Álisso – Lobularia Maritima

A Álisso é uma espécie vegetal pertencente à família das Brassicaceae ou Brassicáceas, que possuem 350 gêneros e 3.200 espécies de plantas diferentes. As plantas que pertencem à família das Brassicáceas se destacam por sua grande importância na produção de alimentos para a humanidade (exemplos: repolho, couve, nabo, mostarda e etc.) e pela fabricação de gorduras vegetais e óleos. As plantas que pertencem a essa família, são cultivadas em todo o planeta terra. A Álisso é um dos nomes populares da planta que possui o nome cientifico de Lobularia Maritima. Este vegetal também é popularmente conhecida por: Alyssum, Açafates, Açafates de Prata, Doce Álisso, Alicinha, Flor de Mel, Mastuerzo Marítimo, Aliso Marítimo, Canastillo, Lobularia e Canastilla de Plata. Na língua inglesa, a Álisso possui um nome popular muito interessante e sugestivo que é “carpeto of snow”, que em uma tradução livre significa “tapete de neve”. A Lobularia Marítima tem como sinonímia no reino vegetal as seguintes nomenclaturas: Adyseton Halimifolium, Alyssum Maritimum, Anodontea Halimifolia, Clypeola Halimifolia, Draba Maritima, Glyce Maritima, Koniga Maritima e Octadenia Maritima. A Álisso é uma planta nativa do continente europeu, mais precisamente dos países que compõem a região banhada pelo mar do mediterrâneo.

As Características da Álisso – Lobularia Maritima

A Álisso é uma herbácea, trata-se daquelas plantas que possuem caule macio e que geralmente não sofrem crescimentos secundários em seu caule, ainda possui um ciclo de vida anual, isto é – nasce, cresce, reproduz e morre no período de um ano. Esta planta é considerada anual, pelo fato de a partir do segundo ano, a planta ficar completamente repleta de caules secos e desordenados que quebram com muita facilidade. A Álisso é uma espécie vegetal de aparência bastante bonita e delicada, e nos traz a lembrança de um buque de noiva de tamanho pequeno, pois são inúmeras flores brancas e que exalam um aroma bastante agradável, que ficam juntas na ponta de caules muito finos. O caule da Álisso se caracteriza por ser ligeiramente lenhoso. O agradável aroma exalado pela Álisso é uma das características mais marcantes da planta, pois o forte perfume de mel é um atrativo para as pessoas, principalmente as crianças. Este é um tipo planta de pequeno porte, que atinge uma altura média de 20 (vinte) centímetros e apresenta um diâmetro médio de 40 centímetros. As folhas da Álisso são estreitas; possuem coloração esbranquiçada; persistência permanente; são lanceoladas (em formato de lança); é coberta de pelos brancos e tem um tamanho médio de 05 (cinco) centímetros. A Álisso de uma forma geral é uma planta que floresce na primavera, no verão e em parte do outono. As inflorescências da Álisso se caracterizam por produzirem muitas flores. As flores da Álisso ficam reunidas em cachos redondos, são pequeninas, possuem 04 (quatro) pétalas e exalam um perfume bastante agradável, doce que recorda o mel e normalmente encontramos na coloração branca, rosa, rosa claro, alaranjada, roxa e lavanda.

O Cultivo da Álisso – Lobularia Maritima

A Álisso é uma espécie vegetal que aprecia o clima ameno, mas ela chega a apresentar um grau de resistência, chegando a tolerar o frio e até leves geadas. Além de ser uma planta típica de clima Mediterrâneo, contudo, ela se adapta bem para ser cultivada em regiões que possuem clima subtropical, temperado e tropical. Esta planta se caracteriza por ser uma planta rústica, que exige poucos cuidados da pessoa que pretende cultiva-la. A Álisso é uma planta que deve ser cultiva a sol pleno ou no máximo a meia sombra (preferencialmente sombra leve, em locais mais quentes). O solo ideal para o cultivo desta espécie é aquele composto de terra de jardim e terra vegetal, e com a realização de irrigação de forma regular. O solo pode ser enriquecido com a aplicação de material orgânico, como o fertilizante a base de NPK. A espécie precisa que o solo permaneça úmido, por isso, o ideal é que a condição do solo seja sempre analisada, e caso o solo esteja seco, é ideal que sejam realizadas regas diárias, preferencialmente ou no inicio da manhã ou no fim da tarde.

O Cultivo da Álisso – Lobularia Maritima

O Cultivo da Álisso – Lobularia Maritima

É necessário evitar que o solo fique encharcado, pois essa condição pode gerar a podridão das raízes, o que conduz a planta á morte. De uma maneira geral não é necessário realizar podas, mas caso ocorra a diminuição das flores da planta, pode ser realizada uma poda, deixando a planta bem baixa para que a Álisso floresça outra vez. Um dos pontos fortes desta planta é que ela apresenta características ornamentais, podendo ser cultivada de varias maneiras. Ela pode ser cultivada de forma isolada ou junto com outros tipos de flores. A Álisso pode ser plantada em jardineiras, ficando pendente, com os caules rastejantes ficam pendendo pelas bordas, criando uma espécie de cascata, gerando um belo efeito. Além disso, quando utilizada para como maciços e bordaduras, causa um ar campestre ao jardim, aliado a um perfume agradável e adorável, causando um efeito fantástico. Este vegetal pode ser cultivada como forração ou revestimento (sendo a sua principal utilização, cobrindo maravilhosamente o solo) e em jardins rochosos, que vai gerar um efeito delicado e harmonioso que agrada bastante as pessoas. Esse cultivo com o intuito de fazer um revestimento do solo dá a impressão de estarmos observando um grande tapete perfumado em nosso jardim.

A Multiplicação ou Propagação da Álisso – Lobularia Maritima

A Álisso é uma planta que se propaga com extrema facilidade através das sementes, por estaquia e por divisão de touceiras. Esse processo de multiplicação das plantas por sementes consiste em pegar as sementes que são produzidas pelas flores e fazer o processo de dispersão, em áreas apropriadas e ideais para o cultivo da Álisso, para que assim sejam geradas novas plantas. O processo de plantio direto é o mais apropriado e indicado para o cultivo da Álisso, no entanto, a espécie também aceita e se adapta ao transplante, isto é, retirar a planta do local onde vive atualmente e realizar o plantio em outro local para que ela se desenvolva e floresça.

Normalmente, as flores surgem em torno de 45 (quarenta e cinco) dias após o plantio. O processo de multiplicação por estaquia consiste em separar galhos da planta com folhas e raízes, como tipo uma estaca. Essa estaca será plantada em outro local, que tenha as condições necessárias para o desenvolvimento adequado da planta. O processo de multiplicação por divisão de touceiras consiste na fragmentação de uma planta para que sejam obtidas novas espécies com as mesmas características da planta mãe. Através dessa divisão, se formam mudas que irão originar novas plantas quando cultivadas em outro local. A Álisso é uma espécie vegetal que pode ser plantada e cultivada em qualquer época do ano (primavera, verão, outono e inverno), no entanto, a melhor época para ocorrer a germinação das sementes é quando a mesma é plantada no período do inverno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *