As Dipladênias são trepadeiras muito apreciadas no mundo todo devido a suas lindas flores. A duração de suas flores está ligada ao clima no qual estão inseridas; em climas quentes as flores podem aparecer durante todo o ano.
As cores mais comuns dessas flores é o vermelho e o rosa, sendo que pode ocorrer na cor branca também, sendo mais raro. Elas podem atingir até 3 metros de comprimento.
A dipladênia é uma trepadeira de origem nacional e de flores muito bonitas, conhecida mundialmente pela sua linda floração. Suas flores nascem mais intensamente na primavera e verão, mas se estiver num clima quente sua floração pode se estender ao longo do ano.
Em formato de trombeta, a flor pode chegar a 10 centímetros de diâmetro, nas cores branca, rosa ou vermelha. O ideal é serem cultivadas à meia-sombra ou sob sol direto, desde que haja bastante umidade no ambiente, ou seja, receba água constantemente sem encharcá-las, se não morrem. Também podem ser plantadas em vasos ou jardins que sobreviverão.
As dipladênias fazem um grande sucesso entre os paisagistas, pois elas florescem desde novinhas. Com sua característica não densa das folhagens, cobrem suportes leves e estruturados, exalando perfume característico. Só a seiva é que é tóxica, demandando cuidados ao manipulá-la, bem como não bobear com animais e crianças perto delas, para que não provoquem queimaduras na pele.