A Alamanda é uma espécie de planta que dá flores. As alamandas roxas são apenas uma das muitas espécies de alamandas que existem, como a alamanda branca, amarela, rosa, e muitas outras.
É um tipo de planta que dá em arbustos tropicais, ou então em formato de videira. Estas plantas são nativas das Américas do Sul e Central – por darem flor durante todo o ano, principalmente as amarelas e roxas, elas são muito populares como plantas ornamentais.
Sendo uma espécie de arbusto de grande porte, que cresce vigorosamente durante toda a sua vida, e que não morre durante as épocas mais frias do ano, a Alamanda pode chegar a uma altura de dois metros ou até mais. As suas folhas têm uma textura semelhante a couro, e tem pontas finas, como laças, podendo aparecer individualmente ou então em maços de três ou quatro.
As flores roxas têm formato de trompete, e medem entre 5 e 6 centímetros de diâmetro no total – as plantas cultivadas em jardins tendem a possuir mais flores do que as encontradas na natureza. Estas flores seguem o mesmo padrão independente de sua cor, sejam elas as roxas, amarelas, brancas, rosas ou laranjas. A sua fragrância também é muito agradável, e pode ser descrita como delicada e silvestre.
Quando nascidas naturalmente no meio selvagem, as alamandas crescem próximas a rios e outras áreas abertas e ensolaradas, com chuvas adequadas, e substrato perpetuamente úmido. Este tipo de flor não tolera a sombra, solos muito alcalinos ou salgados, e são altamente sensitivas ao frio.
Exceto por estes pequenos detalhes, as alamandas não são plantas muito exigentes, e com as condições adequadas crescem rapidamente, entre 1 e 3 metros anualmente. As cápsulas de suas sementes são ovais e espinhosas, e raramente são vistas nas plantas que são cultivadas em casa – no entanto, é muito fácil tirar mudas das alamandas, então isso nãos e torna um problema.
As alamandas são plantas naturais em toda a região dos trópicos, e podem ser encontradas em valas de beira de estrada, campos abandonados e até mesmo em depósitos de lixo. Como uma medida para controlar seu crescimento rápido demais, a poda é uma medida não muito eficaz, já que a planta voltará a crescer ainda mais rápido. Para eliminar uma alamanda, é preciso retirar toda a planta do solo, e deixá-la sem contato com a terra, já que qualquer parte de seu corte pode vingar no chão.
Utilizando-se de seu crescimento rápido, a alamanda tem sido usada para cobrir cercas, muros e paredes. Ela é uma ótima opção para quem deseja cobrir determinado espaço de construção com uma trepadeira que dê flores durante o ano todo, se as condições forem as mais corretas para tal.