Flor Canhota – Scaevola Aemula

A Flor Canhota é uma das denominações populares pelo quais é conhecida uma espécie vegetal cientificamente chamada de Scaevola Aemula. O nome popular é uma referencia a forma de mão que possui as flores desta planta, além do que o nome cientifico Scaevola, em português significa o mesmo que canhoto. O nome Scauvola também tem relação com o herói da Roma antiga, Mucius Scaevola, que era um homem bastante corajoso que chegou a queimar a própria mão. A Scaevola Aemula também é popularmente denominada de Escaevola, Escaévola, Flor de Abanico e em inglês de faury fan flower. A Scaevola Aemula é uma flor perene nativa da Oceania, sendo oriunda da Austrália, mais precisamente da região sul do país. A Scaevola Aemula é uma espécie vegetal pertencente a família botânica Goodeniceae e que possui como sinonímia a planta Scaevola Saligna. A Flor Canhota lembra muito uma margarida, contudo, a Flor Canhota possui somente 05 (cinco) pétalas.

A Família Botânica Goodeniaceae

Essa família botânica é considerada de porte pequeno, pois abriga 12 (doze) gêneros e em torno de 410 (quatrocentos e dez) espécies. A maioria das espécies dessa família botânica é encontrada na Austrália, com exceção do gênero Scaevola, que possui cerca de 100 espécies e é muito encontrada nas regiões tropicais do planeta, inclusive o Brasil. As espécies desta família se caracterizam por serem arbustos ou subarbustos que possuem folhas simples, carnosas dispostas de maneira alternada e sem estipulas. As plantas da família Goodeniaceae são angiospérmicas, sendo as flores bissexuais e com inflorescência axilar e se apresenta em dicásios. Os frutos das espécies desta família são drupas carnosas que se caracterizam por apresentarem um caroço que tem dois lóculos (pequenas cavidades).

A Família Botânica Goodeniaceae

A Família Botânica Goodeniaceae

As Características da Flor Canhota – Scaevola Aemula

A Flor Canhota é uma espécie vegetal herbácea que se caracteriza por ser muito florífera. A Flor Canhota é um arbusto de pequeno porte, que geralmente compõe pequenas moitas de formato arredondado e compacto que possuem uma altura média que oscila de 25 (vinte e cinco) a 40 (quarenta) centímetros. A Flor Canhota chega a atingir 70 (setenta) centímetros de diâmetro. A Flor Canhota é uma espécie vegetal que possui ciclo de vida perene, isto é, que vive um período maior que dois anos, que é considerado longo no reino vegetal. O caule da Flor Canhota se caracteriza por ser muito ramificado, flexível, prostrado e podendo se apresentar de forma ereta e pendente. A cor do caule da Flor Canhota é verde-arroxeada. As folhas da Flor Canhota são coriáceas (textura que recorda o couro), pubescentes (coberta de pelos finos), de formato lanceolado (em forma de lança) a ovalado (em forma de ovo), são suculentas (folhas grossas que armazenam água) e com as suas margens apresentando pequenos dentes. As folhas desta espécie vegetal se caracterizam por apresentarem natureza permanente. As flores da Flor Canhota se destacam por apresentar um formato de Mao, e possuírem 05 (cinco) pétalas, ficando todas dispostas para um mesmo lado. A coloração das flores varia conforme a variedade da espécie, podendo ser encontradas flores nas cores azul, lilás e brancas. A floração da Flor Canhota normalmente acontece no período do verão e da primavera. Entre as variedades de Flor Canhota encontramos: Blue Shamrock, White Wonder e New Wonder.

O Cultivo da Flor Canhota – Scaevola Aemula

A Flor Canhota é uma espécie vegetal que se dá bem e consegue se desenvolver de forma plena quando é cultivada em locais que possuem clima ameno, no Brasil, essa espécie vegetal se adapta facilmente ao clima da região sudeste e sul (local mais cultivado no país). No entanto, encontramos a Flor Canhota sendo cultivadas em locais que apresentam clima: Tropical, Subtropical, Oceânico e Mediterrâneo. A Flor Canhota é uma planta que pode ser cultivada em locais que apresentam clima um pouco mais frio, contudo é interessante que ela seja protegida no período do inverno, como em estufas. A Flor Canhota é uma espécie vegetal que pode ser cultivada sob meia sombra ou sob o sol pleno, mas a planta exige uma boa luminosidade. O solo ideal para o cultivo da Flor Canhota é o do tipo arenoso, leve, com boa capacidade de drenagem, e que pode ser enriquecido com a aplicação de material orgânico e com a realização de regas de forma regular. A Flor Canhota aprecia ser cultiva em solos úmidos, no entanto não é necessário exagerar na irrigação, pois o solo não deve ficar encharcado – essa condição pode sufocar as raízes da planta e levar a mesma a morrer. A Flor Canhota é uma espécie vegetal que pode ser cultivada nas regiões litorâneas, pois elas conseguem tolerar solos arenosos e a salinidade, que é bastante presente nessas regiões. A Flor Canhota além de tolerar essas condições acima citadas, consegue a resistir a períodos de estiagem, no entanto esses períodos não devem ser muito longos. As variedades de Flor Canhota: Blue Shamrock, White Wonder e New Wonder, podem ser usadas pelos paisagistas para decoração. Essas variedades da Flor Canhota podem compor maciços e bordaduras de plantas. Existem outras variedades de Flor Canhota que possuem menor porte, e são muito usadas como forração, fazendo uma espécie de cobertura completamente vegetal em áreas que não são pisadas por pessoas, como em bosques, próximo a arvores e em canteiros. No entanto o cultivo da Flor Canhota é bastante realizado ornamentalmente em cestas suspensas e jardineiras, pois nessa condição os seus ramos vistosos e floridos ficam melhor expostos para serem vistos e admirados. O cultivo da Flor Canhota com outras espécies vegetais não é muito indicado, pelo fato dela apresentar características invasivas e acabar sufocando as outras plantas.

O Cultivo da Flor Canhota – Scaevola Aemula

O Cultivo da Flor Canhota – Scaevola Aemula

A Multiplicação da Flor Canhota – Scaevola Aemula

A Flor Canhota é uma espécie vegetal que se multiplica de 02 (duas) maneiras: por dispersão de suas sementes e por estaquia. A multiplicação por dispersão de sementes consiste em espalhar as sementes geradas pelas flores da Flor Canhota em locais apropriados para o cultivo da espécie. Após o plantio das sementes é necessário que sejam tomados os cuidados com adubação, irrigação e iluminação para que a Flor Canhota se desenvolva de forma plena. A multiplicação por estaquia consiste na formação de estacas que visam criar mudas da Flor Canhota com o intuito de gerar novas plantas. As estacas da Flor Canhota para conseguirem formar uma muda da espécie precisam conter ramos, folhas e raízes para que desta maneira elas criem condições de enraizar e gerar uma nova planta. Geralmente a Flor Canhota se propaga nos períodos do verão e do inverno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *