Plantar Ficóide

A primavera está aí, então que tal plantar flores? Quer uma sugestão? Ficóide. O nome é estranho e por isso, provavelmente, você pensa que não conhece esta espécie, que é mais conhecida por outro nome. Qual? Tapete mágico. A ficóide recebe este “apelido” em virtude de seu crescimento rasteiro e de suas flores abundantes que apresentam as mais variadas cores, criando a aparência de um lindo tapete multicor.

Um outro nome popular atribuído a ficoide é “planta de gelo”. Isso porque, por conta de características específicas dessa espécie, ela parece estar coberta por pequenas partículas de gelo. Aliás, esse interessante aspecto brilhante, associado a sua forma, faz com que se assemelhe a estrelas.

Então, se interessou? Imagine só seu jardim colorido como um tapete mágico, ou ainda brilhante como um céu de estrelas!

Porém, se você está pensando seriamente em cultivar essa espécie de planta, há algumas dicas importantes que você precisa saber. Sim, porque você não pode sair pelo seu jardim de qualquer jeito, plantando a ficóide sem atentar para certos detalhes. Fique tranquilo que não há nada de complicado. Tratam-se apenas de alguns cuidados simples, mas específicos, inerentes a esta espécie que vão garantir o sucesso do seu jardim.

Então, vamos lá. Primeiramente, saiba que você não precisa esperar uma época certa para plantar, pois o plantio da ficóide pode ser feito em qualquer época do ano.

Um outro aspecto importante diz respeito ao tipo de solo mais adequado para esta planta. Para que ela floresça lindamente, o solo ideal deve ser arenoso. Por isso, se você deseja fazer seu jardim num ambiente mais rochoso, como em uma encosta, por exemplo, a ficoide é perfeita, pois se adapta muito bem a terrenos mais enxutos.

E por falar em enxuto não vá ficar molhando as plantinha a toda hora. Você deve molhá-la regularmente sim, mas não muito. Assim, um pouco de água de cada vez já é o suficiente. Saiba que ela pode inclusive resistir a períodos curtos de seca, pois apresenta certa resistência, sendo por isso mesmo muito indicada para regiões a beira mar.

Outro detalhe importante é que você deve deixar um espaço entre uma muda e outra, 10 centímetros já são suficientes, e entre um carreiro e outro cerca de 30 centímetros. Assim, você consegue criar o tão bonito e desejado efeito tapete mágico.

Mas, digamos que você não tenha tanto espaço, pois mora em apartamento, ou então que você tenha o espaço, mas não tenha tempo para cuidar de um jardim inteiro.

Sem problemas, você não precisa abrir mão da alegria e beleza de ter flores por falta de espaço ou de tempo, pois a ficóide pode ser cultivada também em vasos e floreiras.

Agora pronto. Basta esperar que as lindas flores apareçam e com elas as borboletas!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *