Jasmim-Amarelo – Jasminum Mesnyi

Algumas flores são extremamente populares e são lembradas e reconhecidas em diversas ocasiões. O Jasmim é um bom exemplo para esse caso, pois além de conquistarem as pessoas pela sua beleza natural, elas têm um aroma maravilhoso e bem conhecido. Com um canteiro dessa flor em seu jardim ele com certeza vai ficar mais vido e o ambiente muito mais cheiroso. Você com certeza já deve ter experimentando um aromatizante, um chá ou até mesmo ter usado um perfume a base de jasmim e pode comprovar como realmente é atraente o aroma dessa planta. Então nada mais justo do que plantar em casa, principalmente se você gosta de jardinagem e tem um canteirinho de flores, nem que seja no cantinho do quintal da sua casa. Mais abaixo você vai encontrar algumas informações básicas sobre o Jasmim amarelo e saber quase tudo sobre a planta, principalmente se você quiser começar o seu cultivo. Com as informações abaixo, você vai precisar apenas comprar uma muda e começar o seu canteiro.

Ficha Técnica

Pertencente ao gênero Jasminum L. e uma das espécies de plantas que fazem parte da família Oleaceae, ou Jasminum mesnyi como cientificamente é conhecida a Jasmim amarela, é uma das flores de origem do Velho Mundo.  O nome original dessa planta era Yasamin, da língua árabe, mas mudou com o passar do tempo e o transporte de mudas dessa planta para outros países. Sendo categorizada com arbustos, cercas vivas e flores trepadeiras, o jasmim amarelo também recebe outros nomes populares que vão variar de acordo com o local onde é cultivado, como por exemplo, o jasmim primulino. Dependendo das condições de cultivo, essa planta pode chegar até 3 metros de altura. As flores do jasmim amarelo são bem tubulares com pétalas bem características da espécie e sempre exalando um aroma muito agradável. Apesar de receber o nome de jasmim amarelo, a maioria das flores dessa espécie é branca, mas existem algumas variações brancas e rosas.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

O ciclo de vida do jasmim amarelo é perene, isso significa que o ciclo de brotação da planta é mais longo e podem chegar até 2 anos, então você tendo um canteiro dessa flor em seu jardim, significa que durante todo o ano novas flores e folhas nascendo durante todo ano. Como citamos mais acima, o aroma do jasmim ganha um destaque muito grande em qualquer plantação. O cheiro é mais adocicado, tanto que está entre os preferidos em perfumarias.  A China sempre foi o maior produtor de jasmim do mundo, mas nos últimos anos a Índia vem ganhando destaque nesse comércio. Por lá, o jasmim amarelo é muito facilmente encontrado, e verdadeiros e imensos jardins feitos somente dessa espécie vêm se tornando mais comum. Ainda assim, o primeiro país oriental ainda tem uma cultura muito forte e o jasmim está sempre presente até mesmo na culinária, onde é usado como aromatizante de temperos e as suas flores também são colocadas no chá para deixá-lo mais cheiroso e doce. Os ramos da planta são bem ramificados e pendentes, apresentando-se sempre na cor verde e em formato quadrangular. As folhas sempre crescem em forma variegadas com três folíolos de estrutura bem macia e sempre na cor verde escuro e com um brilho bem destacado.

Como Cultivar

A forma como você vai cultivar o jasmim influencia diretamente no aroma e na beleza da flor, então é muito importante que você sempre ofereça boa terra, regas de acordo com a necessidade da planta e claro, uma fertilização suficiente para que ela cresça bem e saudável. O clima preferencial para cultivar o jasmim é aquele típico da sua região de origem, podendo ser continental, oceânico, mediterrâneo, subtropical e tropical. O fato de você morar em uma região onde esses climas não são predominantes, não implica que você não possa ter seu canteiro de jasmim, mas que terá que tomar alguns cuidados para que ela não morra. O jasmim amarelo deve ser mantido sempre à meia sombra ou ao sol pleno para que tenha um bom desenvolvimento. Essa flor cresce muito rápido e é também muito versátil, por esse motivo que tantas pessoas a utilizam como cerca viva. O jasmim amarelo quando conduzido pode se tornar uma linda trepadeira e fica maravilhoso para ornamentar pilares e muros. O solo ideal para manter o seu jasmim amarelo deve ser fértil, bem drenável o que significa que ele deve absorver bem a água das regas porque o jasmim amarelo não suporta solos muito encharcados. Você deve enriquecer esse solo com matéria orgânica e manter as regas em períodos regulares. Com esses poucos cuidados o seu canteiro já irá se desenvolver muito bem. Evite cultivar a flor em locais onde existe grande incidência de geadas fortes porque a planta pode morrer. Caso ocorra que ela murche ou morra, mantenha os cuidados e espere até a próxima primavera que ela provavelmente florescerá novamente.

Quando for plantar o seu jasmim amarelo, atente-se para deixar o solo com um teor de argila para fixar bem o torrão e também é mais indicado que você abra um buraco maior do que a muda que você vai plantar. Uma boa dica, é você misturar em um balde ou em uma lona, um pouco de adubo animal de curral do tipo bem curtido. Se você colocar uma quantidade entre 200 e 300 gramas, consegue plantar bem. O adubo animal pode também ser substituído por cama de galinheiro, mas nesse caso coloque apenas metade da quantidade indicada mais acima. Misture tudo com o composto orgânico e aplique na sua terra. Ao colocar o torrão do jasmim amarelo no buraco que você cavou, basta preencher toda a lateral com a mistura que indicamos mais acima e dar leves batidinhas na terra para que o seu canteiro fique com a terra bem compactada e regue bem para ajudar a muda florescer. Sempre no inverno ou em estações onde as chuvas são mais intensas e constantes, é indicado que você suspenda as regas e coloque adubo animal misturado com composto orgânico ao redor da sua muda para que o jasmim amarelo consiga florescer bem, caso contrário, as florações serão bem reduzidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *