Avenca é um tipo de planta que é conhecida desde os tempos antigos como planta das matas, e uma curiosidade interessante sobre essa planta é que ela foi bastante cultivada em interiores.
As folhas dessa planta são bastante delicadas e são compostas de pequenos segmentos que saem diretamente do rizoma. Ele se desenvolve na horizontal quase à superfície do solo.
A Avenca pode chegar a medir de 30 até 40 centímetros de altura, tendo muitas folhas e forma irregular. Essa planta é bastante usada na decoração de ambientes internos ou em jardineiras, pois ela suaviza os ambientes onde é colocada, devida a sua folhagem com formatos e disposição muito interessante.
Avenca: Uma Planta Com Propriedade Medicinal e Cosmética
Essa planta possui propriedade medicinal como propriedades sedativas, diuréticas, antiinflamatórias e expectorantes. Ela é ótima associada no tratamento de catarros, tosses, afecções bronquiais e rouquidão.
Para preparar o chá de Avenca você deve usar 2 folhas de sopa da folha picada para um litro de água fervente.
A Avenca também possui benefícios cosméticos, pois o chá da planta é muito bom para lavagem e higiene do couro cabeludo, pois combate os males que atacam o cabelo.
Para Cultivar A Avenca
A Avenca para ser cultivada precisa de bastante luz, mas o sol diretamente sobre ela não é indicado. A temperatura deve oscilar entre 10 e 30ºC, e nos dias quentes é indicado que ela seja frequentemente regada, pois ela necessita de clima úmido.
Quando você for regar a planta tenha atenção e regue o substrato, para que possa manter a umidade.
Substrato e Adubação da Planta
A Avenca não deve receber adubo frequentemente e para a reposição de nutrientes você pode usar adubo granulado formulação 10-10-10, uma colher de sopa dissolvida em dois litros de água.
É indicado que você use de 1 a 2 copos da mistura do substrato, a cada três meses. Uma dica interessante e importante é que você umedeça um dia antes o substrato para que haja a penetração da mistura líquida de adubo e água.
Propagação da Planta
A propagação da avenca é muito simples, basta você seguir as dicas abaixo:
– A muda deve ser separada da planta matriz com bastante cuidado.
– Prepare o vaso com um fundo de pedrinhas e coloque a areia em cima, para que possa haver a drenagem.
– Coloque uma quantia pequena de substrato, acomode a muda e complete o vaso, apertando a muda bem de leva para fixar.
– Regue.
– Nos dias posteriores, mantenha a avenca em local protegido, e sempre mantenha o substrato úmido.
Seguindo corretamente essas dicas e cuidando com bastante cuidado e carinho da sua planta, com certeza ela irá se propagar.
Avenca
Conhecida por ser uma planta nativa Brasileira, a avenca é um tipo de samambaia que pode atingir até 70 cm de altura. Para quem não conhece existem inúmeros tipos de avencas, suas folhagens possuem um grande destaque por conta de serem bem sensíveis e delicadas.
Dentre alguns de seus tipos, existem as avencas que são usadas na medicina como calmante para a tosse por exemplo. Além desse tipo, elas também são conhecidas por espantarem mal olhado, são capazes de absorver negatividade do ambiente.
Se você procura ter a sua avenca, é bom saber que elas precisam ficar em ambientes que tenham: umidade, calor, uma proteção contra o sol e uma boa luminosidade.
Muito bom …valeu…… eu não sabia q dava para fazer cha de avenca, muito interessante.
Boa tarde, trabalho em uma indústria farmacêutica, estamos a procura de um novo fornecedor de Avenca (adiantum capillus veneris).
Precisamos em média de 100kg, teriam este produto para nos fornecer ou alguém que possam nos indicar?
Desde já agradeço e aguardo retorno.