Congéias

As plantas sempre deixam o ambiente com um toque especial. Você ter em casa mesmo que um pequeno jardim vai deixar sua casa bem mais bonita, confortável e agradável. E quando você passa a cultivar plantas com aromas especiais, o local vai trazer muito mais tranquilidade. Se você tem um espaço em casa, não deixe de começar hoje mesmo o seu jardim.

Ainda mais atraentes são as plantas categorizadas como trepadeiras. Esse tipo deixa as suas cercas, grades, caramanchões ou até mesmo muretas onde você pode dar um toque bem especial. A planta que vamos apresentar aqui é uma linda trepadeira que você pode aproveitar a nossa ideia e caprichar na hora de deixar a sua casa mais bonita.

A Congéia ou Congea é uma trepadeira típica da primavera e muito comum entre as plantas dessa categoria. Ela pode também ser utilizada como arbusto em caso de você desejar criar caminhos ou tapetes de plantas que deixam a frente da sua residência muito mais bonita e florida.

Então se gostou da dica, comece hoje mesmo o seu cultivo de Congéia.

Ficha Técnica

Congéia ou Côngea são nomes populares para a Congea tomentosa, como cientificamente é conhecida essa planta que está entre as espécies da família das Verbenaceae. Categorizada como arbustos e trepadeiras, essa planta teve sua origem no continente asiático, mais precisamente da Birmânia, Índia, Malásia e Tailândia.

Sua Congéia quando cultivada sob as condições de luminosidade, solo e umidade correta, pode crescer até 6 metros de altura e apresenta seu ciclo de vida perene, o que significa que você terá uma planta que floresce o ano todo. Inclusive o florescimento dessa planta é conhecida no mundo inteiro pelo seu poder decorativo. As folhas da Congéia são elíptica um pouco ovaladas e apresentam-se em uma cor verde clara e com algumas nervuras bem marcadas o que se tornou uma característica forte dessa planta.

As flores, mesmo sendo de uma planta com ciclo de vida perene, elas só aparecem no final do inverno e no início da primavera. Elas são brancas, bem pequenas e discretas e tem um tempo de duração bem longa. A cor muda de acordo com o tempo variando do rosa para o roxo e na sua fase final ficam na cor cinza e esse processo vai durar algumas semanas para acontecer.

A Congéia é tipicamente uma planta tropical, mas ela se adapta facilmente em qualquer tipo de clima. Cultivada sob o sol pleno, em um solo fértil e estando enriquecido com matéria orgânica própria, você precisará apenas irrigar corretamente e com uma periodicidade correta.

A multiplicação da Congéia pode ser feita por estaquias ou por sementes. Existe um terceiro método, chamado alporquia  mas esse método só pode ser feito após o seu florescimento. Mais abaixo vamos conhecer melhor sobre como cultivar a Congéia de forma correta.

Como Cultivar

Por ser uma trepadeira, a Congéia vai se adaptar sempre muito bem em regiões onde o clima é maior e não reagirá muito bem ao clima frio. Se você reside em países onde o clima tradicional é temperado, é importante que você proteja a sua planta durante o inverno. Essa proteção deve ser feita em estufas onde você pode simular a temperatura ideal para a sua Congéia.

Para plantar a Congéia você não sentirá nenhuma dificuldade. Você precisa primeiramente escolher o lugar e isso deve ser bem analisado, pois a Congéia precisa de um espaçamento sempre de pelo menos 1 metro entre uma rama e outra. Isso é necessário porque ela se espalha bastante e se você plantar muito junta, faltará espaço para a sua flor se desenvolver bem. O ideal é que você escolha um lugar de pleno sol para que a sua Congéia receba bem os raios solares durante o dia todo.

Escolhido o lugar ideal, você precisa agora fazer a cova em um tamanho que caiba a sua mão fechada. Nessa cova, coloque com muito cuidado a muda da sua Congéia e preencha o buraco  com terra rica em composto orgânico. É importante sempre lembrar de que é indicado você fixar bem a sua muda na terra para que ela cresça bem e sem nenhuma deformidade.

Depois que as primeiras folhas começarem e dominar o seu jardim, é importante que você faça uma poda para que o crescimento da sua Congéia seja mais perfeito ainda. Essa poda além de ajudar a sua planta crescer igualmente, ela ainda vai fortalecer os galhos que crescerão depois dessa primeira poda. O ideal é você cortar pelo menos 20 centímetros da ponta da sua planta para realizar esse procedimento certo.

Na primeira fase da sua planta, é importante que você regue todos os dias pois ela vai precisar de solo muito úmido. Quando as raízes se soltarem da terra e das mudas, você já pode distribuir sua Congéia como preferir e começar a ornamentar o seu jardim.

Abuse dos Renques

A melhor forma de você fazer a sua Congéia crescer perfeitamente e exatamente com o espaçamento que ela precisa, você deve usar renques. Não sabe o que são renques? Muito simples, são uma espécies de moitas só que bem grandes. Elas são usadas para colocarem mudas de uma mesma espécie de planta para que o crescimento seja perfeito.

Você colocando as suas Congéias  em renques, quando o florescimento delas começar a aparecer, a sua planta cobrirá todo o chão e você terá um lindo tapete de planta no seu jardim. Você pode aproveitar os renques e fazer uma decoração mais especial construindo caminhos ou passarelas. 

Decoração

As Congéias são muito utilizadas para decoração, principalmente de arranjos de mesa e buquês. A sua floração e a cor rosa, torna uma peça feita a partir dessa planta, algo bem discreto e muito requintado. Ter um arranjo desse em sua mesa de centro, por exemplo, fará com que você tenha um arranjo 3 em 1, já que elas nascem rosa, passam para o roxo e terminam numa cor cinza, bem prata. Essa mudança é feita de acordo com a passagem das estações e a chegada da primavera, estação do ano onde a Congéia floresce melhor.

A congéia é uma planta trepadeira bastante ramificada e delicada. Ela é conhecida no mundo todo por compor lindas decorações e arranjos florais de todos os tipos.

Este tipo de planta floresce no inverno e início da primavera com suas pequeninas flores brancas e discretas, circundadas por brácteas em forma de uma hélice, que mudam de cor gradativamente à medida que o tempo vai passando.

Do rosa para o roxo, depois para o cinza, é lindo de ver congéias em grupo. As flores são tão densas que mal se podemos ver a sua folhagem. A planta gosta de clima tropical e sol pleno, mas se encaixa bem em jardins, compondo cercas, muros e grades, servindo de suporte em caramanchões, pérgolas e pórticos, ou ainda como uma linda cerca.

Podá-las após o florescimento ajuda na formação e estimula ainda mais seu adensamento. Num país de clima temperado, recomenda-se protegê-las em estufa durante o inverno, pois a congéia não suporta geadas ou nevascas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber o valor de uma muda , e quanto tempo leva para a primeira florada.

    santa pontes camargo 30 de setembro de 2013 21:03 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *