Orquídeas
As orquídeas são uma das flores mais procuradas e mais comercializadas do Brasil, isso acontece devido à sua grande popularidade, inclusive elas estão constantemente sendo retratadas em quadros e pinturas Brasil a fora, tão grande é o fascínio que existe sobre elas.
As orquídeas podem existir nas mais variadas cores e algumas vezes até mesmo em mais de uma corcombinadas, isso pode ocorrer de maneira natural ou modificada, já que atualmente muitos produtores utilizam dos seus conhecimentos para alterar ou melhorar os atributos da flor, assim modificando-a e as vezes até criando novas espécies.
Agora vamos falar um pouco mais cientificamente sobre as orquídeas, essas plantas que são da classe Liliopsida, da ordem Asparagales e por fim da família Orchidaceae. Elas são plantas que normalmente são vistas junto com outras plantas ou árvores e normalmente estão coladas ou crescendo sobre elas, principalmente quando são vistas livres na natureza.
No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as orquídeas não são parasitas, pois elas não prejudicam a sua hospedeira, apenas consomem os seus restos ou o que for que cair próximo a elas.
As orquídeas são também plantas completamente adaptáveis, por esse motivo elas são encontradas nas mais diversas partes do mundo, no entanto, ela também possui a suas preferencias, como por exemplo, ela gosta de estar em regiões de montanhas ou dentro e imersa nas florestas tropicais, no Brasil somente considerando as regiões de Mata Atlântica existem mais de 1000 espécies dessa planta.
São muitas diferentes espécies de orquídeas no mundo, cada uma com as suas próprias especificidades, algumas variaram mais outras menos em relação às suas características básicas, isso varia de acordo com a região que elas estão, mas o mais importante é que a beleza entre elas é unanimidade.
Um exemplo do grande número de variedades de orquídeas que existem, é que somente na Colômbia sozinha existem quase 5 mil de espécies diferentes dessa planta, isso considerando-se somente as espécies já identificadas e catalogadas, mas a estimativa é que existam muito mais espécies tanto na Colômbia, quanto no mundo, que ainda não foram descobertas.
Um grande exemplo disso é o nosso próprio Brasil, uma vez que se acredita que nem metade do que poderia ser registrado por aqui, de fato o foi, ainda há uma suspeita de que devido à grande perda da Mata Atlântica que já houve no país, é possível que algumas orquídeas já tenham entrado em extinção sem que ao menos tenham sido conhecidas, é uma pena e mais um lembrete para preservarmos o meio ambiente.
Como Plantar Orquídeas Em Vaso Com Terra
Devido à grande beleza dessa planta e da sua flor, muitas pessoas não se contentam em verem as orquídeas apenas na natureza e querem cultiva-las nas suas próprias casas, por esse motivo existem atualmente tantos produtores e pesquisadores envolvidos com o melhoramento genético das orquídeas.
As opções para você escolher são muitas e não variam somente com a sua cor, mas variam também de acordo com as necessidades de cada espécie, que pode precisar de mais ou menos sol, de mais ou menos água, de mais ou menos calor, por isso essas são informações muito importantes e que você deve perguntar para o produtor que for te vender as suas orquídeas, pois de acordo com aespécie, elas podem ter especificidades diferentes.
Um exemplo disso é que existem tanto orquídeas terrestres, quanto orquídeas aéreas, isso mesmo aéreas, são aquelas que vivem no alto das arvores, escoradas em seus galhos ou algo parecido com isso. Além disso, o seu tipo de crescimento pode ser diferenciado, espécies com origem em áreas tropicais tem o seu crescimento mais constante, normalmente suas flores brotam o ano todo, já as espécies nativas de locais mais frios brotam em apenas algumas épocas do ano.
Diante de todas essas informações percebe-se que é muito importante conhecer a planta em questão, a planta que você está comprando, para que assim você possa cuidar dela de maneira mais especifica e correta, permitindo que ela cresça bem saudável.
Como Cultivar
Um dos passos mais importantes para cultivar as suas orquídeas é a escolha do vaso, é sim possível plantá-las em vasos e inclusive em vasos com terra, isso apesar de grande parte das espécies ser epífita, mas deve-se atentar para que o vaso tenha furos, afinal ela não gosta de estabelecer raízes em locais abafados e os furos vão arejar a terra e fazer com que a planta se sinta mais confortável para se desenvolver.
As orquídeas absorvem a maior parte dos nutrientes da terra ou dos substratos nos quais elas estão, portanto, se for adubar a sua flor, dê preferência para aduba-la pela raiz e não através das folhas, alguns dos adubos mais procurados e indicados para elas são a tanto a torta de mamona, quanto um composto feito com caldo de osso, isso normalmente vende em casas de jardinagem.
Como Plantar Passo a Passo
Se você comprar a orquídea já plantada em um lugar provisório, inicialmente você precisa remover a muda para fazer um novo plantio, após fazer isso, lave bem a planta toda, de preferência em água corrente, mas sem muita velocidade para não agredir a sua orquídea, neste momento se houver alguma parte da planta ou raiz que não esteja saudável, esta é a hora para removê-la.
Em seguida é o momento do novo plantio, que deve ser feito assim como já mencionado em um vaso arejado. É indicado colocar algum material especifico para a drenagem na parte do fundo do vaso, assim não acumulará água no vaso com tanta facilidade, lembre-se que a orquídea é uma planta que pode morrer pelo excesso de água. Esse material de fundo podem ser pedrinhas, britas, pedaços de telha quebrados, entre outros materiais.
Agora é o momento de plantar as orquídeas, no substrato que ela será plantada, neste caso a terra, tenha certeza de que o substrato está úmido, em seguida plante a sua orquídea no centro do vaso para que ela tenha espaço de crescimento em todas as direções, por fim adicione os adubos que achar necessários e está pronto. Agora é só esperar ela crescer e lembre-se que nos primeiros dias não será necessário regar, pois você já umedeceu a terra anteriormente.