Os nomes científicos das plantas são usados para darem uma melhor compreensão de quais plantas se está falando, uma vez que a mesma planta pode ser conhecida por diferentes nomes, dependendo da região.
A classificação de todos os seres vivos se dá, na verdade, a partir de divisões cada vez mais limitantes, até que se chegue exatamente à espécie do ser vivo. Essa classificação começa com a ideia de que o ser é um ser vivo, em seguida classificando a qual Domínio ele pertence, e depois a qual Reino.
Depois disso, se classifica a que Filo ou Divisão ele pertence, e em seguida qual Classe. Depois da Classe vem a Ordem, a Família e, por fim, o Gênero e a Espécie.
São do gênero e da Espécie que surgem o nome científico das plantas em geral.Primeiro, coloca-se o gênero da Planta, sempre iniciando a palavra com letra maiúscula, e em seguida a sua espécie, com letra minúscula. Para evitar confusões linguísticas em traduções e outras línguas, estes nomes são sempre dados em Latim, e, muito comumente, a espécie da planta é dada como uma homenagem à pessoa que a descobriu.
Plantas de mês gênero nem sempre são parecidas, mas muitas vezes as pequenas diferenças entre determinadas plantas fazem com que elas pertençam a espécies diferentes, apesar de suas semelhanças.
As plantas Cymbopogon citratus e Cymbopogon nardus, por exemplo, se referem, respectivamente, ao capim limão e à citronela.
Já Cypperus longus e a planta Cypperus rotundus dizem respeito ao único e à tiririca por sua vez.É preciso manter em mente que no dia a dia raramente as pessoas usam os nomes científicos de plantas ou mesmo animais. Tais classificações não se dão, de maneira nenhuma, em um ambiente cotidiano.
Quantas vezes em nossas vidas nós temperamos algum molho com Origanum vulgare eAllium sativum, mas jamais os chamamos por estes nomes, já que, é claro, é muito mais simples pedirmos um pouquinho de orégano e um tempero de alho.
Essa classificação pode parecer desnecessária no dia a dia, mas é extremamente importante para usos científicos e medicinais de certas plantas, pois desconhecer o nome medicinal é um risco que não se pode correr na ciência, e é para isso que a classificação dos nomes científicos de plantas existe.