Torênia – Toreniafournieri

Existe uma grande lenda que nos tempos mais remotos as flores de Torênia ou também mais popularmente conhecidas como Amor Perfeito tinham um perfume que era considerado altamente intenso e também bastante adocicado, este que chegava até lugares distantes. Estas plantas nasciam naturalmente em meio a campos de trigo, e vinham como espécies de gotas coloridas e também perfumadas. S eu perfume que era muito intenso era bastante cobiçado pelas pessoas e estas não tinham medo de entrar nos campos e destruir os trigais colhendo estas flores para o grande desespero dos proprietários. Aos poucos começou a haver uma grande destruição vinda destas plantações e automaticamente a diminuição das colheitas veio a acontecer, surgindo uma falta de alimento e com isto a pobreza. Foi então que as belas flores ficaram tristes e nunca mais surgiram neste tipo de ambiente. Ainda relativo a esta história, as flores que eram bastante alegres mudaram até mesmo seus desenhos vivendo tristes, já que se consideravam grandes culpadas por estes problemas e prejuízos. Foi então que em conjunto fitaram o céu durante á noite e pediram que este seu perfume não existisse mais para que as pessoas não trouxessem tantos problemas para as apanhar. Foi então que na mesma hora, vindo dos céus o pedido foi atendido e desde então as flores amor perfeito, mesmo sendo muito bonitas e também delicadas não possuem nenhum tipo de aroma.

O Amor Perfeito, uma Planta Para Várias Finalidades

Os amores perfeitos atualmente são bastante utilizados como medicamentos, alimentos em culinárias mais sofisticadas e em alguns casos até mesmo para feitiços de amor, seguindo tradições pagãs antigas. Além disso, diversos povos antigos realizavam loções de beleza e  também para prevenir possíveis dores de cabeça. Já na idade média esta planta era um grande amuleto contra o mal, existe ainda uma tradição inglesa bastante antiga que garante que a flor é a parceira do amor, e se fosse colocada sobre os olhos de quem estivesse adormecida a pessoa ao se acordar iria se apaixonar perdidamente pela primeira pessoa que visse. Foram graças a estes tradições que Shakespeare se inspirou em “Sonhos de uma noite de verão”, onde na história a flor é utilizada como uma poção e causa a maior confusão entre todos os personagens da história.

A Origem do Amor Perfeito

O amor perfeito, é uma planta oriunda da Europa de pequeno porte, muito indicada para o plantio em jardins bem como jardineiras e até mesmo vasos para utilizar dentro de casa. As flores desta planta são bastante delicadas e podem vir em várias cores que vão desde branco ao púrpura, além de várias supreendentes cores, é interessante que esta planta tem a capacidade de em suas floradas surgir com cores diferentes e ainda manchas escuras que fazem um desenho diferente em suas pétalas. Existem atualmente uma série de variedades de torências, estas que possuem portes diferenciados, com modelos mais densos e outros mais pendentes. As variedades pendentes são excelentes para utilizar em vasos suspensos.

A Origem do Amor Perfeito

A Origem do Amor Perfeito

Como Cultivar

O cultivo desta planta deverá acontecer em sol pleno ou mesmo meia sombra, o seu solo deverá ser humoso e irrigado regularmente, porém não encharcado. Uma dica interessante em seu cultivo é que se faça um beliscamento na ponta de seus ramos. Realizando este processo é possível se estimular o adensamento das plantas. É importante ainda que sejam realizados processos de fertilizações semanais durante o período da primavera e do verão para que se possa ter em seguida um florescimento praticamente abundante. Esta planta além de tudo aprecia consideravelmente as temperaturas mais amenas, e floresce muito mais bonitas em regiões de serra existentes no sul do Brasil. Sua multiplicação acontece através de sementes, estas que são colocadas para germinação no outono e também no começo da primavera.

Informações Gerais da Planta

Quanto a suas Flores

A planta costuma oferecer flores bicolores, que tem uma forma de trombeta e um tamanho de mais ou menos 3cm de diâmetro, com um lábio superior em coloração normalmente violeta claro e o seu inferior em cor púrpura escuros. Alguns exemplares ficam em coloração branca com gargantas amarelas ou ainda amarelas junto da coloração púrpura. Este é um padrão da folhagem que, porém poderá surgir com várias outras variações de cores, sua floração normalmente acontece anualmente na primavera e também no verão.

Quanto a suas Flores

Quanto a suas Flores

Quanto a Luminosidade da Planta

A planta exige sol pleno durante todo o dia exclusivamente nas regiões que são mais frias, e em regiões que são mais quentes seu cultivo deverá acontecer a meia sombra. Por ser uma planta de clima quente ou ameno o solo deverá ser mantido sempre úmido, mas não deverá estar encharcado, é preciso ainda que este solo seja regado pelo menos duas vezes por semana. Para que se possa ter um visual mais interessante e atraente da plante é interessante se retirar as folhas secas da mesma.

Como Realizar o Cultivo

É importante que seja preparado o local onde todas as mudas deverão ser plantadas, procurando se utilizar um substrato que é bastante rico em material orgânico. Uma sugestão interessante de mistura para utilizar nos vasos e também jardineiras é 2 partes diluídas de composto orgânico e 1 parte de terra comum de jardim, além disso é preciso 1 parte de terra vegetal. Normalmente suas sementes costumam germinar entre o período de 5 a 14 dias e podem ser cultivadas em mudas.

Para a fertilização, o canteiro deverá ficar preparado aplicando um equivalente a 5 ou 6 colheres de sopa do composto de NPK, em uma fórmula de 04-14-08 esta aplicação deverá acontecer por metro quadrado. Uma forma interessante se de manter a sua floração anual por mais tempo é se manter as flores que estiverem murchas sob o controle, ou seja, as arrancar, e procurar também não permitir a frutificação da planta. Já que durante este período a planta irá deixar de emitir flores para que possa emitir sementes e também frutos. Outra dica também interessante é que para que se melhores a sua germinação é preciso colocar a embalagem das sementes na geladeira por uma semana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *