Não restam dúvidas de que as Catléias estão entre as orquídeas consideradas mais bonitas e populares. Sendo assim, por este e outros motivos as preferidas para a produção de híbridos comerciais da moda. Normalmente com orquídeas do gênero Laelia, Brassavola e Brassia, que estão amplamente disponíveis no mercado. Suas flores são bastante grandes e vistosas, contando com um aspecto volumoso e elegante, surgindo sempre durante a primavera ou o outono. São rizomáticas e possuem um pseudobulbo alongado e bastante intumescido, com uma ou duas folhas que também deverão ser rígidas e intumescidas. As catiléias costumam se diferenciar das Lélias por apresentarem as chamadas 4 políneas, enquanto que as segundas deverão apresentar oito políneas. A partir do momento que você adquirir uma Catiléia Florida, procure manter sempre esta planta dentro de casa, próxima de uma janela que seja bem iluminada. Procure ainda regar sempre que o substrato secar. Suas flores são muito duráveis se forem cuidadas desta maneira. Quando a sua flor murchar e secar, procure removê-la juntamente com a sua haste floral cortando assim com uma tesoura esterilizada. A partir deste processo você poderá ainda replantar a sua orquídea caso seja necessário.
As Catiléias costumam ser em sua maioria epífitas, desenvolvendo-se sobre os troncos das árvores. E por este motivo você poderá as cultivar sobre as árvores, inicialmente amarradas com barbante ou sisal. Podendo até mesmo serem cultivadas em vasos preferencialmente de barro, madeira ou mesmo cerâmica, estes bem forrados com pedriscos para que aconteça uma perfeita drenagem. Seu substrato poderá ser composto de uma mistura de cascas de árvores, carvão vegetal, cascas e fibras de coco, entre outros materiais próprios para as epífitas. Procure não enterrar o rizoma, ele deverá ficar sempre no substrato. Deverão ser cultivadas á meia sombra, com regas frequentes no verão e ainda reduzidas no inverno. A adubação deverá acontecer de forma suave e também diluída, de preferência orgânica, com a utilização de por exemplo tortas de mamona, farinha de ossos, entre outros compostos. É possível que atualmente encontremos adubos próprios para orquídeas que acontecem através de uma liberação lenta.
Esta deverá se multiplicar por divisão da planta, preservando assim pelo menos 3 pseudobulbos para cada mula, com rizoma e raízes. Procure evitar subdividir demais as plantas, pois elas poderão até mesmo ficarem muito fracas. Comercialmente elas poderão ser multiplicadas por meristema, através de uma avançada tecnologia laboratorial que permite a produção em grande escala de diversos clones de uma mesma planta. Sem dúvida alguma, as enormes flores e duráveis deste gênero contribuem de forma considerável para desenvolver a orquidofilia. Uma das características das espécies deste gênero é serem muito variáveis, tão diversificadas que a maioria das vezes temos dificuldades em saber se irão pertencer a esta ou a aquela espécie. Algumas das espécies possuem diversas dezenas de variedades e centenas de clones. O interesse que despertam é tão grande que cada nuance de suas cores, manchas, pintas ou forma é minuciosamente observado e também descrito como taxonomistas e aficionados que costumam se dedicar com afinco a esta atividade, valorizando assim muito as raras variações de cores e padrão que cada uma destas espécies tão variáveis são capazes de produzir. Se dedicam ainda apaixonadamente a cruzar espécies de flores grandes e redondas buscando assim a perfeição.
É bastante natural que o sejam já que se trata de flores que sejam tão magníficas. O gênero costuma ser tão valorizado que existem até mesmo livros que tratam exclusivamente de cada uma das espécies e suas variações. Eram vendidas no passado algumas variedades por verdadeiras fortunas, e hoje graças ao trabalho dos orquidófilos amadores e também profissionais, através do cruzamento de clones de forma e cor excepcionais, muitos dos antigos clones perderam o seu valor e plantas de ainda maior qualidade, são razoavelmente acessíveis a qualquer tipo de colecionador. A melhoria existente destas várias espécies vem atingindo um nível tal que já se poderá as comparar a longa genealogia dos híbridos com relação de pais, avós e ainda bisavós famosos. Algumas destas flores são tão perfeitas que vão até mesmo perdendo a sua semelhança com as plantas encontradas na natureza de cores comuns, pequenas ou até mesmo levemente caídas ou tortas. Cultivar uma verdadeira Catleia de forma apenas razoável como as que eram encontradas antigamente no mato está se tornando uma verdadeira raridade.
Sua Aparência
Através da sua aparência podemos dividir grosseiramente as suas espécies em dois grupos principais, as chamadas bifoliadas e as unifoliadas. Além desta óbvia diferença citada acima, as unifoliadas em regra costumam ter um porte muito menor, seus pseudobulbos são ovalados e lateralmente achatados, normalmente possuem uma menor quantidade de flores mas estas são bem maiores. Suas folhas também se apresentam em formato maior. As bifoliadas possuem os peudobulbos cilíndricos que poderão ultrapassar um metro de comprimento em algumas espécies, e poderão apresentar flores menores e também mais estreitas, apesar disto de foram geral elas aparecem em grande quantidade e com mais substância. Suas folhas são menores e mais largas bem como ovaladas.
Todos os exemplares se apresentam com folhas corináceas e excetuados em muito poucos casos, a floração deverá se dar ao alto do pseudobulbo a partir de uma espata. As flores que possuem até 10cm de diâmetro, costumam desabrochar de uma a vinte a partir de uma inflorescência que emerge de um invólucro protetor, chamado de espata na base da folha. Durante o ano todo existem espécies floridas. Estas que deverão contar com um labelo livre da coluna e em algumas trilobado, e então abraçando a coluna e em outras se aparecem simples. Em todos os casos o labelo costuma ser bastante colorido e vistoso. Muitas das vezes poderá apresentar cores diversas dos demais segmentos florais. As flores deverão apresentar quatro polínias e poderão ser inclusive muito perfumadas. Com toda esta descrição certamente você já sabe da beleza e da grande procura da Catléia para os botânicos e amantes de flores em geral, esperamos que estas informações possam ter lhe ajudado a esclarecer suas dúvidas.