Quaresmeira (Tibouchina Granulosa)

A beleza da quaresmeira deixa de olhos abertos até mesmo das pessoas que não são conhecidas por apreciarem espécies florais. A exuberante floração simboliza a elegância e exuberância dos traços, mesmo com porte de pequeno a médio, podendo atingir no máximo doze metros de altura. Os troncos possuem entre trinta e quarenta centímetros. Conta com folhagem simples com nervuras longitudinais marcadas com margens inteiras.

Quaresmeira (Tibouchina Granulosa)

Quaresmeira (Tibouchina Granulosa)

Quaresmeira: Espécie Ornamental

Duas vezes por não acontece à floração, precisamente no outona e na primavera. Flores abundantes pentâmeras contam com estames arroxeados. Em algumas variedades pode existir o desenvolvimento das róseas. Conta com frutos amarronzados de tamanho pequeno. Mesmo quando não está no formato de flor quaresmeiras são consideradas espécies ornamentais. A copa possui cor verde escura no formato arredondado. Dependendo da variação a folhagem pode ser perene ou semi-decídua.

Em consequência das enormes qualidades as quaresmeiras são escolhidas com frequência no projeto de arborização urbana brasileira. Possui o poder de trocar gases quentes por oxigênio fresco. Jardins, parques, praças, avenidas e calçadas possuem dezenas de espécies dos gêneros nas zonas imobiliárias de alto valor em nível mercadológico.

Cultivo Da Quaresmeira

Especialistas apontam que a quaresmeira deve ser cultivada de baixo do sol extremo e solo fértil, de preferência enriquecido e irrigado com matéria orgânica no primeiro ano. Árvore rústica, pioneira e cultivo são considerados simples se comparadas com outras espécies florais. Natural da Mata Atlântica prefere se desenvolver com qualidade em climas tropicais e subtropicais, tolerando frios em níveis moderados.

Procure plantar em saquinhos de terra ou areia. A irrigação deve acontecer todos os dias. Em covas definitivas devem existir aberturas de 40X40X40 cm e espaçamento de 3X3, no mínimo. Necessário anda fertiliza entre dez e quinze litros esterco curtido e cem gramas de NPK. Depois disso se faz necessário continuar com o esquema de fertilização anual, com dez litros de esterco e em gramas de BPK. Use a cobertura morta, que por consequência aumenta a disposição de água ao desenvolvimento.

Quaresmeira Do Brasil

A Bahia representa território brasileiro com maior número de quaresmeira. A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileira pioneira, presente de maneira principal nas encostas atlânticas do território nacional. O nome foi originado por causa das cores existentes nas flores ao final da floração. Além de variedades de flores rosadas também existe abundância de espécies rosadas.

A árvore possui entre oito e doze metros de altura, trinta e quarenta centímetros de diâmetro. Espécie do tipo perenifólia, ou seja, que apresenta o surgimento de folhas 365 dias por ano. Com nervuras nítidas as folhas são pubescentes nas duas faces. O fruto possui doze milímetros e não é considerado comestível. Um quilo da fruta se equivale a quase três milhões de unidades.

Poucos Cuidados à Quaresmeira

O paisagismo requisita a espécie por causa da beleza da espécie. Como possui porte baixo, fica ótima para ser plantadas em calçadas estreitas sem colocar em cheque o sistema de rede elétrica. Suporta climas quentes e solos pobres. Por este motivo que representa espécie certa nos projetos de replantação de áreas com biomas devastados.

Sementes De Quaresmeira

Qualquer loja especializada em semente situada no território brasileiro possuem unidades de quaresmeira. Ela possui germinação em nível baixo, em torno de quinze por cento, visto que grande parte das sementes não tem embrião. Mesmo assim, as sementes são numerosas e pequenas. A espécie depende de maneira direta da presença de luz. O período de emergência acontece entre sete e trinta dias depois da semeadura.

Quaresmeira e Paisagismo

Caixotes ou tubetes podem ser usados na semeadura até que a espécie atingia altura entre dez e quinze centímetros. O paisagismo costuma a traze alguns senões para proteger a planta dos galhos frágeis. Nos parques o florescimento deixa a todos os visitantes surpresos em consequência do vasto colorido que torna a paisagem com efeito ornamental. As cores das flores possuem púrpuras arroxeadas com plantas e unidades florais de cor lavanda, branca e rosa.

Ao sacudir o fruto acontecem as quedas de sementes, demonstrando o momento de realizar a colheita. Os ramos que geram as pequenas frutas são colocados sobre plástico ou lona plástica. Deixe no sol por algumas horas.

Sementeira Da Quaresmeira

  1. Utilize as caixas especiais para preparar a sementeira, caso dos caixotes e canteiros. Nos substratos os especialistas indicam utilizar compostos orgânicos compostos por folhas peneiradas. Procure regar com pequenos jatos finos.
  2. Coloque maior número de substrato seco nas sementes, peneirando em pequenas camadas finas. Coloque o tecido no substrato para evitar com que as mudas fiquem desplantadas por causa das constantes regas.
  3. Cubra com saco plástico e mantenha úmido.
  4. Para a taxa de germinação ser considerada baixa levam algumas semanas. Depois do prazo da emergência retire os plásticos e suspenda o tecido no sentido de manter a umidade do substrato.
  5. No momento em que as pequenas plantas chegarem a cinco centímetros o transplante pode ser feito do vaso para o local de cultivo.
  6. Levar para os canteiros e comece a estrutura à formação da árvore.
  7. Deve ser usado adubo animal do curral e bem curtido no substrato de cultivo composto por folhas orgânicas e vegetais, em areias, com partes semelhantes.

Quaresmeira: Paisagismo Urbano

Dentro do paisagismo urbano sustentável as espécies nativas são consideradas espécies ideais. Exemplo interessante aconteceu em Curitiba. No dia 08 de janeiro de 2013 uma tempestade com fortes rajadas de ventos com velocidade de quase noventa quilômetros por hora destruiu diversas espécies de árvores em consequência dos deslizamentos. De acordo com o COBOM (Corpo de Bombeiro Militar), foram quase cem solicitações envolvendo a reclamação por causa da queda de árvores que deixou o paisagismo de diversas partes de Curitiba em estado de calamidade. Por causa da problemática a Prefeitura já manifestou que deve iniciar programa para plantação de mudas de quaresmeiras.

Quaresmeira: Paisagismo Urbano

Quaresmeira: Paisagismo Urbano

Outro exemplo interessante acontece em Itu, interior de São Paulo, local no qual a Administração Regional realizou a reforma na Pça Wanderson Luis Vieira da Silva – Wandinho, situada na parte central do bairro Jardim Novo Mundo. O local recebeu mudas de aroeiras, saboneteiras e quaresmeiras. Além do plano de jardinagem também foram revitalizadas melhorias nos bancos da placa, iluminação e calçamentos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *