Jasmim
Ah os Jasmins… O jasmim é uma das flores mais amadas e admiradas do mundo. Símbolo do amor e da paixão, enfeitando casamentos e eventos de relacionamentos amorosos. Também muito amado pelo seu perfume que dá característica única a algumas importantes marcas de perfumes. Os jasmins pertencem à família Oleaceae; a planta da família Loganiaceae é frequentemente confundida com o jasmim, por isso ficou conhecida como o jasmim falso. Esta flor, ao contrário do verdadeiro jasmim, é tóxica para animais de estimação e não deve ser cultivada em ambientes domésticos.
Como existem muitas variações, é difícil afirmar com certeza sobre as características botânicas do jasmim. A maioria das espécies possuem flores com cinco ou seis pétalas, sendo diferente das outras plantas da mesma família, que possuem quatro pétalas, normalmente. A floração da maioria dos tipos de jasmim ocorre na primavera ou no verão, cerca de meio ano após o plantio (se for feito com dedicação). O cheiro dos botões de jasmim é que fazem esta planta ser tão amada. As flores são famosas pelo odor, mas são os botões que realmente possuem um aroma intenso e característico, que normalmente começa a ser liberado durante a noite.
O jasmim enfeita os jardins afora despertando a calmaria com seu perfume e aparência. Suas flores brancas ornamentam ambientes produzindo um efeito diferente de qualquer outro. O jasmim não é uma espécie única, mas na verdade de mais de 200 espécies que variam entre si em algumas características, inclusive no plantio. Algumas das espécies mais comuns são o Jasmim polyanthum, o Trachelospermum jasminoides e o Jasminum officinalis.
Classificação
- Reino: Plantae
- Divisão: Magnoliophyta
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Lamiales
- Família: Oleaceae
- Gênero: Jasminum
Alguns Tipos de Jasmim para Conhecer
Jasminum officinalis: Esta flor costuma florescer na primavera e é conhecida como Jasmim-comum. É cultivada no mundo todo e costuma ser muito usada na aromaterapia – é produzido o óleo essencial a partir de partes da planta e este funciona como calmante e relaxante, tratando diversos problemas relacionados à saúde.
Jasminum polyanthum: Este é o jasmim-rosa. Também costuma florescer na primavera. É mais conhecido por ser usado em ornamentação de jardins e como decoração de casamentos. Os botões são cor-de-rosa e as flores ficam brancas ao abrir. Os botões possuem um cheiro inconfundível, intenso e muito agradável.
Trachelospermum jasminoides: Também muito famoso, o jasmim-estrelado, com folhas verdes escuras e brilhantes no verão, ficando avermelhadas em invernos rigorosos. A floração ocorre nos meses do meio do ano com um perfume doce que invade o ambiente.
Jasminun azoricum: Este jasmim é uma trepadeira muito usada em jardins ornamentais. Nativo das Ilhas Canárias, planta perene com crescimento moderado e com folhagem densa. As flores brancas são o conjunto perfeito com a folhagem, ornamentando cercas vivas e estruturas de enfeites de jardins.
Dicas de Cultivo
Apesar de serem flores delicadas, são plantas pouco exigentes com relação ao plantio, em relação à localização e ao solo que necessita para crescer. Elas conseguem sobreviver e se desenvolver em solos pobres em nutrientes e com falta de água, que seja por pouco tempo. Entretanto é uma planta que gosta de sol, para florescer.
Escolha um local de solo fértil e o seu Jasmim vai crescer mais rápido e vigoroso e com mais florações. Um solo profundo com nível alto de fósforo e rico em matéria orgânica também é necessário para que a planta floresça e cresça com vigor.
Assim como muitas plantas, há variações no cultivo de espécie para espécie. Alguns tipos de jasmim vão crescer e florescer mais com alta incidência solar. Outras irão preferir uma menor incidência. Na dúvida consulte um especialista e escolha a melhor para o seu jardim ou para a sua casa (algumas se adaptam bem em locais fechados, dependendo da ventilação e iluminação).
Na hora do plantio, que pode ser feito com sucesso a partir de mudas ou estacas, abra uma cova bem generosa e lembre-se de investir em fertilizante orgânico. Depois de começar o crescimento da planta, você pode investir em uma adubação orgânica a cada ano ou quando sentir necessidade – perceba se o crescimento está estagnado, se as florações não estão acontecendo, se a cor da folha muda, etc. O período ideal para a adubação é no início do verão ou da época de chuvas.
Qual o Significado da Flor de Jasmim?
O jasmim é muito associado ao amor. O cheiro doce e característico da flor está relacionado ao significado de amor e paixão entre o casal. Em casamentos é muito usado o jasmim para eternizar a ligação amorosa entre o par. A flor também está ligada a beleza e a sensualidade. Também, em algumas culturas, está associado com a sorte grande.
Curiosidades sobre o Jasmim
- Existe uma tradição de decorar casamentos com Jasmim. Isso porque há uma história antiga de que um jardineiro Italiano, da região da Toscana, começou a plantar o jasmim, logo após receber as flores como moeda de troca em negócios com persas. Foi assim que ele conquistou sua futura esposa, que se apaixonou pelo buquê de flores de jasmim que recebeu do jardineiro.
- O famoso chá de jasmim não é feito com jasmim, mas sim com aroma de jasmim. Isso porque a flor é tóxica para o consumo, tanto em bebidas como em alimentos.
- A flor de jasmim é menos cheirosa do que os botões.
- O jasmim mais cheiroso do mundo é o Jasmim Sambac, que se abre durante a noite e libera o cheiro.
- O jasmim é nativo da Índia. Lá ele costuma crescer bem no sul. É muito usado como acessório de beleza das mulheres, que fazem coroas nos cabelos; também é usada como oferenda para os deuses.
- Acredite, existem mais de duzentos tipos de jasmim. Duas delas são usadas para a fabricação dos perfumes mais amados do mundo, o Jasmim Grandiflorum e o Jasmim Sambac.
- Falando em perfumes, o Jasmim Sambac é o responsável pelo aroma do perfume Carolina Herrera.
O jasmim é usado na aromaterapia, ajudando a tratar problemas de saúde em mulheres, relacionados com a reprodução, como diminuir dores na hora do parto. Além disso, é capaz de melhorar o emocional, diminuindo tensões.