Uma das mais apreciadas trepadeiras usadas na fabricação de decorativas cercas vivas ou somente para compor o “coroamento” de partes estruturais é o jasmim-dos-poetas, conhecido cientificamente como Jasminum polyanthum. Apresentando flores brancas com tonalidades rosa e folhas verde-claras, essa planta proporciona uma aura romântica e leve à paisagem.
O jasmim-dos-poetas tem seu crescimento feito de maneira circular, enrolando-se em colunas e arcos; seus ramos têm crescimento intenso, chegando até aos 06 metros de altura, e permite cobertura ampla. O jasmim-dos-poetas servem para cobrir os caramanchões sendo bastante apreciados.
Ficha Técnica
- Nomes Conhecidos: Jasmim-de-inverno, Jasmim-dos-poetas, Jasmim-rosa
- Nome Científico: Jasminum polyanthum
- Pertence à Família: Oleaceae
- Desenvolve-se Melhor no Clima: Subtropical, Mediterrâneo, Temperado
- Faz Parte da Categoria: Trepadeiras
- Originária: China, Ásia
- Desenvolve-se à Luminosidade: Sol Pleno e Meia Sombra
- Tamanho: 3.6 a 4.7 metros
- Período de Vida: Perene
Características
O jasmim-dos-poetas é uma semi-herbácea trepadeira, com muitos ramos e de rápido crescimento, famosa pelo perfume que exala de suas flores. Seus avermelhados ramos contam com folhas pinadas, que podem ter até nove folíolos verdes, com formato lanceolado.
São axilares as inflorescências, com vários botões rosa e em panículas abertas em flores brancas pequenas. Suas flores são róseas externamente e brancas internamente, com cinco pétalas patentes que transmitem um adocicado perfume.
Essa planta se torna perfeita para enfeitar jardins clássicos e românticos, seu florescimento e sua folhagem são de uma delicada beleza e seu suave perfume faz com que os sentidos se tornem aguçados. Indicada para fazer a cobertura de colunas, caramanchões, pórticos, treliças, muros, e grades, pode-se usá-la em lugares de descanso ou de tráfego que deixar sentir melhor o seu perfume. A época da floração pode acontecer na primavera, inverno ou outono, conforme o clima.
Seu cultivo deve se dar em solo fértil, sob sol pleno, solo drenável, repleto de matéria orgânica e com irrigação de intervalos regulares. Prefere o clima ameno, assim floresce com maior abundancia. Precisa passar por podas de limpeza e de cuidados anuais, deixando-a assim sempre com flores e viçosa.
Multiplica-se através de estaquia com ramos semilenhosos, removidos depois do período de floração. Também há a propagação através de sementes, alporquia e mergulhia. Pessoas com maior sensibilidade a odores precisam evitar o cultivo perto das janelas dos aposentos, já que seu perfume pode tornar-se enjoativo.
Maiores Informações
Arbusto de tamanho indefinido, do tipo cipó, capaz de ultrapassar os quatro metros, bastante ramificada formando uma touceira densa.
Suas folhas são feitas de estreitos folíolos ovais, e lanceolados com coloração verde escuro, seguindo número ímpar de até sete, crescidas de maneira oposta aos ramos. As flores são campanuladas, brancas, e perfumadas, juntas, mais nas extremidades dos flexíveis ramos.
Quando não estão ainda abertas apresentam cor rosada, proporcionando um maior efeito na ornamentação dos ambientes.
Tende a florescer no outono até chegar o inverno. Pode ser plantada em áreas com temperaturas amenas do país, como aquelas com altitude ou a partir do Sudeste indo para o Sul.
Modo de Cultivo:
Esta planta apresenta um cultivo bastante simples. O solo deve ter bastante adubo e um pouco de argila, além de contato direto com o sol. Durante o plantio é importante que o buraco apresente tamanho maior que aquele que apresenta o torrão da muda.
Misturar numa lona ou num balde adubo animal de curral bastante curtido, com aproximadamente 300 gramas de composto orgânico. Junte ainda 100 gramas de farinha de osso e misture tudo até que fique uniforme.
No fundo do buraco ponha parte desse adubo, e depois acomode a muda e faça o preenchimento das laterais com o restante do adubo. Compacte com leveza a terra em volta da muda e regue bastante.
Durante dez dias após o plantio a muda deve ser regada e somente após esse prazo passar às regas regulares. É preciso fazer a condução dessa trepadeira, por isso, seu plantio precisa ser feito próximo de cercas, muros, caramanchões e pérgulas.
Todos os anos, durante o inverno ou na ainda na estação mais chuvosa, adube a planta uma mistura parecida com aquela utilizada no plantio, pondo em volta da muda e juntando ao solo do canteiro, completando com uma rega posteriormente.
Fazendo Muda
Para se conseguir mudas do jasmim-dos-poetas deve-se remover os ramos do ponteiro quando estiver sem flores, depois de sua fase de crescimento, que acontece sempre durante a primavera. Corte estacas de com até 25 cm de comprimento, removendo as folhas da base para poder cravar a muda. Use um substrato leve, como casca de arroz carbonizada acrescida de terra e areia de canteiro em iguais partes.
Colocar em sacos de cultivo ou em caixotes e enterre a muda uns cinco centímetros, molhando logo depois, cubra com um plástico escuro ou deixe em local protegido. Para manter um enraizamento bom é necessário que a umidade seja mantida.
Forma de Propagação
Para aqueles que possuem viveiros, a utilização de hormônios de enraizamento pode culminar numa quantidade maior e uniformidade das mudas propagadas. Assim que perceber que elas estão se desenvolvendo, apresentando sinais de enraizamento da estaca, pode haver a remoção do plástico e transplante das mesmas para baldes ou sacos de cultivo, se a técnica haja sido feita em caixotes.
Para aqueles que trabalham com a propagação de mudas é uma excelente planta, pois já que cada vem sido usada cada vez mais pelos paisagistas para a formação de enfeites de grades e muros, jardins verticais, ampliando as áreas verdes das cidades.
Paisagismo
Trepadeiras e cipós são um aditivo excelente para jardins, pois deixam uma aparência mais viva ao ambiente, sendo capazes de ocupar espaços que antes eram sem graça, deixando decorados os muros, enfeitam cercas e pergolados, e ainda podem atuar como tela de fundo a treliças, deixando aquele espaço com maior privacidade.
Além de ser bonito, ainda é fácil de ser encontrado e cuidados, por isso, este arbusto é um dos que mais são usados em projetos de paisagismo, especialmente em chácaras e sítios e ainda em casas na cidade, desde que distantes das janelas dos quartos, para não enjoar de seu maravilhoso perfume.
–
O Jasmim-dos-Poetas é uma planta trepadeira também conhecida como jasmim-rosa ou ainda como jasmim-de-inverno. Essas plantas são originárias da China e são famosas por seu perfume.
Essas flores ramificadas crescem rapidamente e apresentam botões rosas que desabroxam em lindas flores brancas, motivo pelo qual são utilizadas para decorar paredes diversas.