Produção de Mudas em Copinhos Descartáveis

O principal meio de multiplicação e por consequência propagação das espécies vegetais é através da dispersão das sementes que são geradas pelas flores das plantas.

A propagação das plantas por dispersão das sementes consiste em pegar as sementes e coloca-las em locais apropriados para o cultivo. Nos locais apropriados é necessário que se tenha as condições adequadas de clima, adubação do terreno, irrigação e outras condições que sejam necessárias para o bom desenvolvimento das plantas.

A formação de mudas é um dos processos mais importantes que existem no auxilio da propagação das espécies vegetais, pois ela se torna uma forma simples de cultivarmos o inicio de vida de uma planta, antes de fazer o transporte dessa muda para o cultivo em local definitivo.

A formação de mudas em copos descartáveis consiste em um processo muito simples e bastante prático, pois pode ser realizado em qualquer local, exigindo da pessoa apenas que ela tenha o material adequado.

A Propagação das Plantas por Dispersão das Sementes

Existem varias formas de conseguir a propagação de plantas que geram sementes para tal fato. Uma das maneiras mais simples e conhecidas é a produção de mudas de plantas medicinais, aromáticas, frutíferas e hortícolas, e fazendo o uso de copos descartáveis para desenvolvimento de mudas.

O método que consiste em usar os copos descartáveis é considerado simples, de baixo custo, de grande eficiência, além de ser ecologicamente correto e sustentável, pois os copos descartáveis podem ser reaproveitados e usados mais de uma vez para a formação de mudas.

O Uso de Copos Descartáveis para Produzir Mudas

Nos últimos anos, surgiu no mundo a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, e em todo o planeta vem surgindo atividades sustentáveis que visam a preservação do meio ambiente.

Fazer uso de copos descartáveis para produzir mudas é algo muito simples. Muitas pessoas retiram o fundo do copo, pois isso facilita na hora de fazer a retirada da muda do copo.

Devido o fato de o fundo ter sido retirado, é necessário que sejam tomados cuidados para que o substrato não saia pela parte debaixo. Para impedir que isso ocorra, pode ser feito uso de substrato úmido, e depois imprensar o material com o próprio dedo.

Depois que você toma esse cuidado, os copos que serão usados para a produção de mudas, e você não correra o risco do substrato escorrer.

O controle das mudas que estão se formando, consiste basicamente em manter o substrato úmido.

Para tornar a planta que surgir menos densa, faça cortes com uma pequena tesoura apropriada ou com a própria unha. E tenha em mente, que não devem ser puxadas as plantas excedentes que surgirem na muda, pois isso traz riscos de danificar as raízes da muda que esta sendo gerada e podem ainda estar bastante sensíveis.

O substrato, que é uma espécie de material usado como meio de crescimento das plantas – com exceção do solo, necessita ter boas condições de fertilidade, ser solto e apresentar uma boa condição de retenção de água.

O copo descartável a ser utilizado vai variar de acordo com a necessidade e o tamanho da planta. De uma maneira geral você pode usar copos descartáveis menores para as plantas pequenas e copos descartáveis maiores para as plantas que sem de tamanho maior.

Passo a Passo – Produção de Mudas em Copos Descartáveis

Segue abaixo uma descrição do passo a passo para a formação e desenvolvimento de mudas em copos descartáveis:

  1. Separe os copos descartáveis do tamanho desejado e de acordo com as sementes que serão cultivadas para a formação das mudas. Os copos podem ser usados com o fundo ou sem o fundo para formar as mudas;
  2. No caso de realizar a opção por formar as mudas em copos descartáveis sem o fundo, é necessário molhar um pouco o substrato, de forma que ele fique úmido e seja colocado no fundo, de forma que ele consiga fechar o fundo do copo;
  3. No caso de optar pela formação de mudas em copos descartáveis que permanecem com o fundo, é necessário que sejam feitos pequenos furinhos, de 03 (três) a 04 (quatro), de forma que permita o escoamento ou a drenagem da água que for usada para regar a muda. Esse procedimento é de grande importância, para permitir que a sua muda se desenvolva e as raízes não morram sufocadas com a água;
  4. Os furos para drenagem da água devem ser feitos com pregos ou arames, para que fiquem em tamanho adequado e não permitam que o substrato saia também;
  5. Depois de colocar o substrato úmido no fundo do copo, verifique se ele não está escorrendo, e depois encha o copo descartável com substrato escolhido e seco e verifique se o material não está escoando;
  6. Repita o processo com vários copos e disponha os mesmos de forma organizada em um local plano, de forma que fiquem similar a um pequeno canteiro. Para isso você pode usar uma bandeja, que formará uma espécie de canteiro móvel;
  7. Depois que os copos estão dispostos e organizados em uma bandeja e cheios de substrato, você deve colocar entre 01 (uma) a 03 (três) sementes em cada copo;
  8. A irrigação deve ser realizada diariamente, podendo ser feita pelo inicio da manhã e no final da tarde, pois são os melhores horários para tal atividade;
  9. A partir do  momento em que as mudas começarem a germinar e brotarem, existirão algumas que ficarão mais densas e terão a necessidade de serem aparadas para que cresçam de forma adequada. Para isso você pode fazer uso de uma tesoura de ponta fina ou a própria unha;
  10. Depois que a planta crescer, a muda fica pronta para ser transportada para outro local (realização do transplante de mudas) para ser plantada na cova em que você definir ou até mesmo para o cultivo, dependendo da espécie de muda que foi cultivada (principalmente as hortaliças, como por exemplo: o alface, o brócolis, o repolho e outras espécies);

Com essas dicas e seguindo o passo a passo de maneira correta, você já pode começar a produzir as suas mudas e até mesmo hortaliças para cultivo, de forma simples, pratica e barata.

Fazendo o processo de maneira correta, basta somente lhe desejar boa colheita das mudas e hortaliças cultivadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • para plantar sementes de alfaces para fazer mudas, estou pensando em usar coposde 300 e 500 ml e depois de 30 ou 45 dias, cortarr as laterais com tesoura ou faquinha de serra para retirar o torrão inteiro transplanta-loem um local maior….o que acham?

    jose carlos dos santos filho 10 de abril de 2014 22:23 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *