Prímula – Prímula Obcônica: Como Cultivar

Vamos falar um pouco de jardinagem, afinal de contas, quem não gosta de admirar uma linda flor ou qualquer outra planta, a natureza sempre nos reserva belas paisagens. Você já ouviu falar de prímula? Esse é um dos nomes populares da prímula obcônica, nome científico, que também pode ser conhecida como pão-e-queijo e primavera.

Prímula – Prímula Obcônica: Como Cultivar

Prímula – Prímula Obcônica: Como Cultivar

A prímula faz parte da família primulaceae e está incluída na categoria de flores perenes. A espécie tem sua origem na Ásia, especialmente na China. Mas, se falarmos do cultivo em relação a temperatura, a prímula se adapta bem ao nosso, ela gosta  de regiões onde predomina o clima tropical, temperado e subtropical.

A flor que tem ciclo de vida perene, deve ficar sob meia sombra ou luz difusa e entre as suas principais características é uma espécie que mede entre 0.1 a 0.3 metros, não supera nunca os 15 centímetros de comprimento.

http://www.youtube.com/watch?v=7sTwKSkAUY0

Conheça Melhores a Prímula e Entenda Porque é Tão Usada Na Decoração De Interiores

A beleza da prímula seria razão mais do que suficiente para explicar o seu uso na decoração de interiores, porém, dois motivos a fazem ainda mais interessante para os paisagismo: o fato dela ser florífera e herbácea.

A prímula não possui caule e como foi dito anteriormente, dificilmente ela chega a 15 centímetros de altura, em raríssimos casos, o máximo que ela pode alcançar é 30 centímetros.

Conheça Melhores a Prímula e Entenda Porque é Tão Usada Na Decoração De Interiores

Conheça Melhores a Prímula e Entenda Porque é Tão Usada Na Decoração De Interiores

Falando um pouco mais sobre as características dessa planta, ela possui folhas bem simples com um único detalhe, somente para deixá-las ainda mais bonitas, as margens que são denteadas. Arredondadas e cordiformes. Na verdade, as folhas se distribuem criando o formato de uma roseta, graças aos longos pecíolos e mais a parte superior com tricomas urticantes.

Quando chega o final do inverno é que as flores aparecem e a inflorescência dessa espécie é classificada como terminal. Voltando a beleza das flores, elas surgem apoiadas em uma longa haste que fica bem acima das folhas, formando um perfeito buquê.

As flores da prímula, como foi dito inicialmente, fazem espetáculo à parte, entre simples ou dobradas, elas florescem em grande quantidade e ainda nos presenteiam com um delicioso perfume delicado. E não são só essas as qualidades das flores da prímula, as cores são outro ponto forte para usá-las na decoração de interiores, graças a grande variedade. Elas podem ser: salmão, brancas, vermelhas, rosas ou roxas. Todas em tons mais suaves. Aquelas com tonalidades mais forte, muito parecidas, pertencem a outra espécie, a prímula polyantha.

Conheça Outras Características Das Flores Da Prímula

As flores da prímula além de lindas e perfumadas são muito vistosas. Grandes, elas acabam sendo “emolduradas” pelas folhas, que são bem verdinhas e com textura aveludada. Por isso, formam verdadeiro buquês feitos de uma única flor e perfeitos para qualquer tipo de decoração, até mesmo dentro de casa, já que não gosta de sol diretamente sobre ela.

Normalmente, pelas suas características e qualidades, os paisagistas usam a prímula em jardineiras e vasos. Elas podem dar o toque clássico que exige uma decoração elegante, por exemplo.

Falando um pouco mais das características da prímula, que tem a ver com o cultivo, como foi dito, elas são perenes, porém, devem ser consideradas anuais, quanto ao tratamento. Explicando melhor, depois do primeiro período de floração, elas não ficam bonitas como eram e mais ainda, a segunda e as demais florações já não são tão perfeitas como a primeira. Neste caso, é preciso cuidar com mais atenção para manter a beleza nas demais vezes que as flores aparecerem e também para não ficar “sem graça” enquanto elas não chegam.

É Necessário Ter Atenção Na Hora De Manipular a Prímula: Veja a Razão

Na hora de cuidar da prímula, quem o faz deve ter atenção, porque se trata de uma espécie considerada tóxica. São comuns os casos de mucosas e irritação na pele ao manipulá-las, especialmente em pessoas mais sensíveis. Além de ser recomendado cultivar ou cuidar da prímula sempre com luvas, como forma de prevenção, a planta deve estar fora do alcance de animais domésticos e de crianças, como medida de precaução.

Já foi feito um cultivo da prímula (cultivares) desenvolvendo a mesma livre da toxinas e que podem ser tocadas sem nenhum problema. Essas flores são conhecidas como “Twilly”.

Como Cultivar a Prímula: Dicas e Observações

Sendo uma flor que está bem dentro de casa, vale a pena cultivá-la para dar mais vida e cor aos ambientes, e podemos fazer o cultivo sem nenhum problema.

Para começar, saiba que o momento certo para cultivar a prímula é sob meia sombra. E o mais importante são os cuidados ao preparar a terra para plantá-la. Observe que ela seja: fértil, enriquecida com matéria orgânica, tenha boa drenagem (faça pequenos furos como um ralo no fundo do vaso) e depois é necessário manter essa terra sempre úmida.

Sendo uma espécie que gosta de climas subtropicais e temperado, mas que também se adapta ao clima tropical, a temperatura não será um problema. Mas, atenção, deixe-a sempre um lugares frescos e que ela fique bem protegida do sol forte.

Para que a sua prímula cresça forte e bonita e não decepcione na hora do aparecimento das flores, saiba que existem algumas coisas que ela não gosta, mais que isso, não suporta e pode até morrer. Então, anote o que evitar: encharcamento, ar-condicionado, geadas e estiagem.

Uma boa dica de jardinagem para quem gostaria de manter por mais tempo o florescimento da prímula é bem simples e você pode fazer quando cultivá-la em casa. Cada vez que uma das flores murchar retire-a imediatamente. E mais, durante o florescimento faça a fertilização regularmente.

Se você gostou da prímula e está pensando em cultivá-la em casa, em um vaso ou no seu jardim (atenção com o lugar escolhido por causa do sol), use sementes para multiplicá-la. E um último detalhe, as sementes devem ser plantas para germinar nos primeiros dias do outono. Esse é o período ideal para que a prímula cresça bonita e forte.

Se você gostou das dicas é só preparar o seu material de jardinagem e comprar as sementes e mãos a obra!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *