Tipos de Bromélias de Sol

Tipos de Bromélias de Sol

A família das bromélias é muito numerosa. É uma espécie de planta nativa das Américas. Podemos encontrar essa planta ao redor de todo o país. E é facilmente adaptável tanto à climas secos quanto à climas mais úmidos.

Ao todo, as bromélias contam com cerca de 1.400 espécies e com mais de 50 gêneros diferentes. E a forma de crescimento é a mesma para todas. São plantas acaule, as suas folhas formam uma espécie de roseta achatada ou vertical, e apresentam um copo central, usado para reter água. Na água retida, os detritos de animais e de vegetais que se decompõem acabam se tornando o alimento perfeito pra planta. São plantas muito resistentes e altamente adaptáveis. 

Luminosidade Para as Bromélias 

A maioria das bromélias gosta de muito luminosidade. Para se certificar se ela está precisando de luz solar, verifique como está a coloração das suas folhas. Se a cor estiver gasta ou escura e enfraquecida, então a planta está sim precisando de sol para se desenvolver adequadamente.

Bromélias Para Cultivar no Sol Pleno 

As bromélias terrestres e rupiculos são muito apreciadas pelos paisagistas. Pois eles têm uma característica muito importante: suportam muito bem o sol pleno. São plantas que podemos plantar diretamente no jardim, e são muito fáceis de serem cultivadas. A maioria delas possui espinho nas folhas. As suas folhas, geralmente, são coloridas com tons de vermelho, de verde, de amarelo e outros.

As bromélias costumam florescer somente uma vez por ano. Como a água costuma ficar empossada em na planta, o ideal é colocar um pouco de água sanitária para evitar a proliferação de mosquito da dengue.

Alguns Segredos ao Cultivar Bromélias 

Embora sejam plantas muito fáceis de cultivar, existem alguns segredos para quem ainda não tem muita prática com essa espécie de planta. Confira abaixo:

• Após a floração, as bromélias costumam definhar e morrer, aparentemente. No entanto, novos brotos surgirão e ela irá se renovar. Não há com o que se preocupar. Esse é um processo natural que ocorre com a maior parte das espécies de bromélias.

• Antes de retirar uma muda da sua bromélia para plantá-la em outro vaso, espere até que ela tenha, no mínimo, um terço do tamanho da planta mãe. Isso garantirá que ela cresça de forma saudável. Quando está junto à mãe, o seu crescimento e desenvolvimento são bem mais fortes e melhores. Após atingirem o tamanho indicado, ela já pode ser retirada sem problemas. Inclusive, é recomendado nem demorar muito para que a muda não danifique a mãe, já que ambas estarão disputando o mesmo espaço. Além do mais, a muda poderá crescer torta. E você terá problemas para endireitá-la mais tarde.

• As bromélias, por serem plantas tropicais, gostam de muita água e do calor. O ideal é irrigá-las com frequências, mas sem deixar que suas raízes fiquem encharcadas. Também é importante molhar a sua roseta, pois elas gostam muito de que o centro fique com água.

• As bromélias podem ser cultivadas em todo tipo de vaso. No entanto, os vasos de cerâmica ou de barro, ou vasos mais pesados que as plantas são os ideais. Elas não costumam crescer retas. Geralmente, apresentam pequenas inclinações no eixo. Se o vaso for leve, ele não conseguirá se manter em pé. Com os vasos mais pesados, isso dificilmente acontecerá.

Bromélias no Vaso

Bromélias no Vaso

• Se a sua muda de bromélia é de sol e você estava cultivando na sombra a meses, mas só descobriu agora, não a coloque no sol de uma forma brusca. Esse tipo de mudança pode acabar matando a sua planta. O ideal é ir expondo ela ao sol aos poucos. Comece com o sol da manhã. Vá aumentando o tempo de exposição a cada semana. Dessa forma, ela terá tempo suficiente para se adaptar ao sol e criará os pigmentos que precisa, e que atuarão como protetor solar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *