Capuchinha

Com um nome bem bacana como capuchinha dá vontade de conhecer um pouco mais desta planta, não é mesmo? Pois vamos conhecer um pouco dela neste artigo. A capuchinha, que tem o nome científico de Tropaeolum majus, é uma planta natural da América do Sul e América Central. Ela também é chamada de chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, flor-de-sangue, flor-de-chagas, mastruço e colearia-dos-jardins. Seu ciclo de vida é bienal, isto é, ela demora 24 meses para completar o seu ciclo biológico.

Capuchinha

Capuchinha

Ela é conhecida em diversas culturas por ser uma planta com diversas funções também quando se fala em saúde e decoração, que são dois usos bem comuns para plantas em todo o mundo. Hoje em dia, além das suas propriedades medicinais e de ser usada para fins ornamentais, ela também conquistou o seu espaço na culinária, participando de várias receitas. O seu sabor é picante e geralmente é usada em saladas frias, sucos e finalização de pratos. As suas flores são consideradas especialmente saborosas.No visual, as folhas são bastante arredondadas e sem brilho. As flores podem ser simples ou dobradas, e normalmente de cor amarela, laranja ou vermelha. A floração acontece na primavera e no verão. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, em maciços, canteiros e também pode ser usada como forração. Se colocada em um suporte adequado, ela irá se transformar em uma bela planta trepadeira.

Capuchinha

Capuchinha

Para que esteja sempre saudável, é bom cultivá-la em pleno sol. A capuchinha precisa de um solo fértil adubado por composto orgânico e de regas periódicas. Ela se multiplica através da germinação de suas sementes. Além de bonita, ela é uma planta fácil de cultivar. O seu plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, mas se for feito durante a primavera, ela se desenvolverá mais rapidamente.A capuchinha precisa de regas periódicas, mas devemos ter cuidado para não deixar o solo encharcado. Além da planta não gostar de umidade em excesso, isso pode facilitar a proliferação de fungos e o surgimento de pragas, como lesmas e caramujos. Se ela estiver recebendo a luminosidade necessária, dificilmente será atacada por formigas e outros insetos.

Capuchinha

Capuchinha

Além disso, a capuchinha pode se tornar um rentável negócio. Há vários pontos de vendas que reclamam da dificuldade em encontrar fornecedores que consigam atender a demanda por flores comestíveis.A capuchinha é uma planta que possui várias propriedades medicinais, e ela pode ser aproveitada por inteira, tirando as suas raízes. Ela é indicada para tratar problemas de pele, problemas digestivos e pulmonares, insônia e escoburto. Ela tem ação bactericida, digestiva, expectorante, sedativa, tônica e rica em vitamina C. Assim sendo, pegue um vaso ou um canteiro em sua casa e plante já as suas mudas de capuchinha!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *