A Hera Americana é uma espécie vegetal cientificamente denominada de Parthenocissus Quinquefolia. No reino vegetal a Parthenocissus Quinquefolia tem como sinonímia as seguintes nomenclaturas: Ampelopsis Hederacea, Ampelopsis Latifolia, Ampelopsis Quinquefolia, Herdera Quinquefolia, Parthenocissus Hirsuta, Parthenocissus Inserta, Psedera Quinquefolia, Vitis Inserta e Vitis Quinquefolia. O nome Hera Americana é uma das formas pelas quais a planta é popularmente conhecida. Contudo existe outras denominações pelos quais a espécie também é popularmente denominada: Vide Virgem, Trepadeira da Virginia, Videira Virgem, Vinha Virgem e Vinha Virgem da Virginia. A Hera Americana é uma planta nativa da América do Norte, mais precisamente do Canadá e dos Estados Unidos. Ela é bastante cultivada desde a região do Quebec (no Canadá) até a região da Flórida (parte oeste da costa Norte Americana). A Hera Americana é uma espécie pertencente a família Vitaceae, a chamada família das vinhas. Essa família (a Vitaceae) se caracteriza por abrigarem plantas angiospérmicas (plantas que possuem flores) e abrigar 12 gêneros diferentes, com aproximadamente 800 espécies diferentes que estão distribuídas e cultivadas pelas regiões que apresentam clima tropical e subtropical do nosso planeta. A família Vitaceae é composta em sua maioria por lianas ou arbustos, que contem gavinhas (tipos de ramos ou folhas que são modificadas) que compõem as inflorescências das plantas. Algumas espécies desta família são utilizadas para efeitos ornamentais por sua procedência e aparência bonitas e exóticas (são o caso das plantas da espécie Parthenocissus – Hera Americana). Entre as especies mais conhecidas dessa família estão as plantas do gênero Vitis, que são usadas para a produção de uvas, fruta bastante conhecida de todos nós.
As Características da Hera Americana – Parthenocissus Quinquefolia
A Hera Americana é uma espécie vegetal bastante cultivada nas regiões de clima temperado e subtropical. A Hera Americana é uma planta que possui ciclo de vida perene, isto, são plantas que possuem ciclo de vida maiores que dois anos, que no reino vegetal são considerados longos. A Hera Americana é uma trepadeira, que são plantas que germinam no solo e se mantem sempre enraizadas, no entanto necessitam de uma espécie de suporte para ficarem eretas e crescerem de forma vertical. A Hera Americana é uma espécie semi lenhosa, decídua (plantas que perdem suas folhas anualmente na época do outono e renovam as mesmas na época da primavera) e com folhagem que possui características ornamentais e decorativas. A Hera Americana possui gavinhas, uma das características das espécies pertencentes a família das Vitaceae, que terminam em forma de discos. Essas gavinhas são aderentes, e possuem a capacidade de fixar a Hera Americana em superfícies que sejam ásperas. O Caule da Hera Americana se caracteriza inicialmente por apresentar a cor verde, contudo, quando o tempo passa, ele se trona marrom e coberto de pelos. A Hera Americana é uma espécie vegetal que alcança uma altura que varia de 10,00 (dez) a 30,00 (trinta) metros, conforme o suporte adotado para sustentar a planta.
As folhas da Hera Americana são alternadas, longo pecioladas (as folhas se prendem aos ramos através de um pecíolo – espécie de caule fica entre a bainha e o limbo), compostas, palmadas e divididas em cinco folíolos elípticos e possuindo as margens serrilhadas. A cor das folhas da Hera Americana é variável de acordo com a época do ano em que estivermos. Na Primavera e Verão, as folhas da espécie são verdes, enquanto no Outono antes de caírem, as folhas possuem a coloração vermelha. Devido a variação das tonalidades de suas folhas, a Hera Americana é bastante utilizada na ornamentação de jardins, causando um belo efeito. As inflorescências da Hera Americana normalmente surgem na primavera e no verão, e elas vem com muitas flores de coloração verde e tamanho pequeno, que acabam possuindo importância ornamental despercebida e secundaria. Os frutos dessa espécie vegetal apresentam formato esférico e de cor preta, que possuem em torno de 02 (duas) a 03 sementes e são muito similares as uvas, ficando em cachos esparsos pela planta. Os frutos da Hera Americana se caracterizam por conterem acido oxálico, substancia que faz com que os frutos sejam considerados venenosos para os mamíferos, inclusive o ser humano (a quantidade letal de acido oxálico para o ser humano é em torno de 1.500 mg , e geralmente consumimos em torno de 150 mg diariamente). No entanto, os frutos da Hera Americana são bastante apreciados pelos pássaros, que os utilizam como alimentos.
O Cultivo da Hera Americana – Parthenocissus Quinquefolia
A Hera Americana é uma espécie vegetal que aprecia o clima ameno (temperado e subtropical). A Hera Americana é uma planta fácil de ser cultivada e caso não seja controlada, devido a sua rusticidade, a espécie pode se tornar invasora, devido ao seu crescimento que ficará incontrolável. A Hera Americana se caracteriza por apresentar um crescimento rápido, e ela é uma espécie vegetal propicia para fazer o revestimento de troncos de arvores, paredes, muros e cercas. Ela deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo à meia sombra. No cultivo a meia sombra a Hera Americana pode funcionar como forrações para jardins, contudo, quando a planta é usada nesse intuito ela não pode ser pisoteada pelas pessoas. A Hera Americana se dá bem com qualquer tipo de solo, por isso o solo ideal para o cultivo da espécie é o fértil e com boa capacidade de drenagem. O solo pode sofrer enriquecimento de fertilidade através da aplicação de material orgânico, que assim dará uma condição melhor para que a planta absorva nutrientes no solo. Para o bom cultivo da Hera Americana pode ser feitas regas de maneira regular e periódica, para manutenção do solo molhado, contudo não é necessário encharcar o solo, pois essa condição pode sufocar as raízes e levar a planta a morte. A Hera Americana exige baixa manutenção, e para o controle do crescimento da planta podem ser realizadas podas na época do inverno, quando a planta estiver sem folhas, pois estas caem na época do outono. A Hera Americana é uma espécie vegetal que apresenta uma certa resistência, chegando a suportar a seca e o frio. Quando a planta é cultivada em alguma região que for atingida por geadas, a planta tende a desaparecer e volta a nascer na primavera.
A Multiplicação da Hera Americana – Parthenocissus Quinquefolia
A Hera Americana é uma espécie vegetal que se multiplica de duas formas: por dispersão de sementes e por estaquia. A multiplicação por dispersão das sementes consiste em espalhar as sementes que foram produzidas pelas flores da Hera Americana em outros locais apropriados pelo cultivo. Muitas vezes as sementes dessa espécie se espalham de forma natural. Para as pessoas que adquiram sementes da Hera Americana é aconselhável que elas sejam guardadas no frio durante 02 (dois) meses antes de serem plantadas para que a dormência seja quebrada. A multiplicação por estaquia consiste na formação de estacas nos ramos da planta. Os pedaços que formarem estacas precisam ter raízes para conseguirem se desenvolver uma nova planta.