Como Plantar Gerânios, Fazer Mudas e Podar?

A decoração das nossas casas podem ficar ainda mais bonitas e aconchegantes se pudemos adicionar plantas estrategicamente posicionadas em nossa casa. Aparentemente, é uma missão simples, não é? Pois acredite: não é. Basicamente porque se precisa planejar muito bem em cada ponto em que essas plantas irão ficar dentro do local escolhido, bem como se existirão condições ambientais para que essas plantas possam ficar da melhor maneira instaladas onde são necessárias.

Por conta dessas complicações, muitas pessoas preferem optar pelas plantas mais resistentes, de maneira que a sua adaptação no ambiente seja a mais rápida e fácil possível. Uma dessas plantas é a orquídea que, sem dúvida nenhuma, é sempre colocada como a primeira opção pelos decoradores, justamente por conta de ser uma planta extremamente resistente, além de muito bela e elegante, o que une o útil ao agradável.

Mas, e se ao invés de optar pelas orquídeas, as pessoas olhassem para algo mais inusitado- como um gerânio, por exemplo? Se você ainda não conhece essa planta, irá conhecer alguns de seus detalhes agora, além das informações em relação ao seu plantio e cuidados para que ela possa crescer e se desenvolver da melhor forma possível. Vamos lá?

O Gerânio – O Que É?

O  Gerânio nada mais é do que um grupo de ervas e pequenos arbustos que fazem parte da geraniáceas, nos quais aproximadamente 300 espécies estão inclusas nesses grupos. Muitas espécies são nativas de locais com um clima temperado e de tropical de altitude, no que se pode notar que muitas acabam por ser cuidadas como se fossem plantas exclusivas para uso na ornamentação, bem como, também, para a extração de tinturas e/ou taninos.

O gerânio já é conhecido pelos seres humanos há muito tempo. Acredita-se que, na Grécia Antiga, o filósofo Pitágoras que também era um grande matemático, incentivava os seus alunos a consumirem o chá de gerânio que, segundo ele, iria ajuda-los a conter as paixões da juventude que, inevitavelmente, iriam acontecer com eles. O naturalista romano Plínio – o Velho – acreditava piamente que ingerir uma pequena porção da tintura da flor diariamente tinha o poder de evitar qualquer tipo da doença. E, ainda em Roma, Horácio, poeta respeitado, tinha em mente que a ingestão da planta ajudava a aumentar a capacidade de reter informações e aprendizado por qualquer pessoa.

Mas é bastante óbvio que nem todas as propriedades medicinais dessa flor foram provadas pela ciência. Porém, uma coisa que não se pode negar de jeito nenhum é a sua beleza, fato confirmado através dos séculos. Eles são comumente encontrados em forma de buquê, trazendo além de elegância um aroma muito agradável, o que é normal para a planta haja vista que os gerânios são extremamente perfumados. Suas flores costumam ter cores nos tons de vermelho, branco e rosa.

Confirmando o que já foi dito no inicio desse artigo, os gerânios preferem muito as temperaturas mais amenas, nas quais há um equilíbrio entre o quente e o frio. Porém, sendo resistentes, os gerânios toleram muito bem as variações que o clima brasileiro apresenta, como é o caso do inverno que, embora seja frio, não há um frio extremo. O único problema se dá, realmente, no calor, no qual os cuidados com a planta devem ser redobrados – o mesmo se aplica se ela for plantada em locais com alta umidade, que podem acabar por prejudicar a planta, com o aparecimento de fungos e bactérias que irão afetar seriamente a saúde do gerânio.

Cuidados Para o Plantio do Gerânio

Plantio do Gerânio no Canteiro

Plantio do Gerânio no Canteiro

Para que o gerânio possa se desenvolver da melhor forma possível, a espécie deve ser plantada em um local onde o Sol possa bater plenamente sobre ela, podendo utilizar vasos ou jardins que já estejam preparados da seguinte forma: uma parte de terra e uma outra com algum tipo de composto orgânico, que pode ser ou o esterco ou o húmus de minhoca. É importante levar em consideração que não se pode misturar dois compostos orgânicos para tentar encontrar um “falso adubo mais forte”.

É recomendado que o gerânio seja regado de duas a três vezes por semana, dependendo logicamente do clima da sua cidade e de onde a planta está localizada. Por exemplo, se ela estiver plantada em um vaso de barro ou estiver em um local onde o vento não dá muita trégua, ela acaba por desidratar mais rápido, o que pede uma rega mais contínua. É importante frisar a importância de um ambiente bem iluminado: se isso realmente for fornecido à planta, ela é capaz de florescer durante quase todo o ano.

O Uso do Gerânio Em Outros Lugares

Gerânio No Vaso

Gerânio No Vaso

O gerânio não é somente apreciado pelo seu uso na decoração. Na Europa, por exemplo, ela serve também como um composto para geleia, parecida com o mesmo produto feio à base de rosas. Outros produtos que acabam derivados da planta são os cremes adstringentes e os vinagres, nos quais costumam ser guardados em recipientes vítreos transparentes, que ficam repleto de folhas e que ajudam a dar um up na decoração de casa ou do ambiente que for necessário.

Mudas de Gerânio

É incrível analisar como os gerânios podem florescer durante todo o ano caso a iluminação deles seja feita da melhor forma possível. Mesmo assim, é importante tomar cuidados um pouco mais invasivos em relação à planta. Ela deve ser sempre podada, para que eles floresçam cada vez mais e com mais qualidade. Dessa maneira, é recomendado que você sempre retire as flores velhas. Tal processo é recomendado assim que um botão da flor começar a desabrochar.

Mudas de Gerânio

Mudas de Gerânio

Depois do inverno, é indicado uma poda ainda mais complexa, no qual, com o término da florada, o substrato da planta pode acabar ficando mais fraca, prejudicando as floradas seguintes. Dessa maneira, é importante que o porte da planta seja reduzido, de maneira que a incentive a soltar novos galhos que virão, dessa vez, mais fortes.

Uma forma de cortar mudas do gerânio é tirar galhos mais desenvolvidos e coloca-los cuidadosamente em uma terra bastante adubada, de modo que eles comecem a se adequar ao ambiente e, dessa maneira, começar a desenvolver raízes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *