O Que é Lavanda
A lavanda é um gênero de 39 espécies de plantas floridas da família do hortelã. Acredita-se que o gênero se originou na Ásia, mas está mais diversificado na sua distribuição ocidental. As folhas são longas e estreitas na maioria das espécies, as flores podem ser azuis, violetas ou lilases. O cálice é tubular, com cinco lóbulos e a corola é geralmente assimétrica. O gênero inclui plantas anuais, plantas herbáceas, sub e pequenos arbustos. A área de distribuição natural se estende através da ilhas Canárias, Norte e Leste da África, Sul da Europa e do Mediterrâneo, Arábia e Índia.
Porque as formas cultivadas são plantadas nos jardins em todo o mundo, elas ocasionalmente são encontradas crescendo de forma selvagem, como fugitivos do jardim, para além do seu habitat natural. No entanto, como a lavanda poliniza facilmente, existem inúmeras variações dentro da espécie. A cor das flores de algumas formas são as responsáveis pela planta ser conhecida como lavanda.
A Lavanda é uma planta arbustiva do gênero Lavandula que estão dentro de um grupo de plantas floríferas, subarbustivas e também herbáceas. Dentre as espécies de Lavanda mais cultivadas estão a Lavanda Inglesa e também a Lavanda Francesa. Já a Lavanda Espanhola é bastante utilizada no paisagismo.
As outras duas espécies de Lavanda são mais utilizadas na extração de óleos medicinais e também de perfumaria. As folhas da Lavanda são opostas, lanceoladas e lineares. A inflorescência dessas plantas é do tipo espiga e apresenta flores em tons de azul e roxo. O perfume é intenso nessa espécie e um dos seus principais atrativos.
A Lavanda é uma planta ótima para compor cercas vivas e também jardins com outras espécies. Como se trata de um tipo de planta mais rústica não tem grande exigência quanto a qualidade do solo, mas é importante que o cultivo seja feito numa área bem drenada.