Como Cuidar Da Maria-Sem-Vergonha

A planta conhecida popularmente como Maria-Sem-Vergonha ou Beijinho tem como nome científico Impatiens walleriana, pertence ao gênero Angiospermae e a família Balsaminaceae. Um espécime bastante gracioso de planta que além de muito vigor se caracteriza por conseguir crescer em qualquer lugar.

Aliás, um dos principais problemas com a Maria-Sem-Vergonha está exatamente no fato de ela se propaga muito facilmente e pode se tornar uma praga. Quem descuida com essa planta acaba com uma verdadeira invasora no seu jardim. Para evitar problemas com essa espécie de planta é importante tomar alguns cuidados.

A Desvalorização Da Maria-Sem-Vergonha

Pelo fato de ser de cultivo fácil a Maria-Sem-Vergonha foi se desvalorizando com o passar do tempo. O nome depreciativo da espécie é apenas um exemplo de como ela é desvalorizada. Porém, mesmo que seja uma planta a qual não se atribua muito valor existem algumas variedades muito bonitas.

Uma planta que floresce quase o ano todo e está sempre sendo usada como forração do jardim ou mesmo em vasos para o interior dos ambientes. 

Características Da Maria-Sem-Vergonha

Essa espécie é o pai de vários híbridos e quase nunca é encontrada em cultivo. A origem dessa planta é o leste africano. As flores dessa planta são grandes e escarlates e as folhas são verdes com bordas brancas.

Esses híbridos fornecem uma grande variedade de flores e folhagem, as flores podem variar desde o branco até as diferentes tonalidades de rosa e alaranjado, passando ainda por tons escarlate e púrpuro-escuro. Algumas plantas possuem desenhos listrados, basta conferir de perto.

As flores da Maria-Sem-Vergonha vão desde os exemplares mais simples com pétalas bem singelas até aquelas que são dobradas em várias camadas. A folhagem dessa planta assume diversas formas e cores com desenhos que podem ser ovalados ou codiformes. 

Os Cuidados Com a Maria-Sem-Vergonha

Primavera e Verão

Uma dica importante em relação a Maria-Sem-Vergonha é que a sua floração acontece de forma melhor quando as suas raízes ficam amontoadas. Sendo assim somente reenvase a planta quando esta preencher o recipiente. O melhor período do ano para fazer a troca de vaso é durante a primavera, retire o exemplar de Maria-Sem-Vergonha do vaso antigo e com um bom composto de terra mude-o de lugar.

A temperatura ideal para a Maria-Sem-Vergonha nas estações da primavera e verão oscilam em torno de 18°C. Vale destacar que apesar de 18°C ser a temperatura ideal essa planta resiste ao calor intenso. Nessas estações a rega deve ser feita com frequência para manter o composto úmido. Porém, tenha o cuidado de não encharcar a planta, pois você pode acabar “afogando” as raízes da Maria-Sem-Vergonha. Durante o verão você deve pulverizar água na planta, mas, cuide para evitar que as folhas fiquem molhadas por muito tempo. A água acumulada nas folhas facilita o ataque dos fungos.

Quando o seu exemplar de Maria-Sem-Vergonha está plantando num vaso é importante apoiar o recipiente num prato que contenha seixos molhados. Faça adubação com fertilizante líquido semanalmente durante o período de novembro a março. Coloque a planta em local arejado e iluminado, mas não embaixo do sol direto, especialmente no período do meio-dia. Faça uma boa poda no seu exemplar de Maria-Sem-Vergonha durante o verão para que a planta fique mais compacta. 

Outono e Inverno

Durante as estações mais frias do ano, outono e inverno, a temperatura deve ser mantida em torno de 18°C. Isso ajuda a fazer com que a planta fique sempre viçosa e florindo. Nessas estações mais frias e amenas você pode diminuir um pouco a rega e também a adubação.

Nos casos em que o frio é intenso é importante deixar que o composto fique quase seco entre uma rega e outra. Deixe sem adubar durante um tempo e assim tenha um exemplar de Maria-Sem-Vergonha mais bonito e cheio de vida. É importante cuidar para que a temperatura não fique abaixo de 13°C, pois esse genêro de planta não suporta invernos muito rigorosos. 

A Propagação Da Maria-Sem-Vergonha

A propagação dessa planta deve ser feita através de estacas, durante o período que vai de outubro a abril é o momento certo do ano para fazer esse tipo de procedimento. Comece retirando 10 cm de ramos laterais da planta, remova então as folhas inferiores e mergulhe as estacas num copo d’água. Observe que em poucos dias as raízes começam a surgir.

Depois de as raízes começaram a surgir você deverá colocar as mudas num local fresco e com sombra durante um período de duas semanas para que as raízes possam se estabelecer. Quando começarem a aparecer as novas brotações trate-as como se fossem plantas adultas.

Conforme a planta vai crescendo você deve ir “beliscando” (cortando com a ponta dos dedos) as pontas da mesma para que se tornem mais densas e vigorosas. Quem deseja obter várias mudas deve fazer uma sementeira numa caixa com mistura de partes iguais de turfa e areia.

No começo da primavera é necessário colocar as sementes e cobri-las com o composto peneirado. Depois umedeça o solo e deixe esse conjunto num ambiente que seja quente e escuro. No começo da germinação é necessário aumentar a luminosidade, mas não deixe a incidência direta do sol. A partir do momento que as suas plantas puderem passar a ser manuseadas você poderá plantá-las em vasos. 

Outros Cuidados Importantes

A Maria-Sem-Vergonha é uma planta que tem fácil cultivo podendo ser cultivada com restrições de sol. Porém, o solo é de grande importância, o solo deve ter bastante matéria orgânica, pois isso facilita o crescimento e a adubação com fósforo (esse tipo de adubação facilita a floração). Aliás, vale destacar que a adubação com fósforo é bastante interessante principalmente para plantas que tem muitas flores nascendo juntas.

Depois de alguns anos a Maria-Sem-Vergonha passa a ter uma aparência de “velha” com folhas feias e mortas. Nesses casos é importante remover as mudas e replantá-las ou simplesmente adquirir plantas novas. Pode ficar tranquilo que essa espécie de planta é bem fácil de ser encontrada.

Uma planta de cultivo simples que pode deixar o seu jardim muito mais alegre e cheio de vida, mas não esqueça de ficar de olho na sua propagação para que não se torne uma praga. 

Posts Relacionados

Veja mais informações sobre essa flor que também é conhecida como beijo turco. Conheça outras espécies de plantas que florescem o ano inteiro e plante-as no seu jardim para tê-lo florido o ano inteiro. Saiba como proteger as plantas dos fungos e evite que elas sejam atingidas por este mal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • As minhas “Marias sem vergonhas”, plantadas em uma jardineira, grande, que pegam o sol da tarde, umas estão ficando com as folhas amareladas, muito embora eu as regue diariamente. Qual a razão e o que fazer?

    Nomefrancisco motta 28 de julho de 2013 0:16 Responder
  • Eu gosto muito dessa florzinha, o solo do jardim da minha casa é bom porém tenho muitos gatos e eles fazem muita sujeira e xixi na terra e termina matando todas as plantas. Vou plantá-las em jarros no terraço, será quje vão ficar bonitas? Onde adquiro sementes ou mudas nas cores salmon, vermelha, laranja e mesclada?

    fatima 17 de outubro de 2013 11:40 Responder
  • Adorei!!!!!!!

    maria helena 25 de outubro de 2013 2:09 Responder
  • Gostaria de saber se essa plantinha pode ser plantada em vaso de cerâmica ou de barro. Obrigada.

    nadia santos 5 de novembro de 2013 21:39 Responder
  • Plantei mudinhas de maria sem vergonha em um vaso .Elas estao crescendo estão ate bonitinhas mas nao deram flores Misturei npk 04.14.08 mas ate agora nada . terra com humos de minhoca rego sempre deixo a terra sempre molhadinha sem muita água ela esta no lugar se sombra mas meu quintal tem todos os pontos sol pleno ou sombra tem meia sombra com pouco sol . O que faço para as flores nascerem ?

    Marcia Perrone 27 de fevereiro de 2014 19:11 Responder
  • Angiospermae não é um gênero botânico e sim uma classe. Impatiens que é o gênero dela. Junto com o epíteto walleriana o gênero forma a espécie: Impatiens walleriana. Fica a dica, adorei o texto. Bjs

    Talles de Oliveira 18 de junho de 2016 0:42 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *