Crisântemos

Crisântemos constituem cerca de 30 espécies de plantas perenes com flor da família Asteraceae, a qual é nativa da Ásia e do nordeste da Europa. O gênero já incluiu um número maior de espécies, mas foi dividido há algumas décadas em vários gêneros. Crisântemos são herbáceas perenes que crescem de 50 a 150 cm de altura, com folhas profundamente lobadas com cabeças de flor grande.

Geralmente são brancas, amarelas ou rosas e são a dieta preferencial de certas larvas da espécie lepidópteros. Os crisântemos foram primeiramente cultivados na China. A flor foi trazida para a Europa no século 17 e Lineu a nomeou a partir da palavra grega que denomina o ouro. Continue lendo para saber como cultivar crisântemos com mais facilidade.

Crisântemos: Planta Versátil

A palavra crisântemo significa ‘flor dourada’ em grego, contudo, é possível encontrar essas flores em diversas versões de cores. Mas, não é só na coloração das pétalas que há grande versatilidade também existem cultivadores com botões em formatos distintos que são bem interessantes para a decoração dos ambientes. Pode ser uma boa aposta para quem deseja trabalhar com produção de flores, pois oferece uma renda garantida.

História do Crisântemo

Acredita-se que essa flor é de origem chinesa, boa parte das espécies atuais foram desenvolvidas a partir de linhagens advindas da China. Inclusive há relatos de que essas plantas já eram cultivadas há mais de 2 mil anos. No final do século 17 os crisântemos já podiam ser encontrados no continente europeu e um século depois já estava nos Estados Unidos.

Ao longo desse período os crisântemos foram sendo melhorados geneticamente para que se tornassem mais adequados para os locais em que seriam cultivados. Grande parte das variedades de crisântemos encontrada no Brasil descende de plantas vindas do Japão. Foram os imigrantes japoneses que trouxeram os primeiros crisântemos para nosso país. Contudo, também foram trazidos cultivares europeus por holandeses.

Condições Para o Plantio de Crisântemos

Uma planta que se adapta melhor a climas frios em locais com dias curtos tem o ápice do florescimento no inverno. Contudo, é possível que o plantio dessas flores seja feito em estufas que contribuem para a realização do seu escurecimento artificial. Para finalidade comercial o crisântemo é propagado somente em forma vegetativa.

Para que essa planta possa ser cultivada é necessário contar com solo fértil e um clima com temperatura entre 18°C e 25°C. Pode ser cultivado em vasos, jardins e em canteiros. O corte geralmente é feito cerca de 13 semanas depois do plantio das mudas e o custo varia de R$ 3,00 e R$ 5,00 por muda. A seguir vamos explicar como funciona o plantio de crisântemos.

Como Plantar Crisântemos

Agora que você já conhece a história dessa planta e das suas lindas flores vai gostar de conferir o passo a passo de como fazer o plantio.

Primeiros Passos

Tudo começa com a retirada das mudas das ponteiras de plantas matrizes com quatro centímetros se for cultivar em vasos pequenos ou jardins. Se você vai cultivar num vaso maior a dica é deixar matrizes com cinco centímetros. No caso de cultivo para corte o ideal é deixar seis centímetros. Para garantir o sucesso da empreitada de cultivo de crisântemos recomendamos que você adquira suas mudas de empresas confiáveis.

Fazendo o Plantio

No começo as mudas de crisântemos devem ser tratadas com reguladores de crescimento e depois devem ser cultivadas em substrato. Depois de duas semanas, com elas já enraizadas, podem ser levadas para vasos com adubos ou para canteiros. Use iluminação noturna por um período de duas a quatro semanas para estimular o crescimento.

Nesse período da iluminação noturna deve ser realizado o chamado ‘pinch’ que nada mais é do que remover o broto central para que as brotações das laterais possam se desenvolver ou o contrário caso deseje que a planta desenvolva uma flor única. A indução ao florescimento deve começar quando o crisântemo de vaso atingir 40 cm ou 80 cm no caso do crisântemo de corte.

Num período de quatro semanas você deverá forrar a estufa com plástico escuro por algumas horas do dia. Remova esse plástico quando a cor dos botões aparecer. Em duas semanas as flores irão se abrir totalmente.

Dicas Para o Canteiro de Crisântemos

O recomendado é que cada canteiro tenha 1,2 metro de largura e 20 centímetros de altura. As estacas deverão ser colocadas nas bordas do conjunto dos canteiros a cada 2,5 metros para sustentar a rede de tutoramento de 360 malhas. O espaçamento entre as malhas deve ser 12,5 por 12,5 centímetros no verão e também no inverno. O solo deverá passar por processo de esterilização a cada três ciclos de cultivo.

Uma forma de fazer essa esterilização é injetar no terreno vapor entre 85°C e 90°C durante quatro horas. Analise o solo e se achar que precisa jogue calcário para que a saturação das bases chegue a 80%. Para o crisântemo o pH ideal fica entre 5,5 a 6,5. A irrigação deverá ser feita por aspersão até a nona semana e depois desse período deverá ser feita por gotejamento, por tripas perfuradas ou tubos.

Canteiro de Crisântemos

Canteiro de Crisântemos

Como Fazer a Adubação de Crisântemos

O ideal é usar por hectare 30 kg de nitrogênio (N); entre 100 e 300 kg de pentóxido de fósforo (P2O5) e entre 50 e 150 kg de potássio (K20). É fundamental que antes de fazer o plantio das mudas sejam aplicados 40 litros de palha de arroz carbonizada por metro quadrado. Você pode usar um similar se preferir. Esse composto deverá ser bem misturado com o solo até alcançar 20 centímetros de profundidade.

Depois de 30 dias do plantio feito será possível fazer a adubação de cobertura com 60 kg de nitrogênio e 50 kg de potássio por hectare. Após um mês aplique novamente 60 kg de nitrogênio. Passados 40 dias do plantio você deverá realizar um total de quatro irrigações com cinco litros por metro quadrado de uma solução feita a partir de 10 mg de manganês (Mn), 0,5 grama de potássio, 01 mg de zinco (Zn) e 02 mg de boro (B) dando intervalo de dez dias.

Corte de Crisântemos

Depois de 13 semanas do plantio das mudas é possível fazer o corte das suas plantas sempre rente ao solo. As hastes deverão ser agrupadas em fardos e depois colocados em baldes de água limpa para que as flores permaneçam saudáveis por mais tempo.

Gostou das dicas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Por favor postem mais sobre essa planta .. Tenho tantas duvidas sobre ela .. Tipo: como aduba, quanto tempo para adubar, como regar, se pode colocar no sol .. Pq a cabeça de amarela fica marrom?
    São muitas duvidas .. Desde ja agradeço.

    Amanda Carvalho 20 de junho de 2016 11:20 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *