Pesticidas Para Proteger o Gramado

Um gramado bonito em casa é um desejo de muitas pessoas, porém, quem cultiva grama sabe que o aparecimento de pragas é quase inevitável. É natural que as doenças e insetos se espalhem em qualquer tipo de cultivo porque nesses espaços essas pragas têm tudo o que precisam para sobreviver como nutrientes e água.

Porém, antes de se dar por vencido saiba que existem medidas que você pode tomar para se ver livre dessas pragas que destroem o seu trabalho de cultivo do gramado. A seguir elaboramos algumas dicas que serão bem úteis para proteger o seu tapete verde do ataque das pragas, aproveite para saber mais sobre pesticidas.

O Que São Pesticidas?

Os pesticidas são produtos químicos cuja principal função é fazer o controle das pragas que invadem jardins e plantações. Basicamente os pesticidas são divididos em inseticidas, os herbicidas, os fungicidas e alguns outros tipos que são específicos para o tipo de praga a ser combatida.

A eficiência de um pesticida está em interferir no desenvolvimento natural da praga, porém, sem acarretar em danos para o seu hospedeiro. Porém, não significa que basta passar o pesticida para ficar com o jardim livre da praga em questão. Na realidade em alguns casos a invasão das pragas não é tão grave a ponto de precisar químicos.

Os pesticidas sempre devem ser considerados como o último recurso e se for necessário utilizá-los prefira os orgânicos. Um bom exemplo disso são os pesticidas que contém o Bacillus thuringiensis que é um tipo de bactéria que age somente sobre as pragas e que não é tóxica para outros animais ou mesmo para as plantas. Os pesticidas químicos somente devem ser usados quando é absolutamente necessário.

Cultivo Preventivo

A escolha do que será cultivado já é uma forma de prevenir os problemas futuros com as pragas que atacam o seu gramado. Uma dica prática é intercalar plantações de ervas e flores com verduras, isso terá um grande impacto na redução do aparecimento de pragas no seu gramado.

A intercalação de plantações ajuda a mascarar os aromas que são procurados pelos insetos de forma que eles não se instalam no seu gramado. Escolha ervas e flores que tenham fragrâncias fortes como, por exemplo, os gerânios, basílico, cebolas e alhos.

Atraia Insetos Benéficos

Pode parecer estranho, mas nem todos os insetos são ruins para o seu gramado e plantações em geral. As joaninhas, por exemplo, são bastante benéficas para os jardins, assim como formigas-leão, vespas parasíticas (elas sobrevivem se alimentando de pragas, um predador natural) entre outros.

Uma forma de atrair esse tipo de inseto é ter flores que funcionem como abrigo e forneçam néctar e pólen que representa uma alternativa de alimento. Os insetos benéficos são muito bem vindos para ajudar a fazer o controle de forma natural das pragas. Tenha cuidado se for usar pesticidas no jardim, pois esses produtos matam os insetos benéficos tão facilmente quanto eliminam as pragas.

Pesticidas

O uso de pesticidas deve ser feito de forma consciente e de preferência quando não se tem outra alternativa. Para garantir bons resultados e não promover a matança dos insetos amigos é interessante utilizar pesticidas específicos como o Bt (um tipo de doença bacteriana que ataca as lagartas e não faz mal para os insetos).

Coberturas

Para manter as pragas longe do seu gramado e plantas em geral você pode optar pelo uso de uma cobertura. As coberturas são feitas de tecidos finos que tem a função de proteger as plantas permitindo que o sol, a chuva e o ar fresco entrem em contato com a vegetação.

Mas, os insetos são mantidos longe, a fixação dessas coberturas é feita através do uso de pedras, grampos ou tijolos que são posicionados no chão.

Controlando Lesmas

Uma das grandes aliadas no controle das lesmas e na preservação da saúde do gramado do seu jardim é a terra diatomácea que assim como barreiras de cobre ajuda a proteger as suas plantas. As lesmas são pragas bastante complicadas de se lidar uma vez que elas devoram tudo o que encontram pela frente.

Esse tipo de praga costuma prosperar em locais em que o solo é úmido. Devido aos seus hábitos noturnos as lesmas permanecem escondidas durante o dia embaixo de pedras, matéria orgânica ou qualquer outro local oportuno. Em geral elas saem para se alimentar quando está frio ou chovendo.

A primeira grande dica para o controle dessa praga é limpar bem o espaço em que elas estão, pois se você eliminar os esconderijos elas não terão como se reproduzir.

Terra Diatomácea

A terra diatomácea é boa dica para o controle de lesmas porque se trata de uma substância arenosa que acaba furando a pele desses seres incômodos. Para evitar problemas de proliferação de lesmas é interessante que você utilize a terra diatomácea para o cultivo da sua horta e do seu gramado.

Barreiras de Cobre

Outra possibilidade para se livrar das lesmas que devoram o seu gramado é usar barreiras de cobre entorno do jardim, pois esse material produz uma sensação desagradável para elas quando em contato com os seus mucos. As tiras de cobre devem ser enterradas a 2,5 cm de profundidade e a alguns centímetros de altura para que possam barrar a entrada das lesmas tanto por cima como por baixo.

Armadilha Natural Contra Lesmas

Uma forma de usar um tipo de “pesticida” natural contra as lesmas é através do uso de armadilhas feitas com frascos que sejam fundos. Basicamente o pesticida utilizado dentro desses frascos é a cerveja, saiba que elas adoram essa bebida e assim como para o homem a cerveja pode ser a perdição delas.

A armadilha deve ser feita da seguinte forma: enterre potes no chão do jardim cheios de cerveja, a beirada do pote deve estar no nível da superfície do solo. Deixe a armadilha agindo durante a noite, basicamente as lesmas vão se arrastando até o local, caem no pote e acabam se afogando.

Todos os dias retire as lesmas mortas e a cada dois dias encha novamente de cerveja, faça isso até que o pote amanheça vazio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *