Anêmona do Japão – Anemone Hupehensis

A Anêmona do Japão é o nome popular pelo qual é conhecida é uma espécie vegetal que possui o nome cientifico de Anemone Hupehensis. Essa planta se caracteriza por apresentar u, visual muito belo, gracioso e sofisticado ou até mesmo chique. Essa espécie vegetal é originária das montanhas do continente asiático, sendo nativa de países como China e Japão, devido a isso, se tem a origem do seu nome popular. A Anêmona do Japão é uma espécie vegetal que pertence à família botânica Ranunculaceae.

http://www.youtube.com/watch?v=SOaQkeU2l4M

A Família das Ranunculaceae

A família botânica das Raunuculaceae se caracteriza por ser composta de plantas angiospérmicas (que contém flores em sua composição). Essa família é composta por 50 gêneros, distribuídos em cerca de 2.000 espécies. No entanto, no Brasil essa família possui pouca representação, existindo apenas 04 gêneros e 15 espécies, se concentrando o seu cultivo nas regiões sul e sudeste do país. As plantas que compõem a família Raunuculaceae geralmente são cultivadas em regiões que possuem clima mais frio. Entre as espécies desta família que se destacam estão: a Anêmona do Japão, A Columbina, A Esporinha e a Celidônia.

As Anêmonas

O nome Anêmona é oriundo da palavra grega “anemos”, que significa vento, o que demonstra o caráter efêmero e temporário deste grupo de flores. Além disso, esse tipo de flor é bastante sensível ao vento, pois a Anêmonas ficam abertas quando o vento atinge as suas pétalas. O gênero denominado Anemone é um dos que compõem a família das Raunuculaceae. O nome cientifico desse gênero é Anemone Ranunculoides, que se caracteriza por apresentar espécies vegetais herbáceas, que são originarias da zona mediterrânea da Europa, da Ásia e de regiões montanhosas da África Oriental. Existe cerca de 60 espécies deste gênero espalhadas pelo mundo, sendo encontradas nas regiões de clima temperado, que possuem a condição climática a qual mais se adaptou essas flores. As Anêmonas se caracterizam por serem flores que ficam erguidas em pedúnculos que possuem altura variável de 10 a 30 centímetros, podendo ter até 08 centímetros de diâmetro. Essas flores apresentam de 05 a 08 pétalas, bastante colorida e com formato ovalar (oval). As Anêmonas são flores de tamanho pequeno e apresentam um aspecto triste (estão relacionadas a abandono e tristeza – historia do grego Adonis). Elas representam características como a fragilidade e perseverança. Muitas pessoas presenteiam os enfermos e as pessoas debilitadas com anêmonas, pois essas flores representam a perseverança, que as pessoas necessitam para combater e vencer a doença. As Anêmonas se caracterizam por não se adaptarem ao calor excessivo, por isso não se recomenda o seu plantio em regiões que apresentam o clima tropical ou subtropical. Essas espécies vegetais são cultivadas como plantas ornamentais (são boas opções para a formação de arranjos e de enfeites para vasos) e para aproveitar as propriedades medicinais. As Anêmonas se caracterizam por serem flores que possuem pétalas finas e delicadas, que são bastante similares às pétalas fabricadas com papel. No entanto, apesar das pétalas das Anêmonas serem delicadas, elas se caracterizem por serem resistentes. Essas flores são muito conhecidas pela sua grande beleza e por conseguirem trazer um ar diferenciado nos locais onde são cultivadas. Elas são populares e muito agradáveis por trazerem um visual colorido, indicando que está chegando a primavera. Entre as variadas cores das Anêmonas podemos encontrar os tons roxo, lilás, vermelho, púrpura, azul e branco. É necessário que as pessoas que cultivam Anêmonas tomem uma série de cuidados, pois elas possuem substancias tóxicas. Essas espécies vegetais devem ficar afastadas e longe de cães e crianças para que sejam evitados problemas de intoxicação.

As Anêmonas

As Anêmonas

As Características da Anêmona do Japão

A Anêmona do Japão é uma especie vegetal herbácea e rizomatosa, que pode ser cultivada pelas pessoas que desejam dar vida e cor ao seu jardim. A Anêmona do Japão é uma flor que apresenta ciclo de vida perene, isto é, elas são espécies vegetais que possuem um longo tempo de vida, que no reino vegetal significa que é maior que dois anos. A Anêmona do Japão é considerada uma flor de grande porte, podendo apresentar uma altura de 1,20 metros. As folhas da Anêmona do Japão são de tamanho grande, apresentam as bordas serrilhadas e são ásperas. As flores apresentam sustentação em pedúnculos florais, de tamanho grande e podem ser simples, dobradas e semidobradas. A floração da Anêmona do Japão geralmente acontece no verão, e podemos encontras essas belíssimas flores nas cores: branca, carmin e rosa. Essa espécie vegetal é típica de regiões que apresentam o clima tropical, no entanto a Anêmona consegue se adaptar com facilidade e conseguimos encontrar espécies sendo cultivadas em locais que apresentam clima: continental, subtropical, mediterrâneo, tropical de altitude (montanhas) e oceânico. Igualmente as outras espécies do mesmo gênero (demais Anêmonas), as Anêmonas do Japão devem ser cultivadas sob sol pleno, principalmente quando cultivadas sob as temperaturas mais amenas e frias, e a meia sombra, quando a espécie vegetal for cultivada em regiões que apresentam climas mais quentes (clima subtropical).

As Características da Anêmona do Japão

As Características da Anêmona do Japão

Ressaltando que a Anêmona do Japão não tolera ser cultivada em regiões que apresentam temperaturas mais elevadas. O solo ideal para o cultivo da Anêmona do Japão é leve, fértil e que para manter as boas condições de fertilidade, pode passar por processo de aplicação de material orgânico. As irrigações devem ser realizadas de forma regular, com o intuito de manter o solo úmido e fresco. É preciso ter o cuidado para não encharcar o solo, pois pode ocasionar o sufocamento das raízes, o que pode levar a planta à morte. As Anêmonas do Japão são flores bastante utilizadas por paisagistas, pois alem de exalarem grande beleza, elas conseguem se adaptar e adequar ao cultivo em vários tipos e estilos de jardins. Essa espécie vegetal pode ser cultivada de forma isolada ou em grupos, podendo formar e forrar canteiros, bordas, muros e formar maciços de plantas, o que causa um belo efeito. No Brasil, encontramos a Anêmona do Japão nas regiões sul e sudeste, principalmente nas regiões serranas (Blumenau, Gramado, etc.) e em estados como São Paulo, Rio de Janeiro (Petropólis) e Minas Gerais (Monte Verde).

A Multiplicação da Anêmona do Japão

A Anêmona do Japão é uma espécie vegetal que se propaga através da divisão de sua touceira. O processo de reprodução através da divisão das touceiras consiste em fazer cortes nos rizomas (espécie de caule subterrâneo) da Anêmona do Japão, para que sejam formadas mudas, para serem plantadas e cultivadas em outros locais, para promover o surgimento de novas espécies vegetais da Anêmona do Japão. É necessário cuidado no momento de realizar os cortes nos rizomas, pois é necessário que esses tenham raízes, ramos e folhas para que as mudas formadas consigam germinar e se desenvolver uma planta nova.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde,
    Poderiam informar que comercializa mudas da flor Anenoma do Japão?, pesquiso nos sites e não encontro

    Maria Saleth de Santana 22 de março de 2021 16:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *