Cores das Orquídeas

O meio ambiente é um dos lugares mais emblemáticos do nosso planeta, não é mesmo? Pois é lá que a vida, de fato, acontece, diferente dos horizontes cimentados e de cor cinza que presenciamos em diversos locais deste mesmo planeta. Vale a pena dizer que, se não fosse ele, muito provavelmente não estaríamos por aqui.

Em se tratando da nossa relação atual com o meio ambiente, podemos facilmente caracterizar essa relação como abusiva. E porquê? Bem, isso é bastante visível com as notícias que estão saindo a todo momento na mídia. Basicamente, as ações destrutivas dos seres humanos no planeta, que começaram a partir da Idade Média, com a chegada dos Europeus à América, que iniciou um período de evolução industrial que dura até hoje, influenciaram e muito nos resultados dos impactos ambientais que foram e ainda são sentidos.

Inclusive, algumas pesquisas indicam que o degelo em alguns locais naturalmente congelados está tão acelerado que, até a metade deste século, ou seja, em 2050, alguns desses locais não mais apresentarão gelo. É o caso da Cordilheira dos Andes, a cadeia de montanhas mais importante da América do Sul. E esse impacto ambiental não ficará restrito somente à região dos antes, que compreendem os territórios de vários países sul americanos: o Brasil é um grande candidato a sofrer na pele os problemas relacionados com esse degelo desenfreado.

Mais uma vez falando da relação humana com o meio ambiente, apesar de ser abusiva por nossa parte, fazemos cada vez mais o possível para tentar preservar o que resta e não fadar a nossa espécie (e as demais) a uma extinção certa. O amor pelos animais e pelas plantas tem crescido cada vez mais em nosso planeta, com o aumento de movimentos pelo fim do consumo de carne, como os vegetarianos e veganos.

Uma das maneiras de deixar a natureza mais próxima de nós é, justamente, adotando um animal de estimação ou até mesmo o cuidado com plantas. Algumas pessoas, como se imagina, não pode ter um animalzinho por questões de espaço ou outros empecilhos. E, por conta disso, acaba optando por outros tipos de contatos com a natureza, como é o caso da criação de plantas. E as preferidas são, sem dúvida, as que possuem flores esbeltas e elegantes, o que é o caso da orquídea. Aqui, você vai ter uma breve introdução sobre as orquídeas, bem como, também, algumas informações bastante interessantes sobre elas. Vamos lá?

As Orquídeas

 Mosaico de Orquídeas

Mosaico de Orquídeas

As orquídeas nada mais são do que plantas que se destacam por conta de suas exuberantes flores, bem como, também, por conta de seu caule resistente e de suas folhas bastante elegantes. É uma planta tradicionalmente tropical, tendo sido originária, segundo pesquisas, da Ásia. Até agora, foram documentados mais de quinhentas espécies de orquídea em todo o planeta, sendo que, dessas quinhentas espécies, trezentos e cinquenta delas estão incrustadas em território brasileiro. Ou seja, apesar de ser uma planta asiática, é aqui na América do Sul que ela conseguiu evoluir e apresentar diversas espécies.

No nosso país, ela é cultivada praticamente em todo o lugar. Aliás, a orquídea é uma planta muito conhecida em todo o mundo por ser extremamente resistente, bem como, também poder ser cultivada em locais que não possuem temperaturas muito agradáveis, como é o caso dos países temperados. Porém é válido ressaltar: apesar de ser uma planta resistente, não é possível que estas  sejam cultivadas em extremos como os locais próximos aos polos.

 Orquídea no Vaso

Orquídea no Vaso

Para entender melhor o ambiente no qual a orquídea tem uma melhor adaptação, prestemos atenção em seu comportamento por aqui: ela gosta, basicamente, de se estabelecer em árvores altas, criando raízes que a fazem ficar firmes no galho  ou no tronco da árvore. Dessa maneira, ela consegue receber água da chuva, a luz solar que tanto precisa e, de quebra, material orgânico para fazer a sua alimentação.

Por conta desse comportamento, muitos acabam acusando erroneamente que as orquídeas não passam de plantas parasitas. Mas não é bem assim: a orquídea só faz a sua alimentação do material orgânico que cai de seus galhos, ou seja, folhas que secam. A partir daí, vale dizer apenas que a orquídea pega carona nos atributos das plantas para conseguir sobreviver.

Além disso, a planta se caracteriza por fornecer aos seres humanos a essência mais utilizada na indústria alimentícia de todo o mundo: a baunilha. A orquídea responsável pela baunilha é originária da América, na qual os nativos a utilizavam para dar sabor aos seus alimentos. Os Europeus, encantados, resolveram levar para a Europa várias mudas destas, o que ajudou a globalizar a essência.

As Orquídeas e Suas Cores

 Cores de Orquídeas

Cores de Orquídeas

Em se tratando das orquídeas,  os seus grandes diferenciais, como já dito, são o seu caule, as suas folhas e, principalmente, as suas flores. Por conta de ser uma planta bastante esbelta nesses aspectos, muitas pessoas as escolhem para servir como um presente dedicado à outra pessoa em ocasiões mais especiais, como aniversários, agradecimentos, etc.

As cores de orquídeas mais comuns que encontramos nas floriculturas e supermercados são a orquídea de flor branca, bem como, também, as de cores amarelas e rosas. Mas existe uma grande variação nas cores que vão do rosa até o azul e, também, a orquídea negra, que é a mais rara e, portanto, mais valiosa.

Rosa

Orquídea Rosa

Orquídea Rosa

Quando se trata de orquídeas de cor rosa, elas querem transmitir feminilidade, além de também serem um grande indicativo que a pessoa que deu a orquídea ama a destinatária.

Branca

Orquídea Branca

Orquídea Branca

Em se tratando das orquídeas de cor branca, estas retratam um sentimento puro e inocente, perfeito para as ocasiões onde as pessoas querem demonstrar um amor e afeto eterno. Por conta desse significado, as orquídeas brancas são frequentemente encontradas em decorações para casamento (incluindo o próprio buquê da noiva), recepções diversas, entre outros.

Azul

Orquídea Azul

Orquídea Azul

As orquídeas de cor azul retornam aos sentimentos de paz e equilíbrio, sendo recomendado como presente para mostrar a outra pessoa gratidão, segurança e lealdade.

Amarela

Orquídea Amarela

Orquídea Amarela

E, por fim, as orquídeas amarelas tem a função de transmitir paz para outrem, além de fazer com que seja um presente perfeito para aquela pessoa que você queira desejar felicidade e alegria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *