Camarão-Amarelo: Uma Planta Cultivada Para Enfeitar

O amarelo é uma cor quente e com muitas variações belas. Um tom bastante parecido com o amarelo é o dourado. As plantas amarelas ou com tons brilhantes em dourado são uma das mais admiradas em todo o mundo e pelos jardineiros mais experientes. Elas são utilizadas largamente para compor combinações de cores diferentes dentro de um mesmo canteiro ou até mesmo para enfeitar locais onde o verde prevalece. Afinal, a cor que mais combina com o amarelo é o esverdeado das folhas. Uma das opções mais usada para ornamentar um  jardim nessas condições é a espécie conhecida como Camarão Amarelo.

Informações Gerais

Se nome científico é muito diferente do que os populares costumam conhecer, por isso quase nenhum profissional consegue identifica-la por ele. O nome dado pelos científicos é Pachystachys lutea, mas os jardineiros costumam conhecer a espécie como Camarão-amarelo, Camarão ou Planta-camarão. Tudo isso se deve a sua característica mais marcante que envolve especialmente o formato das flores da espécie. Inserida na família  Acanthaceae, a planta pode estar bem posicionada em diversas categorias. São elas:  ArbustosArbustos Tropicais e Flores Perenes, devido ao seu ciclo de vida bem marcado. Além de ser considerada um arbusto de pequeno porte  possuir um design bastante rústica, a planta pode ser planta em diversos tipos de clima. São eles: EquatorialOceânicoSubtropical e Tropical. Por causa da sua coloração marcante, os países de clima tropical são os que mais adotam a planta como forma de incrementar o jardim.

Origem

Os primeiros vestígios de que o Camarão-amarelo realmente existia foram encontrados em boa parte da América do Sul, incluindo alguns países latinos de boa predominância. Um deles foi o Peru, onde a planta é até hoje cultivada. No Brasil, ela é amplamente empregada para enfeitar ambientes exteriores e canteiros pelas cidades brasileiras e especialmente as litorâneas.

Origem

Origem

Altura

Por ser um arbusto de porte pequeno para o médio, a espécie só atinge poucos metros de altura, se limitando a crescer entre os seus 0.9 a 1.2 metros de altura. Para que ela possa se desenvolver bem e atingir um tamanho máximo, é sempre bom cultiva-la sob sol pleno e um pouco de meia sombra.

Ornamentação

Com uma folhagem bem volumosa e um design bastante diferenciado, esta espécie é a opção favorita daqueles que querem dar um aspecto bem luxuoso ao seu jardim. Suas flores amarelas que lembram a cor ouro, um pouco brilhante ao mesmo tempo opaca, dependendo da sua variante, podem ser usadas para mesclar com outras espécies da mesma família ou categorias. É durante a primavera que as suas primeiras flores começam a desabrochar, com algumas variantes em cor branca. O verde escuro das suas folhagens ajudam a destacar ainda mais a coloração marcante das inflorescências da espécie.

Design das Flores

O que mais chama a atenção na planta conhecida por Camarão-amarelo é o formato das suas flores. Elas parecem verdadeiro camarões enrolados e a semelhança é tanta que um dos seus nomes populares não deixa desejar. É por causa desse aspecto tão diverso que a espécie é amplamente empregada para criar um clima bem diferenciado em um quintal mais amplo ou por menor que ele seja. A planta também é muito empregada para enfeitar locais externos, em ruas ou para decorar pátios e varandas.

Design das Flores

Design das Flores

Paisagismo

No paisagismo, a camarão amarelo é muito usada para formar bordaduras, atraindo assim muitos beija-flores para as suas flores douradas. Para criar um efeito ainda mais interessante, a espécie pode ser cultivada em vasos, sendo eles pequenos ou grandes, desde que a sua forma de cultivo original seja respeitada. Vale lembrar que a planta se dá super bem com o sol, mas também pode ser colocada em locais com sombra. É  importante saber que tal espécie permite uma variedade de arrumações diferentes. Algumas das suas variações podem crescer além de seu mísero um metro de altura, chegando aos 1,2 metros. Dessa forma, é possível formar belos renques e maciços coma  espécie, desde que a forma de cultivo seja a mesma para ambos os arranjos. A camarão amarelo também podem ser plantada de forma isolada, sem maiores combinações ou mesclas com outras espécies. Mesmo assim, apesar das suas características  marcantes e que não precisam de muitos incrementos, os jardineiros de plantão preferem criar algo mais criativo, aproveitando as propriedades elaboradas da espécie.

Para Cultivar

Para cultivar a espécie de forma correta, é preciso estar atento a sua forma de propagação e, especialmente, ao seu subtrato, que deverá estar sempre úmido. Cuidado para não encharcar o solo onde serão plantadas as primeiras mudinhas da espécie. Para deixar o crescimento ainda mais vistoso, basta realizar podas e adubações ano após ano, sem exagerar nas regas. O solo deverá ser bem drenado para não encharcar de água. Não esqueça de irrigar bem a sua muda nos primeiros meses de crescimento e na época das suas primeiras inflorescências. Vale lembrar que o solo onde a planta será plantada precisa estar bastante rico com matéria orgânica, antes mesmo de começar a rega inicial de cultivo. A espécie tende a se propagar por meio de estacas junto a planta original. Para realizar a sua multiplicação de forma eficaz, é preciso ter uma certa habilidade. Se você não possuir tamanha técnica, não se preocupe e chame logo um jardineiro experiente para te ajudar. Se preferir, compre novas mudas e inicie um novo ciclo de plantio!

Vídeo

Quer conferir como esta espécie fica linda em arranjos, bordaduras, maciços, vasos e qualquer outra forma de ornamentação? Você ainda quer conhecer muito mais sobre esta espécie tão usadas nos solos tropicais da América do Sul? Confira o vídeo logo abaixo e tire todas as suas dúvidas quanto a forma de cultivo e plantio. Além disso, aproveite para se inspirar com as imagens e criar o seu próprio canteiro elaborado com as volumosas folhas e flores da Camarão Amarelo.

http://www.youtube.com/watch?v=HeeXB_M_Y-c

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *