A Planta Medronheiro: Arbutus Unedo

Quando viajamos para outras cidades ou até mesmo para outros países, nos deparamos com culturas totalmente diferentes. As diferenças englobam costumes, música, roupas e principalmente comida. Pode não parecer tão nítido, mas as frutas e plantas são os aspectos que mais se destacam nessas ocasiões. Sempre conhecemos uma fruta nova, uma planta que nunca vimos e sem falar no desejo de querer levar pra casa e mostrar para todos os familiares e amigos. Isso acontece com muita frequência com aqueles que conhecem o Medronheiro. Uma árvore de origem mediterrânea e bem comum na parte ocidental da Europa. O medronho, os frutos originários dessa planta, chamam a atenção logo de cara devido suas cores vivas e seu formato bem peculiar. É com certeza uma espécie de planta que vale a pena senta e conversar por horas, pois assuntos e curiosidades não vão faltar. Então que tal fazer isso com a gente agora?

Ficha Técnica

Com o nome técnico de Arbutus Unedo, o Medronheiro como já falamos mais acima, é uma planta nativa do Mediterrâneo e da Europa Ocidental, mas também é muito encontrada na parte norte do continente e no oeste da França e Irlanda. Se você viajar a Portugal facilmente encontrará o medronho, fruto dessa planta e independente da época do ano poderá saboreá-lo assim como conhecer pratos que o levam como tempero. Os galhos dessa árvore crescem até no máximo 5 metros de altura com raiz que se fixa no solo com pelo menos meio metro de comprimento, então se você pretende cultivar essa árvore, é bom atentar para a profundidade do seu terreno, pois elas além de crescerem aterrando-se ao subsolo, também são bem espaçosas quanto à sua largura. Um fato curioso é que as folhas dessa planta são bem parecidas com as folhas de louro, mesmo as duas árvores não terem semelhança alguma na sua formação, sendo as duas de espécies e famílias completamente diferentes. O medronheiro também gera lindas flores na cor branca com alguns detalhes cor de rosa. Apesar de florescerem com facilidade em qualquer região, comumente só encontramos essas flores durante o outono e em cachos de no máximo 20 flores. Em Portugal, o medronheiro é uma das plantas ornamentais mais populares e quando estão com frutos tornam-se ainda mais solícitas.

Medronho

Esse é nome que recebe o fruto do medronheiro e além de delicioso ele chama muita a atenção das pessoas devido suas cores vivas tanto quando florescem até depois de maduros. Não são frutos grandes, medindo no máximo 3 centímetros de diâmetro nascendo em uma cor amarela bem viva e amadurecendo em um vermelho também bem forte. Não é em toda árvore dessa espécie que podemos encontrar frutos com facilidade. Isso se dá ao fato dos medronhos só florescerem em árvores plantadas em bosques, no mato e em regiões rochosas, sendo essa última bem característica da região que abrange desde a Península Ibérica até a Turquia. O medronho é muito utilizado em Portugal para a fabricação de licores, aguardente e conservas que são muito consumidas na região, mas somente os frutos já maduros, ou seja, aqueles que já estão com suas bagas vermelhas, que produzem essas especiarias.

Medronho

Medronho

Produtos do Medronheiro

A partir do medronho, é possível fabricar alguns produtos, mas os mais famosos são a aguardente e os licores. A fabricação dessas bebidas pode ser de forma artesanal, a mais comum, ou industrializada.

Aguardente de Medronho:

Você encontrará mais facilmente essa bebida na região de Algarve, mais precisamente nas serras Algarvias em Portugal. Apesar de ser uma bebida bem comum no país, até hoje não existe nenhum tipo de plantio direcionado apenas a essa fabricação, sendo os frutos  colhidos através de cultivos particulares e alguns já tem também uma licença para fazer a destilação.

Licor de Medronho:

Assim como a aguardente, o licor de medronho é produzido a partir de cultivos particulares e nesse caso especialmente, a fabricação é totalmente caseira. É uma bebida bem fácil de se produzir, apesar de levar 3 meses para ficar pronta. Vamos aprender: Você vai precisar apenas de 2 quilos de medronhos maduros, 1,5 quilos de açúcar escuro e 2 litros de aguardente ou álcool para licor. Para preparar, você tem apenas que deixar por um mês, os medronhos muito bem lavados e o álcool em um vidro de preferência escuro e bem lacrado. Para que concentre melhor, de vez em quando você precisa agitar o vidro. Passo exatamente 01 mês, você acrescentará o açúcar e mistura no frasco até que ele derreta por completo. Deixe repousar por mais um mês, fazendo o mesmo processo de agitar o vidro de vez em quando. No final do segundo mês, coe o licor para retirar os frutos e seus resíduos e deixe descansando por mais um mês. Somente no final do terceiro mês que você poderá beber. Além desses dois produtos principais feitos a base do medronho, você ainda encontrará sorvetes, bolos, um sumo feito da fruta que é ideal para fazer sucos ou usar como tempero e a compota de medronho que também é muito deliciosa. Os produtos a base de medronho podem ser encontrados em algumas casas de produtos caseiros aqui no Brasil, apesar de ser bem incomum. Na internet também encontramos alguns sites que ofertam produtos a base do medronho porém todos são importados de Portugal.

Medronheiro no Brasil

Por não ser uma árvore típica do nosso país, apesar de ser bem típica dos nossos maiores colonizadores, não existe cultivo direto dessa planta aqui no Brasil, mas como podemos encontrar pequenos cultivos aqui no nosso país, podemos também encontrar sementes do medronheiro sendo vendidas pela internet. No site Mercado Livre existem algumas ofertas de Medronheiro onde você pode comprar por até 20 reais uma quantidade de 50 sementes.

Se você tem vontade de cultivar essa planta em casa para experimentar as receitas deliciosas que podem ser feitas a partir do medronho, é uma ótima pedida comprar a partir dessas ofertas. Indicamos apenas, nesse caso, os pequenos cultivos de planta pois por não serem plantas típicas da nossa região, o solo, o clima e diversos outros fatores influenciam para que as árvores não floresçam tão bem como em Portugal, país mais cultivado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *