Flor Cravo Vermelho

Não é nada anormal percebemos que a natureza faz parte de nossa vida quase que 24 por dia, não é verdade? Quando vamos dar uma volta por aí, por exemplo, é bastante normal que nos deparamos com árvores, plantas ou animais. É um reflexo do que a natureza é para a gente: vida, proteção, amor. Se estamos em um dia muito ruim, basta que olhemos para o céu ou passemos a frequentar um lugar com um contato mais íntimo com a natureza que os nossos problemas nos dão um sossego, pelo menos por um pouco de tempo.

Muitas pessoas preferem ter a companhia de um animal de estimação, como forma de manter um contato mais íntimo com a natureza. O problema, no entanto, é que em alguns locais, como prédios residenciais, a presença de animais é terminantemente proibida, o que acarreta, entre outras coisas, a escolha por plantas, que também precisam de atenção, mas não são iguais os animais de estimação.

E, quando se trata de plantas, muitas pessoas preferem que sejam as plantas que possuem flores, já que elas, além de serem bastante bonitas, auxiliam a deixar o ambiente muito mais agradável para as visitas, bem como, também, causa uma impressão melhor. E, no nosso artigo, nós iremos falar um pouco mais sobre um tipo de flor que é bastante comum aqui no Brasil e que também costuma ser bastante requisitada. Vamos lá?

A Flor Cravo

Quando nós falamos de flores, logo vem a nossa cabeça a mais famosa, talvez, que é a rosa. Ela, além de ser uma flor bastante bonita, por conta de sua delicadeza e de suas cores estonteantes, é bastante fácil de ser encontrada em canteiros pelo país, já que não é uma planta que exige muito do solo.

Mas existem aquelas pessoas que se interessam por espécies bastante exóticas de flores, como é o caso do cravo. Aqui no Brasil, o cravo é bastante conhecido, por ser uma flor bastante “densa”, com as bordas muito interessantes. Apesar de ser bastante famosa em terras tupiniquins, a origem do Cravo está bastante distante daqui: ela é originária do contente asiático, mais especificamente, no extremo oriente. É uma flor já há muito conhecida pelo ser humano, tendo sido citada em contos da mitologia romana e mitologia grega. Em Roma, por exemplo, ela é conhecida como “Flor de Júpiter”, já que ela reunia características observadas no deus romano. Vale a pena lembrar que Júpiter é para os romanos o mesmo que Zeus é para a Grécia.

Deus Romano Júpiter

Deus Romano Júpiter

Características

É uma flor que irradia beleza, tendo várias pétalas, o que a deixa ser uma flor bastante densa, além de um caule retilíneo de um verde muito vivo, que é bastante cilíndrico e apresenta uma harmônica ramificação. As suas dimensões variam de espécie para espécie, podendo alcançar, até mesmo, um metro de altura mais ou menos. Além disso tudo, é uma ótima arma contra a maioria dos insetos, já que sua essência, que é considerada forte, não é tolerada pela maioria de tais insetos.

Simbolismo

Pessoa Dando Flores de Cravo Vermelha

Pessoa Dando Flores de Cravo Vermelha

Por conta de diversos tipos de mitologias abraçarem e tornarem importante para eles o Cravo, além de sua aparência e de seu perfume, o significado do cravo foi sendo construído ao longo dos anos, chegando ao consenso de que a flor atrai a boa sorte, sendo um ótimo presente para aquelas pessoas que precisam de um pouco de luz em sua vida, ou de sorte mesmo. Vale a pena lembrar que cada cor de cravo remete a um desejo, além da boa sorte. O cravo de cor rosa, por exemplo, atrai carinho e ajuda a relembrar velhas e doces recordações. A cor vermelha, como já é esperado, atrai o amor e os desejos mais profundos. Os cravos de cores amarelos já remetem a um período de maior conformismo, sendo um símbolo quando não se fala em reciprocidade em um bom ato feito para o próximo.

Além dos desígnios estéticos, não podemos nos esquecer dos outros papeis que os cravos têm na vida dos seres humanos: geralmente, um cravo é utilizado na lapela do noivo, para realmente simbolizar uma boa sorte e um amor eterno ao casal (por isso, a cor escolhida para o cravo é majoritariamente a vermelha).

Há também todo aquele simbolismo de saudade. Por exemplo, o cravo branco geralmente é utilizado para homenagear as mães que já se foram, enquanto as vermelhas são utilizadas para homenagear as que estão vivas. Por conta de seu cheiro bastante característico, o cravo sempre é procurado para ser transformado em vários tipos de incenso e velas perfumadas. Quando são misturadas com uma solução de álcool e canela, viram uma ótima maneira de afugentar mosquitos e outros insetos, bem como, também, a tirar o mal cheiro que fica impregnado em cachorros, por exemplo.

Como Cultivar os Cravos?

O cravo deu bastante certo no Brasil justamente por nosso país estar localizado em um clima majoritariamente tropical, ou seja, com um clima quente e úmido, que é perfeito para que o cravo possa se desenvolver sem maiores problemas. Ele deve ser mantido em solo bastante quente, não muito úmido mas, em compensação, muito bem adubado. Porém, antes que ela possa germinar, é necessário manter o solo úmido, numa temperatura entre quinze e vinte graus. Por conta do nosso clima, é possível que o cravo seja produzido em larga escala, perfeita para a indústria de essências e a indústria de decoração, já que ela é bastante procurada pelas floriculturas em geral.

Se você precisa presentar alguém, mas não faz ideia do que pode utilizar para dar de presente, isso é muito simples de ser feito: basta presentar com cravos! A pessoa com certeza irá se sentir feliz e amada, por conta do significado que a planta carrega consigo. Por exemplo: dar cravos de cores rosa indica que você é grato a uma pessoa pelo o que ela é ou pelo o que ela fez, podendo ser uma ótima pedida de presente para sua mãe no dia das mães, por exemplo. Mas, vale o conselho: confira antes se a pessoa gosta de flores, pois, o que era pra ser uma homenagem, pode acabar se tornando uma decepção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *