deliciosos frutos o seu pé de morango pode servir para enfeitar o quinta ou jardim da sua casa quanto plantado em vasos. As suas plantinhas brotam caindo sobre as laterais do vaso.

Ter árvores frutíferas em casa é sempre muito bom, pois assim é possível saborear deliciosas frutas direto do pé. Você pode gostar muito de frutas, mas se o clima não é bom para dar boas colheitas, pode ser melhor escolher outro tipo de árvore para plantar.

Observe bem a área próxima a você, se há árvores da mesma espécie, assim você verá se a escolhida será cultivada com sucesso. Para decidir plantar árvores frutíferas deve considerar primeiramente o clima, pois há algumas limitações para climas mais frios.

Árvores

É uma ótima maneira de começar a envolver sua família com a natureza. Plantar uma árvore ajuda o nosso meio ambiente também. O ideal é começar com variedades de árvores que são mais resistentes a doenças.

Realizar a pulverização de árvores para conter doença é um tanto quanto trabalhoso, principalmente para quem está começando a cultivar árvores.

Cultivando Frutos Pequenos

Frutos pequenos são deliciosos, nutritivos e fáceis de cultivar em casa. Eles ocupam pouco espaço e não precisam de muitos cuidados. Além do mais, alguns desses frutos, como groselhas e amoras, são super saudáveis, portanto não há desculpa para não ter um vaso ou dois deles na sua varanda ou pátio.

A maioria dessas frutas menores, crescem em arbustos, o que facilita o cultivo, principalmente em se tratando de espaço, pois podem ser facilmente cultivadas em vasos, jardineiras, pequenos canteiros, etc.

Os morangos e as uvas são frutos deliciosos e pequenos, muito fáceis de se cultivar. Os morangos podem ser comidos crus, servidos com creme, feitos em compotas, geléias, sucos, etc.

Uva

As uvas são usadas para fazer o vinho, mas também podem ser comidas cruas ou secas, depois que elas se transformam em passas, que adicionam uma textura completamente diferente ao paladar.

Os morangos contêm muita vitamina C, manganês e ácido fólico. As uvas contêm vitaminas A, C e B6, potássio, cálcio, magnésio e ácido fólico. Ambas são melhores para serem consumidas frescas.

Cuidados Com o Solo

Plante árvores frutíferas em solo bem drenado e relativamente fértil, e evite solos mal drenados. A água que permanece na zona da raiz (de 18 a 24 centímetros de profundidade), em qualquer época do ano pode provocar o apodrecimento da mesma.

Durante a época de cultivo, a água excessiva pode fazer apodrecer alguns tipos de árvores frutíferas em apenas três dias. Solos mal drenados também promover o crescimento de organismos que promovem a podridão.

Dicas

Quando mal drenados, o problema dos solos pode ser aliviado com o plantio das árvores em canteiros. Plantas cultivadas em canteiros devem ser irrigadas mais frequentemente durante a estação de crescimento, porque os solos apresentam uma maior área de superfície exposta a partir do qual a água pode evaporar.
Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • mas bah, já é uma idéia.

    luizhscabral 21 de janeiro de 2012 19:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *