Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

A Maranta Pena de Pavão é uma espécie vegetal herbácea que pertence a família das Marantaceae e da divisão das plantas angiospérmicas (plantas que possuem flores). As plantas que fazem parte da família das Marantaceae são comumente cultivadas na região da América Tropical e essa família se caracteriza por abranger em torno de 31 gêneros e 350 espécies vegetais diferentes. As espécies que compõem a família da Marantaceae, de uma maneira geral, são ervas dos mais variados portes (do pequeno ao grande), são plantas perenes, são plantas acaules, são rizomatosas e apresentam a forma de crescimento simpodial. Algumas plantas dessa família apresentam aromas bastante agradáveis ao nosso olfato, o que ressalta as características ornamentais e decorativas destas plantas. As espécies vegetais que compõem a família das Marantaceae apresentam uma grande sensibilidade as mudanças de clima e necessitam ser cultivadas na sombra para o bom desenvolvimento.

http://www.youtube.com/watch?v=4hlN0-pVeJY

Informações Gerais sobre a Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

A Maranta Pena de Pavão é uma espécie vegetal nativa do continente Americano (América Central e América do Sul), sendo oriunda do Brasil. A Maranta Pena de Pavão é o nome popular pelo qual é conhecida a planta que possui o nome cientifico de Maranta Leuconera, e se caracteriza por ser uma planta herbácea (espécies vegetais que não possuem caule lenhoso pelo fato de não apresentarem lignina e apresentam crescimento rasteiro bastante próximo ao solo), é rizomatosa (plantas que possuem caule subterrâneo com a presença de rizomas, que possuem a capacidade de armazenar os nutrientes que irão servir de sustento para a Maranta Pena de Pavão), que se caracteriza por formar uma espécie de tapete vegetal. A Marena Pena de Pavão também é popularmente conhecida pelo nome de Maranta Rasteira. A Maranta Pena de Pavão se caracteriza por ser uma planta que possui ciclo de vida perene, isto é, são espécies vegetais que possuem ciclo de vida maior que o período de 02 (dois) anos, que no reino vegetal, é considerado um período longo. Essa espécie de forração também se caracteriza por ser uma espécie vegetal rústica, isto é, consegue se desenvolver bem, sem a necessidade de maiores cuidados por parte de quem a cultiva. A Maranta Pena de Pavão é uma espécie vegetal de pequeno porte, que atinge uma altura média de 30 (trinta) centímetros e 40 (quarenta) centímetros de extensão ou diâmetro. As folhas da Maranta Pena de Pavão possuem características ornamentais, são de formato oval e apresentam manchas (maculas) escuras e o seu verso é branco. Existem duas variedades principais de Maranta Pena de Pavão (Maranta Leuconeura) que se diferenciam pela cor das folhas. A Maranta Leuconeura Kerchoveana que possui folhas de coloração verde e a Maranta Leuconeura Erythroneura que possui folhas de coloração vermelha. A Maranta Pena de Pavão normalmente floresce na época da primavera. As flores dessa espécie vegetal possuem coloração branca, são pequenas e muito discretas e não apresentam nenhuma importância para fins ornamentais e decorativos. As flores ficam com as suas hastes por cima da Maranta Pena de Pavão, dando a impressão que as flores ficam flutuando sobre a planta. Contudo, apesar de não serem ornamentais como as folhas, as flores dão um aspecto interessante e bonito ao jardim onde são cultivadas.

O Cultivo da Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

A Maranta Pena de Pavão é uma planta típica para ser cultivada em regiões de clima tropical, pois a espécie gosta de ambientes quentes e úmidos. No entanto, a Maranta Pena de Pavão consegue se adaptar com facilidade para ser cultivada em locais que possuem clima equatorial e subtropical. Essa espécie vegetal deve ser cultivada sob meia sombra ou à luz difusa. O solo ideal para cultivo da Maranta Pena de Pavão, deve ser fértil, e para manter o solo em boas condições de fertilidade, devem ser feitas aplicações de material orgânico. A aplicação de material orgânico deve ser feita na medida indicada pelos especialistas, pois a Maranta Pena de Pavão pode ter seu crescimento afetado pelo excesso ou falta da aplicação adequada de material orgânico. As regas devem ser realizadas de maneira regular, principalmente na época em que a umidade do ar for menor, onde a rega precisa ser diária para que a planta se desenvolva bem. A falta de água pode levar a planta a morte, por isso caso deseje cultivas essa espécie como ornamento em seu jardim, é importante que você tenha tempo para efetuar a irrigação. A Maranta Pena de Pavão é uma espécie vegetal que apresenta sensibilidade a falta de água, por isso é interessante manter o solo sempre úmido. Contudo, manter o solo úmido não significa que ele ficará encharcado, pois essa situação pode sufocar as raízes da planta.

O Cultivo da Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

O Cultivo da Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

A Maranta Pena de Pavão é uma planta que não aprecia o frio, e não toleram geadas e climas extremamente frios. Por essas características, pode ser cultivada em todo o Brasil, precisando apenas de maior atenção as pessoas que habitam na região sul. É recomendado que anualmente, ao final do inverno, seja realizada uma poda para limpeza da espécie vegetal, para retirar as folhas que morreram devido ao frio, para que a Maranta Pena de Pavão continue a se desenvolver plenamente. A Maranta Pena de Pavão é uma excelente espécie vegetal para formar forrações em regiões semi sombreadas. Ela é uma espécie que também pode ser cultivada em vasos e ser usada para fazer a cobertura do solo que fica abaixo das copas das arvores. A Maranta Pena de Pavão possuem facilidade para se desenvolver combinadas com outras especies de plantas, o que é interessante para ela, pois com a proximidade das plantas, a umidade é aumentada, gerando um clima agradável para a Maranta Pena de Pavão.

A Multiplicação da Maranta Pena de Pavão – Maranta Leuconeura

A Maranta Pena de Pavão é uma espécie vegetal que se propaga pela divisão da planta, através da técnica de separação de touceiras. A técnica de reprodução vegetativa por divisão de touceiras é uma das mais utilizadas por plantas que possuem características ornamentais. Essa técnica se baseia em cortar pedaços do rizoma da Maranta Pena de Pavão, para que sejam formadas mudas com a condição de formas novas espécies vegetais.

Para que a muda seja completa, e tenha as condições necessárias para o enraizamento e desenvolvimento de uma nova planta, é importante que as mudas tenham folhas, raízes e rizomas. Após o plantio da muda em um novo local de cultivo, é necessária a aplicação de substrato ou material orgânico, e é importante que a muda seja bem regada para que o solo ganhe as condições ideais de cultivo. O Plantio das mudas de Maranta Pena de Pavão pode ser realizado em qualquer período do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *