Um Gênero de Cerca de 50 Espécies
O gênero Aglaonema spp conta com cerca de 50 espécies e muitas variedades que podem ser cultivadas em ambientes internos. Essas plantas se caracterizam por ter uma textura herbácea e serem pequenas com uma altura que varia entre 20 e 150 cm. As suas folhas são grandes, glabras, coriáceas, espessas e quase sempre verdes, porém, com manchas de outras cores. Apresentam inflorescências que são axilares e que tem espata e espádice com um tom de branco ou mesmo um tom branco-esverdeado. Em geral as espécies do gênero Aglaonema não são muito utilizadas como plantas ornamentais. Os frutos das espécies de plantas que pertencem a esse gênero são avermelhados e podem ser de certa forma decorativos em algumas espécies. A sua folhagem é de um estilo exuberante e tropical, mais ou menos compacta. Tudo depende da forma como você cultiva a planta em questão.
Do Que as Plantas do Gênero Aglaonema Necessitam
Essas plantas são boas opções para enfeitar e decorar interiores de shoppings, escritórios entre outros ambientes. Uma das únicas exigências que essas plantas fazem é contar com uma boa ventilação. Um tipo de planta que não suporta ambientes secos ou que tenham ar condicionado. Podemos destacar que essas plantas são do estilo rústico e dessa forma não exigem cuidados tão intensos. Sendo assim quem está começando na jardinagem e não deseja ter que se comprometer muito pode optar pelas espécies desse gênero. Essas espécies podem ser plantadas em vasos, jardins de inverno, jardineiras ou até mesmo em canteiros no jardim. A ideia é formar maciços ou mesmo bordaduras com essas plantas.
O Cultivo
Para que as espécies do gênero Aglaonema cresçam e se desenvolvam é importante que seja cultivadas em locais que estejam sempre à sombra, a luz deve ser difusa. Em relação ao substrato é necessário que ele seja rico em matéria-orgânica, deve ser drenável e as regas devem ser feitas com regularidade. Destacamos que essas plantas se adaptam bem em ambientes internos ou externos desde que estejam bem aquecidas. Uma das principais características das plantas do gênero Aglaonema é não tolerar o frio e muito menos geadas. Dessa forma se você mora numa região fria e na qual as geadas são constantes não deve considerar o cultivo dessas espécies. Essa necessidade de calor se deve ao fato de que essas plantas são nativas de florestas densas. Dessa forma são acostumadas com o calor e a umidade dos climas subtropicais e tropicais. Durante o inverno você pode fazer regas mais esparsas e o replantio deve ser feito durante a primavera. Isso ajuda a deixar a planta mais vigorosa. A multiplicação dessas plantas deve ser feita por meio de sementes, estaquia e divisão de touceiras. Esses processos de multiplicação não costumam ser muito difíceis e dessa forma você poderá realizá-los com facilidade no seu jardim.
Aglaonema (Aglaonema Commutatum ‘Pseudobracteatum’)
Para que seja possível conhecer um pouco melhor o gênero Aglaonema vamos nos aprofundar agora numa das espécies de plantas que fazem parte desse gênero, a Aglaonema commutatum ‘Pseudobracteatum’. Pode ser uma boa sugestão de cultivo para quem se interessou em contar com esse gênero no seu jardim.
Ficha Técnica da Aglaonema Commutatum ‘Pseudobracteatum’
Os nomes populares pelos quais essa planta é conhecida são café-de-salão-dourado e Chinese Evergreen. A família dessa planta é a Araceae e o seu ciclo é perene. A origem dessa planta é a Nova Guiné. Vale destacar que foram desenvolvidas algumas plantas híbridas dessa espécie. Sendo assim é possível encontrar algumas variações. O porte médio dessas plantas é 50 cm de altura. As suas folhas têm uma coloração verde com algumas manchas centrais num tom branco-amarelado. É possível observar algumas variações dessas manchas de acordo com a forma de cultivo. A luminosidade que esse tipo de planta exige é a sombra ou então à meia-sombra. Não se deve ter luz diretamente incidindo sobre essa planta principalmente no período entre 10h e 17h.
O Cultivo
Em relação a irrigação é importante manter o substrato úmido, porém, nunca encharcado. Regue no máximo duas vezes por semana, o clima que esse tipo de planta exige é o quente e úmido. Também é importante cuidar da poda dessa planta, sempre que observar que tem folhas secas ou doentes remova-as para que o resto da planta possa continuar saudável. Essa espécie de planta também aprecia um solo rico em matéria orgânica. No caso de quem vai cultivar a planta em vasos a dica é fazer a seguinte mistura: 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra (daquela comum de jardim mesmo) e também 1 parte de terra vegetal.
A Fertilização da Aglaonema Commutatum ‘Pseudobracteatum’
A planta Aglaonema commutatum ‘Pseudobracteatum’ exige adubações mensais, porém, durante os meses do inverno você pode suspender. A fórmula ideal para o cultivo é a 10-10-10 de NPK. Para vasos é necessário usar uma colher de sopa para vasos pequenos e 3 colheres para os vasos maiores. Jamais coloque o fertilizante junto ao caule, um cuidado importante.
Como Utilizar a Aglaonema Commutatum
Essa planta pode ser uma boa opção para ter em jardins internos e externos, devem ser locais em que não haja a incidência direta do sol. Plantas que são muito utilizadas em vasos.
Cuidado – Planta Tóxica
Um dos alertas mais importantes em relação a essa planta é que ela é tóxica e por isso você deve ter muito cuidado se decidir cultivá-la. Tenha cuidados especiais se você tiver crianças e animais de estimação, pois eles podem acabar se intoxicando com essas plantas.
A Multiplicação
Em geral esse tipo de planta é multiplicada através da técnica de estaquia.
Preço Médio
O preços médio de um vaso de Aglaonema commutatum ‘Pseudobracteatum’ é de R$ 23,75. Uma planta interessante para se ter no seu jardim e também para decorar a sua casa. Vale a pena conhecer um pouco melhor as plantas do gênero Aglaonema. Opções que podem ajudar a transformar os ambientes da sua casa e que também não exigem tantos cuidados quanto algumas outras. Conheça mais sobre essas plantas que se destacam e que gostam de ambientes quentes. O seu jardim pode ganhar um ar mais rústico.