O que Pode Causar a Planta Copo de Leite?

A Copo-de-Leite e Suas Características

Com nome cientifico Zantedeschia aetiopyca, essa maravilhosa planta ornamental é muito comum em viveiros e floriculturas por todos os cantos. É muito comum também em jardins de vovós por todo o Brasil encontrar essa planta muito bonita.  Com uma textura aveludada, ela cai muito bem em decoração de ambientes, desde escritórios até garagens de residências. O seu nome copo-de-leite, provem da sua semelhança visual com um copo de leite, toda branca, porém com uma protuberância que vem do seu meio na cor amarela.

No aspecto místico a copo-de-leite representa muitas coisas para as mais diferentes crenças. Os significados mais comuns são paz e tranquilidade ( significados comuns para a cor branca, que predomina na planta), sendo que no âmbito matrimonial ela representa um misto de união e fidelidade. Inclusive existe buquês de casamento composto por copos-de-leite, que simbolizam a esperança de que o matrimônio perpetue por toda a eternidade entre o casal.

Para cultivar o copo-de-leite em casa, é preciso alguns tipos de cuidados por mais que ela tenha características de crescimento bastante amplas, florescendo durante todo o ano. Apesar de florescer durante todo o ano, no inverno estão os meses mais propícios para o seu crescimento. As pétalas do copo-de-leite conseguem resistir a temperaturas muito baixas, sendo que em 4ºC, ela consegue suportar  o frio e manter aparência saudável.

As características do ambiente de cultivo deve começar por um vaso que tenha um pouco mais de 12 litros de capacidade. O vaso deve ficar sob um ambiente que tenha sombra, para que não haja incidência direta por todo o dia de sol sobre a mesma. O solo dentro do vaso deve permanecer sempre úmido, sendo ideal regar por duas vezes ao dia, visto que o vaso deve ficar em local coberto e consequentemente fora do alcance da chuva.

Apesar da necessidade de água constante no vaso, é importante que o aspecto seja de umidade e não de encharcamento dentro do vaso ( não deve haver água aparente, e sim terra úmida). É comum aparecerem dentro do vaso, uma mistura de flores amarelas e outras um pouco mais secas, o que não deve ser considerado que o cultivo é falho, e sim como um sinal de que o vaso está limpo.

A Toxicidade do Copo-de-Leite

Apesar de toda a sua beleza e característica de impacto no ambiente (como traremos no próximo tópico, listando possibilidade de inserir o copo-de-leite na decoração), o copo-de-leite tem características toxicas que devem ser levadas em conta ao escolher a planta para ser colocada no ambiente.

Existem muitas plantas de características ornamentais, que tem suas características tóxicas passando despercebidas, devido a sua beleza. As vezes os donos até sabem desses problemas que a planta possa causar, mas negligentemente deixam de lado algum possível cuidados devido a beleza da mesma, e só se lembram quando algum problemas é causado.

O problema da copo-de-leite está principalmente associado a crianças pequena e animais de estimação, que por não terem muita consciência sobre o perigo, costumam tocar a planta, ou então colocar a boca na mesma. O problema do copo-de-leite é o fato de ela apresentar uma bactéria branca muito desenvolvida, que age de forma a proteger a planta. Em caso de ingestão, ou até mesmo contato com a mucosa ( presente no olho, nariz e boca), pode desencadear sérios problemas no organismo.

A principio ocorre inchaço na boca, atingindo lábio, céu da boca e língua. Após isso os sintomas alérgicos passam pra garganta, atingindo internamente a laringe, faringe e o tubo digestório. O próximo sintoma sério vem com a diarreia, provocando constante evacuação do sistema digestório, e na sequencia asfixia. Nessa etapa a garganta que se encontra fechada, provoca intensa dificuldade de respiração para o individuo ou animal, fazendo com que o sistema respiratório se torna insuficiente.

Mas o que fazer em caso de ingestão? Deve se forçar o vômito? A resposta para essas perguntas é que, definitivamente não se deve forçar o vômito. A solução é procurar um posto de saúde mais próximo para o pronto atendimento, para que sejam tomadas as devidas precauções o mais rápido possível. Alem dos antibióticos receitados, o medico indicará a ingestão de muita água e sais minerais para atenuar os efeitos da diarreia e restabelecer a flora intestinal. Se o contato ocorrer com os olhos, a solução também passará pela água, e neste caso sera indicado a lavagem constante com bastante água corrente em temperatura ambiente.

Para se evitar este tipo de acidente, que como descrito pode ter seria consequências, deve-se tomar algumas precauções. A primeira e mais obvia é manter a planta fora do alcance de crianças e animais. Até mesmo adultos que não sabem das toxicidade do copo-de-leite , devem ser avisados, ou impedidos de se aproximarem. Uma dica para qualquer outra planta que por ventura possa ser adquirida, é se informar sobre a mesma, se há alguma substancia tóxica nesta, ou algo do tipo. Os especialistas de floricultura podem orientar sobre o assunto. Para finalizar a lista de cuidados, orienta-se sempre o uso de luvas para cuidar de plantas como o copo-de-leite. Assim prevenindo que não haja esquecimento, de até mesmo de alguém que já tenha o costume de lidar com a planta, de esquecer de lavar as mãos e colocá-las nos olhos ou na boca depois.

O Copo-de-Leite na Decoração

A beleza do copo-de-leite faz com que essa planta seja facilmente adaptada em uma grande gama de ambientes. Por ser de uma cor neutra, pode caber facilmente no ornamento de qualquer ambiente. A sala de uma residência, recebe muito bem essa planta, assim como uma garagem ou área externa. Existem belíssimos modelos de jardins projetados com copo-de-leite, dando um toque de beleza e pureza a esses jardins.

Um ambiente festivo muito propicio para copo-de-leite é o casamento. Ao mesmo tempo que existe a mística por trás da planta, de trazer longevidade e união ao casal, essa trás também muita beleza quando espalhada pela igreja, praia, ou qualquer que seja o local escolhido devido à tradição ou preferencia do casal. Ainda falando sobre o casamento é muito comum buque de flores compostos de copos-de-leite. Neste caso, a longevidade se espalha também, para aquela amiga da noiva, que tiver a felicidade de conseguir pegar o buquê quando arremessado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *