Quantos Tipos de Flores Que Existem?

Nosso planeta conta com mais de 400 mil tipos de flores sendo que algumas delas se destacam por sua beleza e fragrância. Para se ter uma ideia a soma de espécies de pássaros, abelhas e borboletas não chega nem perto da grande variedade de flores que existe na Terra.

Há flores nos jardins, florestas, desertos, pastos, cavernas e tantos outros ambientes inimagináveis. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre os tipos mais comuns de flores.

O Que São Flores?

Campo de Flores

Campo de Flores

Há plantas com e sem flores, a flor nada mais é do que uma estrutura reprodutiva. Nessa estrutura se encontram os órgãos reprodutivos da planta cuja função principal é produzir sementes por meio do processo de reprodução. Sementes são a chave para que plantas superiores possam se dispersar pela paisagem. Depois da fertilização algumas partes da flor se convertem em fruta com as sementes.

A aparência e a fragrância das flores destina-se a atração de seus agentes polinizadores. Exatamente por isso há flores com odores que para nós são considerados desagradáveis, mas que para moscas, por exemplo, são muito atraentes. A ação dos agentes polinizadores é bem-vinda até para plantas que podem realizar a autofecundação pela possibilidade de recombinação genética criando indivíduos distintos dentro da população de plantas.

Tipos Mais Populares de Flores

As flores despertam certo fascínio nos apaixonados por cuidados com o jardim e podem ser excelentes presentes em diferentes ocasiões. Há uma grande diversidade de flores no mundo e você poderá saber mais sobre os tipos mais populares a seguir.

Rosa

Dentre todas as flores, a rosa, com certeza é a mais popular do mundo podendo ter diferentes formas, tamanhos e cores. Cada uma das cores de rosas tem um significado distinto como amizade (amarela), amor romântico (rosa), paixão (vermelha) entre outros. O cheiro mais fresco das flores contribui para a sua preferência como presente. Flores pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L..

Astromélia

Por ser fácil de cultivar em vasos, a astromélia, tornou-se uma flor com grande popularidade. Pode ser tão comum quanto as orquídeas e também pode ser usada com grande sucesso na decoração. Planta de ciclo de vida perene sendo bastante procurada por abelhas devido a sua adaptação à polinização. Faz parte da família Alstroemeriaceae.

Cravo

Com mais de 2.000 anos de existência, os cravos, estão presentes em histórias mitológicas e tem grande simbolismo. O nome dessa flor gera certa controvérsia, pois não se sabe ao certo de onde veio. Há quem acredite que essa nomenclatura vem da Grécia Antiga enquanto outros defendem que deriva da palavra latina carnis que significa carne e faz referência a sua cor original, uma tonalidade de rosa.

Símbolos de distinção, amor e fascínio, os cravos, são flores bastante comuns que podem ser encontradas em grande diversidade de tons e combinações de cores. Os cravos clássicos são vermelho e rosa, mas há combinações incomuns com cores como amarelo e azul, roxo entre outras. Pertence à família Caryophyllaceae e ao gênero Dianthus.

Tulipa

Você já ouviu falar em “tulipomania”? Foi um fenômeno que tomou conta da Europa, em especial da Holanda, durante o século 17. Essas flores que forma de sino tornaram-se preciosas e muito queridas sendo inclusive colecionadas por entusiastas. É possível encontrar tulipas de várias cores indo do vermelho ao amarelo e até mesmo podem ser encontradas em tom de azul claro e roxo. Pertence à família das liláceas.

Azaleia

Flores muito bonitas com um aspecto de leveza, podem ser encontradas na forma simples e reta ou na forma dobrada. Podem ser encontradas em rosa, vermelho, branco e mesclada. De acordo com os cuidados que recebem podem apresentar diferenças de tamanho e até serem usadas em cercas vivas. São flores que gostam de frio. Pertence à família Ericaceae.

Margarida

Uma das flores mais comuns para jardim, as margaridas, também despertam certo fascínio. Algo que contribui para a sua popularidade é o fato de poder ser cultivada em qualquer lugar desde que haja fornecimento de água suficiente. Às margaridas é atribuído o significado de inocência. Pertence à família Asteraceae.

Girassol

Uma flor marcante cujo nome científico é Helianthus que deriva das palavras gregas helios (sol) e anthos (flor). Essa flor é originária da América do Norte, atualmente, há 67 espécies conhecidas sendo duas da América do Sul.

Girassóis podem atingir mais de 1 metro de diâmetro, a flor real possui pétalas amarelas profundas com a parte central marrom. Na atualidade os girassóis estão distribuídos em todo o mundo podendo ser cultivados até pelas suas sementes. Pertence a família das Asteraceae.

Gérbera

A gérbera faz parte da família do girassol e simboliza a castidade e sinceridade. Há uma grande variedade de cores de gérberas sendo esse um dos tipos mais convencionais de flores para decoração.

Amor Perfeito

É uma flor bastante comum, mas que demanda alguns cuidados específicos. Então se você gosta dessa flor é importante estar disposto a dar tudo que ela necessita para se desenvolver com beleza e saúde. São flores vistosas com um detalhe em preto que se destaca. Pode ser encontrada em diversas colorações como roxo, amarelo, branco, azul, marrom e negra. Pertence à família Violaceae.

Narciso

Uma flor de aparência diferenciada, possui forma de trompete disposta contra um fundo de estrela. Essa flor possui um tom profundo de amarelo. Na primavera narcisos florescem em cachos. O significado atribuído aos narcisos é amizade. Essas flores são nativas da região do Mediterrâneo. É possível encontrar flores em tons de laranja, amarelo, limão, branco e verde. Pertence à família Amaryllidaceae.

Orquídeas

Uma das flores mais queridas pelos entusiastas de flores por seu caráter de planta ornamental. Pode ser encontrada em tons de branco, roxo, vermelho, púrpura e com as mais variadas formas. Orquídeas têm significados como beleza, força e luxo. Na Grécia Antiga essas flores eram bastante associadas à virilidade. Pertence à família Orchidaceae.

Antúrio

Linda flor que é muito usada em decoração e também pode ser encontrada em canteiros e jardins. Uma das vantagens dessa planta é que pode ser facilmente cultivada até por aqueles que não têm grandes habilidades de jardinagem. Algo interessante é a capacidade dessas flores de se desenvolver até nos lugares mais curiosos. Pertence à família Araceae.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos mais comuns de flores do mundo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *