Flor Frésia
A flor frésia pode ser também chamada de Freesia ou então de junquilho, isso vai depender da região onde ela se encontra, no entanto, o nome verdadeiro, ou seja, o nome cientifico dessa flor é Freesia Alba. Essa planta está inserida na classe Liliopsida, na ordem Asparagales, na família Iridaceae e por fim no gênero conhecido como Freesia.
A frésia é natural do continente africano, mais especificamente do país da África do Sul. Ela pode ser classificada esteticamente como uma planta bulbosa que dá flores, mas quem planta a frésia deve atentar-se ao fato de que ela tem uma grande preferência por locais iluminados e com incidência constante de luz.
A principal característica atrativa dessa planta provavelmente é seu perfume intenso, o seu cheiro é forte, agradável e pode ser sentido mesmo de longe, apesar disso, a sua beleza estética não fica nada atrás, pois a sua flor é muito bonita e uma das mais procuradas. Um fato interessante é que a maioria das pessoas conhece apenas a versão da flor branca da frésia, mas ela pode ser encontrada também em outras colorações.
As suas variações de cor passam pelo violeta e incluem também tonalidade azul, que normalmente é difícil de ser vista nas flores, elas podem ser também rosas, douradas amarelas, cor de lavanda, etc. Uma característica muito charmosa das suas flores brancas é que normalmente elas têm uma manchinha amarelada em uma de suas pétalas.
A frésia não é tão adepta de climas muito quentes ou de locais que costumam atingir temperaturas muito elevadas, por isso ela é uma planta que possui uma grande preferência por padrões climáticos temperados, o seu período de floração pode começar no final da estação do inverno, mas atinge o seu ápice com certeza na primavera.
O clima temperado é o mais indicado para esse tipo de planta, pois as frésias quando são submetidas a temperaturas muito altas, elas sequer conseguem completar a sua geminação, isso acontece porque a tal geminação não ocorre se as temperaturas forem altas, ela fica de certa forma bloqueadas até que o clima esteja mais fresco, apesar disso o sol é indispensável ou pelo menos um padrão considerável de iluminação.
A frésia também não gosta também de água quanto outras plantas, por isso ela pode não sair bem em climas tropicais, onde há muitas chuvas o ano todo, ou pelo menos em uma grande parte do ano, principalmente quando ela ainda é jovem a indicação é regar somente uma vez por semana, as flores não aparecem pelo tempo de vida da frésia, mas como já dito, pela estação do ano, não importa quando foram plantados, no entanto, se você quer saber uma melhor época de plantio, poderiam ser mencionados os meses de abril e maio.
Uma das maiores aplicações da frésia e suas essências, são no mercado cosmético, elas são muito usadas para a produção de sabonetes ou essências de sabonetes, entre muitos outros produtos. As frésias são também famosas por não atrair insetos, talvez pelo seu cheiro forte ou algum outro motivo desconhecido, mas o importante é que elas não costumam ter esse tipo de problema.
Como já dito, essa planta tem um bulbo, que é uma parte de seu organismo, depois de florescer o bulbo da frésia fica em um estado chamado de dormência e assim permanece por um tempo. É importante saber que esse bulbo deve ser extraído, mas apenas após as folhas das plantas já estarem completamente secas, em seguida ele pode ser armazenado em um lugar seco e que também seja limpo.