Existem uma gama muito extensa de plantas que podem ser pendentes para sacadas de casas, prédios e que podem ser usadas até mesmo em muros e em telhados. Essas plantas são de uma beleza impressionante e dão todo um charme à sua casa ou onde quer que seja que deseja coloca-las.
Muitas pessoas acreditam que essas plantas podem dar muito trabalho em sua manutenção, mas basta ter alguns cuidados para mantê-la sempre saudável, um pequeno tempo dedicado a ela, mesmo que sejam apenas alguns minutinhos já é suficiente para que floresça saudável e bonita.
Essas plantas são extremamente tradicionais em alguns países europeus, principalmente na França e na Itália, com um maior destaque para as residências e prédios italianos. É inevitável que você ande pelas ruas desse país sem ver uma enorme variedade de plantas pendentes, o que combina muito com a personalidade do povo italiano em geral, com sua exuberância, gosto pelo que é natural, gosto por plantas e por cores.
Além de tudo, a planta pendente não precisa necessariamente ser colocada na sacada, ela pode ser utilizada em vários cantos da sua residência, inclusive em seu interior. Atualmente com a tendência a valorizar cada vez mais o que é natural, muitas pessoas têm voltado a cultivar plantas e flores nos ambientes interiores, até como uma forma de mudar as energias do ambiente. Muitas pessoas acreditam nos poderes energéticos das plantas e na sua capacidade de absorver o que é negativo.
Cuidados
Dê preferência às espécies xerófitas, que são espécies mais resistentes às condições mais áridas, tal como o sol intenso, pense que sua planta pendente provavelmente está exposta constantemente ao sol diário.
Espécies
A seguir algumas dicas de espécies para você poder se inspirar e escolher para sua própria casa.
Flor de cera (Hoya carnosa): Esta é uma planta que se sai muito bem sendo cultivada no interior de uma residência, suas folhas são grossas e entrelaçadas, suas flores dão em cachos que se assemelham aos cachos das hortênsias, com a diferença que suas flores são brancas e rosadas, a semelhança com cera é o que deu o seu nome popular.
Ivy: Essa planta é uma das variações da famosa Hera, ela é notoriamente reconhecida pela sua capacidade de filtrar o ar ambiente, por isso também é muito indicada para cômodos internos onde as vezes não há muita circulação de ar. Suporta temperaturas médias e luminosidade moderada.
Jiboia: É uma planta muito fácil de cuidar, basta apenas que você regue ela regularmente, ela apresenta folhas que crescem para baixo ao invés de para cima, por este motivo cria um impressionante efeito visual que lembra uma cascata. Ela é uma excelente filtradora do ar, isso porque retira desde o CO, até o benzeno e o formaldeído que possam estar circulando pelo ambiente. Essa espécie não se dá muito bem sobre o sol direto.
Lambari (Tradescantia zebrina): Essa folha possui uma especificidade muito interessante, ela possui algumas folhas roxas e rosadas. Necessita de adubações e que seja regada regularmente.
Monstera Oblíqua: Essa espécie também é conhecida em muitos lugares do mundo como Swiss Cheese Plant, por causa da forma de suas folhas que é toda cheia de furinhos, não por ação de alguma praga, mas é naturalmente assim. Suas folhas nascem bem soltas, então quando a planta está pendente elas caem e se derramam. É preferível que ela fique em posições de meia sombra, além disso sua regagem deve ser por volta de duas vezes por semana.
Trapoeraba roxa (Tradescantia pallida purpúrea): Essa planta possui uma grande vantagem que é sobreviver e se manter saudável mesmo quando exposta à um sol intenso e forte. Além disso, uma de suas maiores especificidades é ter sua folha notoriamente roxa, num tom intenso de roxo. Ela deve ser regada regularmente e fica linda quando criada junto à outras espécies formando uma mistura de cores.
Ainda existem uma grande gama de plantas que podem ser indicadas entre elas estão, a clássica samambaia (que casa de vó que nunca teve uma?), a Pendente Batom, a Columeia Peixinho, a Barba de Moisés, o Tostão, a Hera e a Nepeta.
O importante antes de comprar ou adquirir uma planta é ter certeza sobre os cuidados que aquela espécie especifica precisa, tal como rega constante ou ela gosta de viver com uma menor quantidade de água, se a planta precisa de vento ou sol, esse tipo de coisa fará muita diferença na saúde e na longevidade da sua plantinha, assim ela poderá enfeitar seus ambientes internos e externos por muito tempo.