Palmeira Rabo de Raposa

Palmeira Rabo de Raposa é a forma popular pela qual é chamada a planta cientificamente denominada de Wodyetia Bifurcata.

Esse tipo de palmeira é oriundo da região nordeste da Austrália (cidade de Queensland) e se destaca por sua grande imponência e beleza, sendo bastante usada com fins ornamentais e paisagísticos.

O nome cientifico dado a este tipo de palmeira é uma homenagem a um aborígene chamado Wodyeti, que era uma grande conhecedor da fauna e da flora existente na região de Queensland (Austrália), local endêmico da Palmeira Rabo de Raposa. 

A Palmeira Rabo de Raposa é uma espécie vegetal que pertence a família botânica Arecaceae. Esta palmeira foi descoberta há pouco tempo, por volta da década de 80 (no ano de 1983), o que acaba passando um ar de novidade na decoração dos jardins e ambientes, pois a mesma só entrou no mercado para ser utilizada por paisagistas e ornamentadores no ano de 1995.

Uma curiosidade ocorrida com a Palmeira Rabo de Raposa é que apesar de ser conhecida pelos especialista a pouco tempo e de estar espalhada por todo o mundo, sendo cultivada em diversas partes, o governo da cidade de Queensland mantém a espécie em uma lista de plantas ameaçada de se extinguir, pois existe uma imensa procura pelas sementes dessa palmeira. 

A Família Arecaceae 

Essa família botânica está distribuída pelas regiões tropicais de todo o mundo, se destacando pela presença nas florestas úmidas típicas dos locais com este tipo de clima. São poucas espécies desta família que conseguiram se desenvolver fora dos locais que possuem clima tropical.

A família Arecaceae está dividida em 200 (duzentos) gêneros e em aproximadamente 2.600 (duas mil e seiscentas) diferentes espécies.

As espécies desta família se destacam pelo grande potencial e uso ornamental e paisagístico. São ótimas para compor grandes espaços.

As Características da Palmeira Rabo de Raposa

A Palmeira Rabo de Raposa está em grande evidência por ser uma planta extremamente ornamental e poder ser cultivada a pleno sol. Esse tipo de Palmeira é muito bonita e passa um ar de nobreza e requinte aos locais onde a mesma é cultivada.

Esse tipo de palmeira é uma espécie vegetal de grande porte, apresentando uma altura média de 8,0 (oito) metros, no entanto já foram encontradas Palmeiras Rabo de Raposa com altura em torno de 20,0 (vinte) metros de altura.

O caule da Palmeira Rabo de Raposa se caracteriza pela grande elegância, possuindo cor tendendo para o cinza e com dilatação próximo as pontas, com um aspecto que lembra uma garrafa. 

As folhas desta planta são pinadas e possuem um aspecto plumoso (plumas) que recordam o rabo de uma raposa. Com esse aspecto excêntrico, a folhagem da Palmeira Rabo de Raposa se destaca por sua beleza e característica ornamental, além de ser uma das palmeiras que possuem a folhagem mais plumosa que existe.

As folhas desta espécie vegetal são de tamanho muito grande, chegando a ter um tamanho de 3,0 (três) metros de comprimento.

As flores da Palmeira Rabo de Raposa apresenta flores de cor branca e uma palmeira consegue gerar sementes com boa condição de fertilidade.

Os frutos da Palmeira Rabo de Raposa possuem formato oval e são de cor vermelho, possuindo somente uma semente que pode ser usada para a propagação desta bela planta.

O Cultivo da Palmeira Rabo de Raposa

A Palmeira Rabo de Raposa é uma planta típica de clima tropical, mas se adapta com facilidade aos locais que possuem clima subtropical.

A Palmeira Rabo de Raposa se caracteriza por ser uma espécie vegetal resistente, pois não apresenta problemas com condições climáticas, tolerando o frio, geadas de leve intensidade e até mesmo a maresia das regiões litorâneas, sendo facilmente cultivada por todas as regiões do Brasil. Devido a sua origem, a Palmeira Rabo de Raposa chega a resistir períodos de seca.

A Palmeira Rabo de Raposa apresenta um crescimento muito intenso e rápido quando cultivada nas condições ideais: clima quente, sob o sol pleno e com uma boa quantidade de água disponível.

Por isso, a planta precisa ser regada constantemente, com o solo ficando ligeiramente úmido para o bom desenvolvimento desta palmeira. Além disso, é bom que o solo apresente uma boa condição de drenagem para realizar a boa absorção da água, de forma que não fique encharcado quando ocorre a rega, para minimizar a possibilidade de acontecerem a incidência de fungos.

O solo precisa ser rico em nutrientes, e para manter essa condição deve ser aplicada   uma boa quantidade de adubo orgânico, para que a Palmeira Rabo de Raposa não sofra com a falta de nutrientes, mantenha o crescimento adequado e a palmeira seja uma planta saudável.

O Uso da Palmeira Rabo de Raposa

De uma maneira geral essa espécie vegetal, graças ao seu porte, é utilizada para o cultivo em ambientes externos e abertos com muito sol disponível para que a planta possa crescer bem e saudável, no entanto a Palmeira Rabo de Raposa pode ser cultivada em ambientes interiores, de forma que tenha uma tamanho reduzido, no entanto o local precisa ser bem iluminado para que a planta se mantenha viva e bonita.

Para que isso ocorra, a Palmeira Rabo de Raposa seria cultivada em vasos, que acaba limitando o crescimento da planta, permitindo que ela fique sendo cultivada em varandas e terraços, dando vida e beleza ao local.

Devido ao seu grande porte, a Palmeira Rabo de Raposa não é indicada para o plantio domestico, a não ser que seja em vasos.

Esse tipo de Palmeira está se tornando popular pelo seu uso ornamental e paisagístico, e por sua grande facilidade a se adaptar a diferentes climas e condições de solo e conseguir se desenvolver de forma plena e adequada.

Para efeitos ornamentais e paisagísticos pode ser cultivada de forma isolada, em grupos e em fileiras.

A Palmeira Rabo de Raposa quando cultivada em grupos de plantas, consegue desenvolver um efeito visual muito bom ao ambiente, sendo considerado por muitas pessoas como deslumbrante, devido a grande beleza da folhagem desta espécie vegetal.

Quando a Palmeira Rabo de Raposa é cultivada em fileiras forma o famoso efeito Palmeira Imperial, que traz bastante destaque ao ambiente.

A Propagação da Palmeira Rabo de Raposa

A Palmeira Rabo de Raposa se multiplica através da dispersão das sementes geradas pelas flores das plantas em locais aptos para o cultivo da Palmeira Rabo de Raposa.

As suas sementes se caracterizam por apresentarem grande qualidade e um alto poder germinativo. Além disso, a planta possui um alto grau de adaptação a condições de clima e de solo, o que permite que a semente germine com grande facilidade, fazendo com que o processo germinativo leve êxito. 

 Palmeira Rabo De Raposa

Mesmo com a sua origem vindo da Austrália, a palmeira rabo de raposa são encontradas em diversos lugares aqui no Brasil, principalmente em regiões mais quentes.  Por conta de ser uma árvore que costumam chegar até 9 metros de altura, elas não são indicadas para espaços pequenos, podendo limitar seu crescimento.

A Palmeira Rabo De Raposa tem o seu destaque quando são colocadas em jardins ou sítios, sua beleza muda todo o ambiente. Falando um pouco de suas características, suas folhas são grandes, geralmente as flores brancas crescem mais em baixo deixando a paisagem ainda mais bonita.

Palmeira Rabo De Raposa

Palmeira Rabo De Raposa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *