O Que é Um Terrário? Como Fazer Um Terrário em Casa?

Você gostaria de ter um jardim em casa, mas não tem tempo ou as condições ideais para proporcionar o crescimento de plantas distintas? Os terrários são excelentes opções para quem deseja ter um belo jardim, ainda que em miniatura. Os recipientes mais comumente usados para montar terrários são os de vidro, porém, também podem ser usados de madeira, PVC, acrílico entre outros. Continue lendo e saiba mais sobre os terrários e como fazer um em casa!

O Que é Um Terrário?

Terrários são recipientes utilizados para criar as condições ambientais ideais para o desenvolvimento de diferentes espécies completa ou parcialmente terrestres. Como já mencionamos, os terrários, podem ser de diversos tamanhos e materiais. Uma das paredes do recipiente deve ser necessariamente transparente, acrílico ou vidro, para permitir a observação do conjunto de espécies assim como para facilitar a entrada da luz natural.

A luz precisa entrar no terrário para facilitar a realização de fotossíntese das plantas. Os terrários contêm geralmente pedras, terra, carvão entre outros itens. Terrários botânicos são utilizados normalmente para a criação de um ambiente de estufa com o objetivo de criar as condições necessárias para o desenvolvimento de diferentes plantas. A temperatura e a umidade precisam ser mantidas elevadas constantemente, permite o cultivo de plantas tropicais.

Terrários Fechados: Quando São Usados?

Algumas espécies vegetais como musgos, samambaias, orquídeas entre outras precisam ser cultivadas em terrários fechados para que sejam oferecidas as condições ideais para o seu pleno desenvolvimento. É importante recriar as condições úmidas dos trópicos, para isso se deve manter o terrário selado. Uma vez por semana é necessário abrir o terrário para retirar o excesso de umidade do ambiente e das paredes do recipiente.

O excesso de umidade pode levar ao surgimento de fungos que interferem na saúde das plantas levando inclusive a descoloração do próprio terrário. A rega do terrário deve ser realizada ocasionalmente, se perceber que as plantas estão murchas é sinal de que se deve fazer a rega. Esses terrários demandam o uso de uma mistura especial do solo para oferecer melhores condições de crescimento das plantas.

Como Fazer Um Terrário em Casa?

A seguir vamos dar dicas pontuais de como montar um terrário em casa com facilidade.

– Recipiente Para Montar o Terrário

Recipiente Para Montar o Terrário

Recipiente Para Montar o Terrário

O terrário deve ser montado num recipiente com profundidade suficiente para o desenvolvimento das raízes das plantas. É fundamental que o recipiente esteja bem limpo para que se inicie o processo de montagem. Dentre os tipos de recipientes que podem ser usados para a finalidade de terrário estão vasos de flores, sopeira, aquário, taças, chaleira, garrafa, luminária entre outros.

– Tipos de Plantas

De maneira geral qualquer planta com boa resistência pode ser cultivada num terrário. O ideal é escolher plantas que tenham características parecidas para conviver dentro do recipiente. Dentre as plantas mais utilizadas em terrários estão musgos, cactos, suculentas e samambaias.

Tipos de Plantas

Tipos de Plantas

– Solo Para Terrário

O solo utilizado no terrário deve ser leve e com boa drenagem, preferencialmente deve ter musgo, se possível musgo esfagno.

– Pedrinhas e Cascalho

Esses itens são importantes porque ajudam a promover a drenagem do solo, além disso, também contribuem para uma organização visual mais interessante.

– Carvão Ativado

O carvão ativado é um item obrigatório em terrários que não possuem orifício de drenagem.

– Musgo

Musgo

Musgo

No fundo do terrário deve ser adicionada uma camada de musgo para que funcione como uma esponja absorvendo a umidade.

– Luvas e Regador

Instrumentos para fazer a plantação do seu terrário.

– Enfeites

Podem ser usados como elementos decorativos do seu terrário conchas, anões de jardim, pedras, decoração de aquário ou bonecos.

Plantando no Terrário

Comece lavando o recipiente de vidro com água e sabão caso ele já tenha sido usado, você deverá enxaguar bem. Adicione os elementos de drenagem, misture as pedrinhas com o cascalho e um punhado grande de carvão ativado. Essa combinação deverá ser espalhada no fundo do terrário, você deverá criar uma camada de mais ou menos 2,5 centímetros de altura.

Acrescente então o musgo para evitar que a terra fique grudada embaixo do cascalho para que a umidade excessiva seja absorvida. Adicione a terra, observe o tipo de plantas e o tamanho das raízes delas para saber de quanto deverá ser a camada criada, geralmente essa camada deve ter entre 5 e 8 centímetros. Pressione a terra levemente para que o ar seja eliminado. Crie orifícios na terra nos locais em que as plantas deverão ser colocadas.

Transferindo a Planta

A planta deverá ser retirada do vaso anterior, quando retirá-la sacuda as raízes para remover o excesso de terra, faça isso com delicadeza e deixe o buraco em que a planta será cultivada devidamente pronto. A terra deverá então ser aplanada, o procedimento deverá ser repetido com as demais plantas.

Enfeites

Acrescente em seguida os enfeites podem ser pedras, bonecos, conchas e musgo. Tente criar uma composição diferenciada e que esteja de acordo com o seu gosto. As plantas devem ser regadas, água em pouca quantidade já resolve. Terrários abertos devem ser regados de vez em quando.

Elimine as Ervas Daninhas

Ervas Daninhas

Ervas Daninhas

Caso perceba o aparecimento de ervas daninhas remova-as imediatamente, cuide também do mofo ou as plantas que estão doentes. As plantas que apresentem algum problema devem ser removidas. Retire as partes murchas das plantas do terrário para que não prejudiquem outras plantas.

Ventilação do Terrário

Se você escolheu ter um terrário fechado deve cuidar para que haja ventilação de vez em quando no ambiente. Apesar de não ser uma obrigatoriedade é uma medida que ajuda a deixar as plantas mais saudáveis. A ventilação se mostra ainda mais necessária quando as plantas estão com aspecto seco ou se houver gotas de condensação na parede do terrário.

Gostou de saber mais sobre como montar um terrário em casa?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *