Na hora de escolher plantas para dentro e fora de casa, é preciso tomar diversos cuidados, não apenas para que a escolha fique bem visualmente, mas também porque a escolha errada pode significar danos para a planta em si, podendo causar até mesmo a sua morte.
Primeiro, antes de escolher as plantas que irão do lado de fora de casa, em jardins ou mesmo em vasos em sacadas ou varandas, é preciso levar em consideração a época em que elas serão plantadas, a sua durabilidade, e também em que região do país sua casa fica. Isso tudo ajuda a escolher a planta certa, já que para cada tipo de clima existem um certo número de plantas que realmente podem sobreviver a temperaturas mais baixas, no caso do Sul, ou então a temperaturas permanentemente altas, como no Norte e Nordeste.
Para o lado de fora da casa, o ideal é, de uma maneira bem geral, palmeiras de jardim, que podem crescer vigorosamente, o dendê, que tem folhas bonitas e dão um ar muito sofisticado a qualquer ambiente externo, e também o jerivá, que é um tipo de planta parecido com palmeiras. Essas plantas têm maior porte, e ficam bem em jardins e pátios.
Para plantas de decoração em interiores, os cuidados maiores têm de ser com o local da casa onde elas irão ficar: há plantas que precisam de luz direta, enquanto outras não podem recebê-la, e também há a questão do porte da planta em si, conforme o tempo for passando – afinal, você deve desejar plantas dentro de casa, mas não transformar a sua sala em uma filial da floresta amazônica.
Para isso, escolha as plantas que podem pegar luz direta, e coloque-as próximas a janelas e portas grandes, de maneira que a incidência da luz seja constante. Para aquelas que preferem sombras, você pode aproveitar para iluminar um pouco escritórios e cantinhos de leitura, que ficam mais alegres e vivazes com plantas neles.
Os cuidados com plantas dentro de casa são de não se esquecer de regá-la conforme a necessidade, e de retirar as folhas e flores mais velhas, para que as novas possam nascer sem problemas. Boas recomendações para plantas de interiores são violetas, jade, mini cactus, suculentas em geral, e folhagens de pequeno porte, como espada de são Jorge e similares. Escolha a sua planta favorita, e comece a sua decoração!