Plantio De Grama Em Placas Em Taludes

A grama é uma planta bastante utilizada para cobrir os mais diversos tipos de solos. Além de ser uma forma de garantir um visual mais bonito para esses lugares, essas gramíneas podem ser utilizadas com o intuito de evitar e combater problemas de erosão do solo.

Vamos falar um pouco mais sobre como é feito o plantio de grama em placas em taludes. Trata-se de um processo bem interessante que resulta numa melhoria do solo e assim pode ajudar a tornar algumas regiões mais propícias a erosões, por exemplo. Para que fique mais clara a função desse tipo de plantio de grama vamos explicar alguns conceitos importantes.

O Que é Talude?

O Que é Talude?

O Que é Talude?

Para que seja possível compreender a importância de se fazer o plantio de gramas nos Taludes é necessário entender o que eles são. Podemos definir Talude de uma forma bem simples como sendo um plano inclinado que faz a limitação de um aterro.

É a ligação entre a plataforma continental à região abissal e a sua principal função é garantir a estabilidade do aterro. Por isso que é tão importante garantir que os processos erosivos serão de menor proporção nos taludes. Quando o processo de erosão se mostra avançado pode acabar gerando desabamentos.

O Que é Revegetação De Talude?

O Que é Revegetação De Talude?

O Que é Revegetação De Talude?

Trata-se de um tipo de cobertura vegetal realizada nos taludes a partir do plantio de gramíneas e outras espécies botânicas. Esse tipo de revestimento pode ser feito através da utilização de placas de gramas. Esse tipo de processo é realizado com o objetivo de combater a erosão do solo causado pelas águas pluviais.

O Que é Revestimento Com Grama Em Placas?

É uma forma de realizar o plantio de grama em placas em algumas regiões que podem vir a sofrer com o problema de erosão causado pelas águas pluviais. Esse tipo de placa pode ser encontrado em diversos tamanhos, mas o mais comum é o de 40 cm2 que serve para revestir o solo de lugares que estão permanentemente expostos a chuvas.

Como Se Faz o Plantio De Grama Em Placas Em Taludes?

Agora que já ficou bem claro porque é tão importante fazer esse plantio e como as placas tornam mais fácil a aplicação das gramíneas nessas regiões, é necessário entender como é feito esse tipo de plantio em placas.

Aplainando

O primeiro passo para garantir que haja uma boa fixação e que a grama realmente vingará nesse terreno. É necessário que o solo seja aplainado, em geral, isso é feito com rastelo.

Espalhando a Terra

O passo seguinte após aplainar o solo é espalhar a terra preta (isso se o terreno em questão não possui terra preta o suficiente). Para que o trabalho fique bem feito é necessário proceder uma boa avaliação do solo, a sua qualidade para saber o que será necessário.

Se for apontado através dessa avaliação que é necessário realizar uma calagem (calcareamento) é importante que seja feito esse procedimento. Esse tipo de plantio deve ser feito com bastante planejamento e começar o trabalho de estudo do solo um mês antes é muito importante, pois assim você poderá saber com antecedência como proceder.

A Base do Talude

Para que haja uma contenção de terra e grama na base do talude, é necessário contar com a ajuda de algumas tábuas. Esse passo é muito importante para que o plantio ocorra da forma indicada e para que as placas não comecem a soltar depois de algum tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=9Z6wjWiEshs

Como Plantar

A forma de posicionar as placas também é muito importante e terá uma influência bastante grande no resultado final. Para começar, é necessário que se realize o plantio das placas debaixo para cima. Deve-se manter sempre o alinhamento e por isso fazer uma fileira de cada vez é a melhor maneira de proceder.

Uma boa dica para conseguir acompanhar o plantio em todas as partes do Talude é contar com a ajuda de uma escada, pois assim você terá acesso aos pontos mais altos do mesmo. Porém, tenha sempre o cuidado de não esmagar a grama que já foi plantada com a escada.

Também é de extrema importância que esse procedimento de plantio de grama em placas em taludes seja realizado com a ajuda de mais de uma pessoa. Dessa forma, alguém pode ir alcançando as placas, uma outra pessoa pode ir fixando as mesmas e outra pode apenas ficar de olho para conferir se a grama já plantada não está sendo amassada.

Não esqueça também de fixar a estaca na placa central a cada duas fileiras. Uma boa dica também é espalhar terra preta em cima das placas de grama para que haja uma melhor fixação das mesmas e também para proteger as placas da incidência direta do sol.

Durante os primeiros 30 dias do plantio, é necessário ter um cuidado redobrado com essas placas, isso inclui regar essas placas todo dia. Nesse momento de fixação das placas, a grama necessita de bastante água. Esses cuidados são muito importantes para que as placas da grama não cedam e nem mesmo criem valas.

É importante que você se lembre que as placas terão que resistir ao escorrimento das águas pluviais. Tente realizar esse plantio de placas de gramas em taludes fora do período de chuvas. Assim será mais fácil que evitar que as águas pluviais estraguem o trabalho e também dará mais tempo para que as placas possam ser fixadas de verdade.

Um Plantio Que Pode Salvar

Essa técnica de plantio de placas de grama em taludes é bastante interessante e importante para garantir que os taludes permaneçam sempre fortes e no lugar. Com uma função bem importante para a manutenção desse espaço, é importante que os taludes tenham esse elemento de proteção contra o processo de erosão.

A grama pode ser uma grande aliada para proteger o solo da erosão causada pelas águas pluviais. A erosão com o tempo se torna um problema muito sério para o solo, para evitar que isso aconteça é necessário contar com essa proteção de grama. Agora você já conheça qual é a necessidade desse tipo de plantio e como ele é feito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *