Como Cuidar da Flor Amarílis? Qual o Seu Significado?

Ter um jardim repleto de plantas saudáveis e coloridas é o sonho de qualquer pessoa, não é verdade? Por mais que o cuidado com ela seja uma coisa mais difícil de se fazer, o prazer de ver várias flores desabrochando, bem como vários insetos ao redor delas como abelhas e borboletas acalenta o coração das pessoas e faz com que elas tenham ainda mais prazer em cuidar do jardim de modo a deixa-lo ainda mais belo e aconchegante.

E, para a alegria dessas pessoas, há uma infinidade de plantas que podem ser cultivadas nos jardins, observando, claro, as condições que eles apresentam para  que as plantas possam ser cultivadas sem maiores problemas.

Muita gente prefere as plantas tradicionais, principalmente aquelas que possuem flores bastante belas e esbeltas, como as rosas, as margaridas, os lírios, enfim. Mas não esquecemos que existem uma infinidade de outras plantas, que também ajudam a produzir uma aparência muito chamativa para o seu jardim. Um exemplo deles é a flor amarílis. E, aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre ela, bem como algumas dicas para deixa-la bem esbelta para que o seu jardim fique ainda mais colorido.

A Flor Amarílis

Também conhecida como “Açucena”, a Flor Amarílis nada mais é do que uma glamurosa planta que apresenta diversos significados. É importante dizer que existem diversos tipos de espécies de amarílis espalhadas pelo mundo, sendo que a “açucena” é a mais fácil de ser criada, sem excluir, é claro, a sua beleza. A sua estética acaba se confundindo com outra flor muito bela também, que é o lírio.

Se a Amarílis foi bem cuidada, ela pode chegar a florescer por mais de 10 anos ininterruptamente, sendo que suas flores podem chegar a medir até 20 centímetros de diâmetro, com cores bastante variadas: branca, coral, rosa, vermelho, mesclada e até degradê. Diferente de outras flores, a florada da Amarílis ocorre apenas de outubro a dezembro.

Os Significados da Amarílis

Como já dito um pouco antes, a Amarílis apresenta vários significados. Eles estão atrelados com o a cor, com a quantidade e, até mesmo, com o contexto no qual ela esteja inserida para ser dada para outras pessoas.

  • Ao mesmo tempo que ela pode significar a tristeza por ter pedido uma pessoa muito querida, ela também pode demonstrar graça, elegância e altivez;
  • Quando você dedica uma amarílis para alguém, significa que você possui uma profunda admiração pela pessoa, de fato, já que ela é uma planta muito exuberante;
  • Para a mitologia Grega, a Amarílis representa o orgulho, que é direcionada ao deus Apolo;
  • Para os cristãos, quando a Amarílis está num vaso acompanhada de três flores, pode-se dizer que é a representação da Santíssima Trindade.

Como Cuidar da Amarílis?

Para início de conversa, a Amarílis é um tipo de planta que têm como ponto inicial a sua multiplicação por meio da divisão de seus bulbos, tendo uma taxa de desenvolvimento bem melhor em locais com temperatura mais amena, além de ter uma floração prolongada em locais com temperatura mais baixa.

Levando isso em consideração, a melhor época para proceder no plantio da Amarílis é durante o outono. Mas isso não é uma regra: a planta é tão resistente que ela pode ser semeada durante o ano todo, desde que o local seja um pouco mais frio, ou seja, tenha temperaturas máximas de até 20 graus. Assim como o girassol, a Amarílis não dispensa uma boa luminosidade. Dessa forma, é necessário que o local onde o jardim de flores tenha, pelo menos, quatro horas diárias de luz solar para que a flor possa se desenvolver da melhor forma possível.

Para poder realizar o plantio da Amarílis será necessária uma receita que inclui uma parte de terra vegetal; uma parte de mistura de vermiculita (15%) e Pinus (85%), uma parte de terra comum de jardim e duas partes de areia grossa, daquele tipo que vende para a construção.

Depois que reunir esses ingredientes, é necessário preparar o vaso que irá receber a Amarílis. É importante que esse vaso possa drenar bem a água. Ou seja, se tratando de vasos de plástico, verifique se ao fundo há buracos onde essa água pode escorrer. Se não existir, você mesmo pode fazer com algum ferro quente (mas cuidado!). Depois, coloque no fundo ou argila ou brita, o que você achar mais fácil.

Se você optar pela argila, antes de colocar a terra por cima dela, pegue uma manta feita de poliéster ou bidim e coloca por cima da argila, para evitar que a terra tenha um contato direto com a argila, filtrando a água a partir daí para evitar esse problema. Logo em seguida, é hora de colocar o substrato, deixando o bulbo no meio e o seu “pescoço” para a parte de fora. Coloque cascas secas de árvore em volta do substrato para evitar que apareçam outros tipos de ervas daninhas que possam prejudicar o crescimento da Amarílis.

Flor Amarílis no Vaso

Flor Amarílis no Vaso

Depois disso, é hora de regar a planta. Lembre-se de regá-la periodicamente, mas não exagere muito: se o solo ficar muito alagado, há a chance de o bulbo apodrecer e fazer com que ele não floresça, atrapalhando os planos de um belo jardim a ser cultivado.

Assim que as folhas começarem a aparecer, tome o cuidado de adubar o vaso com a seguinte medida: cinco colheres de sopa por cada metro quadrado. Dessa forma, você estará cedendo cada vez mais nutrientes para que as plantas possam crescer e se desenvolver ainda mais.

É válido lembrar que, do plantio até o florescimento pode-se passar de 20 a 30 dias. É recomendável, também, que não se regue as folhas da planta, já que o correto a se fazer é regá-lo diretamente no solo, para evitar que água se acumule em suas plantas e seja o foco de reprodução do mosquito da dengue.

Outra recomendação que é feita é a retirada de folhas secas ou caídas, para evitar que a planta não consiga ficar florescida por mais tempo. É como se fosse uma limpeza para poder aumentar a vida útil da planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *