Mini Jardim na Varanda do Apartamento

Ter um jardim em casa oferece diversas vantagens para qualquer pessoa e ambiente. Além das plantas deixarem o local muito mais bonito, ainda existe aquelas espécies que purificam o ar deixando-o muito mais saudável para todos. Quem mora em apartamento sofre um pouco para fazer o seu jardim porque na maioria não tem tanto espaço disponível e precisa se limitar à poucas e pequenas plantas. Mas não é porque o seu espaço é pouco que você não pode ter aquele jardim completo, basta saber organizar as plantas e os objetos dele. Para ajudar você nesse processo elaboramos um pequeno tutorial através de dicas indispensáveis e que ajudarão na montagem de um mini jardim em seu apartamento.

Jardim Vertical ou Jardim Horizontal?

Esta decisão vai depender diretamente do espaço que você tem e da quantidade de planta que deseja colocar em sua varanda. Os jardins verticais são bonitos e dão a liberdade para que tenhas muito mais plantas, porém elas não podem ser maiores e as mais indicadas são as ervas e os temperos. Já os jardins tradicionais, montados na horizontal pedirão uma decoração mais elaborada para que você não aparente ter aquele espaço com um monte de planta jogada. Se a sua varanda possui pouca circulação o mais indicado com certeza será o jardim horizontal porque você terá a liberdade de colocar as plantas mais dispostas e usar diversos modelos de vasos e jardineiras. Sem falar que a possibilidade de colocar uma decoração mais elaborada também está em questão. Como vamos trabalhar com a possibilidade de um mini jardim, vamos então considerar a hipótese dele ser instalado em um apartamento com circulação mediana e pouco espaço disponível.

Abuse dos Vasos

Com um espaço pequeno você não encontrará amigo melhor e mais eficiente do que os vasos. Eles podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem e até mesmo em supermercados maiores com tamanhos, cores e quaisquer outros detalhes para todos os gostos. A melhor dica para seu mini jardim é que você utilize vasos padrões tanto em tamanho como em cor se quer dar uma noção de espaço maior ao seu ambiente. Em contrapartida, os vasos coloridos deixam o seu jardim com uma alegria mais especial. Dê também preferência aos vasos médios e pequenos porque eles são mais fáceis de transportar e consequentemente você não terá problemas na hora de limpar seu mini jardim ou mudar a decoração do mesmo.  Por serem práticos, os vasos lhe ajudarão com certeza no controle de detalhes como luminosidade, tempo de exposição  que a planta ficará ao sol, calor do ambiente e também a umidade, já que você controla onde sua planta fica e quanto ela vai receber de nutrientes.

Evite Plantas Grandes

Lembre-se sempre que o seu objetivo é ter um jardim e não uma floresta no seu ambiente. Claro que todos nós temos aquelas plantas que mais gostamos e se não tivermos controle sobre isso vamos acabar acumulando plantas demais e espécies muitas vezes que não se adaptam vivendo em conjunto. Se você tiver aquele varandão que possa acomodar plantas um pouco maiores e com folhas que apresentem movimento com o vento, então faça uma seleção de espécies e coloque-as em seu jardim, mas somente se de fato você tiver espaço para isso, do contrário vai deixar suas plantas muito apertadas e elas podem não reagir muito bem a falta de espaço.

Busque Ajuda de um Profissional

Por mais simples que seja o seu projeto e por mais que você queira economizar um dinheirinho, ter a opinião de um paisagista é sempre bom. Você pode buscar um profissional apenas para analisar o seu ambiente e ver que tipo de condições climáticas sua varanda apresenta, por exemplo. Pequenos detalhes farão total diferença na hora de escolher as suas plantas.

Escolha o Local Certo Para Cada Planta

Mais acima nos referimos à esse assunto quando citamos a maior vantagem de ter vasos em jardins de varanda. O cuidado que você dispensa para sua planta vai refletir diretamente na beleza de seu jardim, então é sempre bom atentar-se para todas as necessidades de cada planta e nunca tratá-las da mesma forma, a não ser que realmente seja o caso. Cada planta do seu jardim terá uma necessidade de luz do sol e água e você deve saber disso. Quando for localizar os vasos preste bem atenção sobre a quantidade de vento do local e quanto de calor e luz do sol durante o dia a sua planta terá. Esses dois detalhes devem ser atentados principalmente se você morar em um andar mais alto, pois quanto mais alto for seu apartamento mais vento e sol você terá para seu jardim e o excesso pode ser prejudicial.

Opte Por Miniatura de suas Plantas Preferidas

Existirão casos onde você pode querer a todo custo ter aquela árvore que tanto ama ou aquela planta maior e que não é aconselhável ter em seu apartamento já que ela exige muito espaço para ser cultivada. Nestes casos as miniaturas são uma saída eficiente e vão dar um ar totalmente diferente ao seu jardim. Não são todas as espécies que são encontradas em miniaturas, mas muitas árvores frutíferas e orientais são encontradas no mercado.

Que Espécies Cultivar

Dentre as diversas espécies de plantas que você pode ter em seu mini jardim na varanda de seu apartamento, algumas são mais indicadas. Por esse motivo selecionamos algumas destas espécies que você pode começar a cultivar hoje mesmo!

  • Jabuticabeira: esta planta é cultivada em vaso, não é preciso estar em contato com o sol direto, mas também deve ser evitado ficar exposta ao frio. Mais indicada para varandas cobertas.
  • Filodendro: Esta planta é bem resistente ao vento e se desenvolve muito bem em pleno sol ou à meia-sombra.
  • Orquídeas: São lindas flores e adoram ambientes mais secos. Então são ótimas para quem não passa muito tempo em casa, pois as plantas gostam de pouca água
  • Renda Portuguesa: São plantas que devem ser mantidas em vasos e sempre à meia-sombra.
  • Chifre de Veado: Esta espécie é indicada para aquelas pessoas que querem cultivar um jardim na vertical. Preferem ambientes que fiquem à meia-sombra.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi, gostaria de saber aonde encontro aqueles bambuzinhos que foram usados na parede da penultima varanda? Amei a ideia!!

    Aguardo,

    Obrigada
    Renata

    Renata 30 de janeiro de 2015 3:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *