A boa-noite também é conhecida com outros nomes populares, ente eles, maria-sem-vergonha e vinca de gato, mas o seu nome científico é um pouco mais complicado, Catharanthus Roseus. A planta que pertence a família Apocynaceae é perene e de origem de regiões tropicais.
As Características da Flor Boa-noite
Nativa de Madagáscar é uma planta que exige pouco. É classificada como rústica e a má notícia é que se trata de uma espécie em extinção. Sua região preferida está sendo destruída para a implantação da agricultura e por isso, o risco de não tê-la. Na tentativa de salvá-la, a espécie vem sendo plantada em outras regiões com o mesmo clima tropical e também em lugares cujo a prevalência é do subtropical.
A boa-noite não é uma planta cuja beleza é o principal fator de uso e preservação, se trata de uma das espécies medicinais mais estudadas no mundo. Sim, se trata de uma planta ornamental, porém, ao mesmo tempo possui uma substância nas folhas, alcaloides bisindólicos, que ajudam no tratamento de diversos tipos de câncer. Porém, a triste notícia é que pouco tem se conseguido plantando a boa-noite em outras regiões para evitar que ela seja extinta.
A Descoberta e Detalhes Sobre a Boa-noite
Quando foi descoberta, a boa-noite foi chamada primeiramente de mirta e vinca, depois, visto o “erro” passou a ser classificada de vinca de Madagáscar e por último, recebeu o nome que predomina até os dias atuais, Catharanthus Roseus.
A boa-noite pode ser cultivada tanto em jardins de flores como em canteiros, como foi dito lá no início se trata de uma planta perene.
Quando ela é submetida ao frio se desenvolve somente se estiver “presa” a um caule lenhoso. Suas folhas são grandes, medindo entre 5 a 7 centímetros e chamam a atenção pelo verde brilhante. Sobre o tamanho, ela pode atingir no máximo, um metro de altura.
As flores podem ser vistas no seu melhor momento durante o verão e as pétalas podem variar de cor, a mais comum é a rosa, mas encontramos roxa, branca e vermelha também.
Porém, a boa-noite pode variar bastante, para entender, observe as suas subclassificações:
1- Cooler: elas podem ser cultivadas dessa forma ou ainda em temperatura baixa e isso fará que a forma fique arredondada, ela se torne mais compacta, as folhas ficarão uma sobre a outra.
2- Carpetes: neste caso elas se espalham pelo chão e não ultrapassam 10 centímetros de altura, muito usada para o paisagismo.
3- Pretty: quando elas possuem muitas flores em cada uma das plantas e a altura pode chegar a quase 31 centímetros.
4- Névo da manhã: ela é chamada assim quando tem a parte central na cor rosa e em torno as flores brancas.
5- Guarda-sol: quando as flores são mais largas que o normal, também com a parte central rosa e brancas. Neste caso, a altura pode ser de 60 centímetros.
As Utilidades da Flor Boa-noite
1- Para uso farmacêutico
A quantidade de variedade da boa-noite, ou melhor, da Catharanthus Roseus é muito grande, cerca de 70 tipos já foram catalogados. De algumas dessas espécies são retirados vincristina e vimblastina das flores para combater alguns tipos de câncer, como o de mama e a leucemia. Porém, é um processo que requer um alto nível de controle porque ambas substâncias são altamente tóxicas.
São duas substâncias muito parecidas, porém, que podem causar efeitos bem distintos no organismo humano.
Também é usada a raiz da planta que possui uma outra substância, essa pode ajudar a diminuir a pressão arterial, graças ao seu efeito calmante.
2- Para uso na medicina alternativa
Durante muitos anos, em várias partes do mundo, a boa-noite foi usada na medicina alternativa, principalmente, na China. Várias doenças eram tratadas com a planta, assim como era usada para fins ornamentais.
Nos dias atuais, na medicina chinesa alternativa, as substâncias da boa-noite são usadas para combater a doença de Hodgkin, a malária e diabete. Enquanto na Índia, as folhas são utilizadas para combater a picada da vespa. E ainda, para ajudar a parar uma hemorragia, ela é usada no Havaí.
Uso Proibido das Substâncias da Boa-noite
Algumas polêmicas em torno da boa-noite fizeram com que ela fosse expressamente proibida em várias partes do mundo. No estado americano de Luisiana, por exemplo, o uso e o cultivo da planta foram proibidos através de uma leia estadual de número 159.
A polêmica no caso dos Estados Unidos está em relação a acusações de biopirataria, sendo usada de forma ilegal e que poderia ser prejudicial à saúde das pessoas que viessem a consumir medicamentos com substâncias da planta.
As substâncias da planta têm um efeito alucinógeno muito forte e esse foi um segundo motivo para que houvessem proibições do seu uso, principalmente, através de via oral. O que fez também a proibição do cultivo.
Por último, conflitos entre índios por conta da planta também levantaram a questão de que seria necessário proibir o seu cultivo e o seu uso.
Sobre o Cultivo da Boa-noite
Atualmente, é muito comum pessoas que se dedicam a medicina alternativa ter acesso ao cultivo dessa planta. Além disso, se trata daqueles espécies fáceis de cuidar, pois é rústica e exige poucos cuidados. Ela pode crescer sem problemas em clima tropical e subtropical. Porém, é muito importante que o plantio seja feito em solo fértil e que a rega seja regularmente.
A boa-noite é uma planta que pode aguentar um bom período sem água, na seca, em pouca quantidade do líquido, ela suporta, sem problemas, até um ano. No paisagismo a boa-noite costuma ser usada em maciços, para decorar jardins, compondo bordaduras e também em jardineiras e vasos.
As flores podem aparecer durante o ano inteiro, porém, no verão é que elas são mais bonitas e vistosas. Porém, apesar de exigir poucos cuidados, estar na maior parte do tempo bonita, quem a usa para decoração faz a troca da planta a cada dois anos. A verdade é que apesar de durar muito tempo e dar flores o ano todo, com o passar do tempo ela não é tão bonita como no início e por isso acaba sendo trocada.
O Boa Noite é também chamado de dama-da-noite ou bona-nox e são originárias da América do Sul e América Central. São trepadeiras que podem crescem em suportes ou então espalhadas pela terra.
Em estacas podem atingir até 30 metros de altura. As flores exibem coloração branca e um perfume maravilhoso. Podem ser cultivadas em vasos e jardineiras também.