Na hora de plantar novas culturas, sejam elas árvores, flores ou mesmo plantas frutíferas, muitas vezes não entendemos a diferença entre um plantio com sementes ou um plantio com mudas.
A diferença, na verdade, é muito simples: a partir da semente se faz a muda que, mais tarde, será plantada.
Os métodos, é claro, têm seus benefícios e lados ruins, sendo que a maneira usada de maneira mais efetiva para escolher qual deles usar acaba por ser o tempo disponível para investir no plantio que se deseja.
Por exemplo, no caso de árvores frutíferas, é possível iniciar o plantio diretamente da semente: ela será escolhida, uma semente de boa marca e de boa qualidade, com as garantias de germinação, e então plantada em solo propício para o seu desenvolvimento. Apesar de ser possível, não é recomendável plantar a semente diretamente no chão: ela será colocada em um pequeno saco de lona negra, exatamente como o das mudinhas já prontas em agropecuárias, ou floriculturas.
Durante a germinação e primeiros estágios de desenvolvimento, a planta exige cuidado quase que constante. Controle do recebimento de água e luz, não deixe que a terra seque, mas cuide para que ela não fique molhada demais, estes são todos pequenos detalhes que devem ser observados.
Uma vez que a planta atingir um tamanho razoável, e estiver forte o suficiente, ela poderá ser transferida para um pote maior, ou então para o chão – exatamente como uma muda adquirida em uma floricultura ou agropecuária poderia ser plantada.
A diferença maior entre elas é o tempo consumido: enquanto a muda pula toda a parte mais delicada do processo do plantio, a semente exige um cuidado muito maior, mas ao mesmo tempo, ao iniciar o plantio você mesmo há a garantia da qualidade de cada muda que será criada, afinal de contas, você mesmo vai poder cuidar e cultivar cada uma delas.
No entanto, para quem não dispõe desse tipo de tempo, o melhor é comprar as mudas já prontas e então apenas transferi-las. Na hora de escolher as mudas, garanta que elas sejam de plantas saudáveis e bem cuidadas, que não tenham folhas secas e que a terra onde estão é bem tratada.
A qualidade de uma boa semente – o que gerará, com os cuidados adequados, uma boa muda – o que garante uma planta saudável e duradoura, com a qualidade e longevidade esperada para si.
Muito bom texto, ajudou bastante, parabéns