As vincas são flores que se espalham com muita facilidade, sendo polinizadas pelos passarinhos que delas absorvem o pólen. Sem muitos cuidados necessários, é possível cultivá-las em vasos, cântaros ou em jardins. Porém, como seus galhos crescem lateralmente, deve-se observar a poda regular para moldá-las ao espaço que lhes foi reservado.
De origem cosmopolita, essa planta também é conhecida como vinca-de-gato, vinca-de-madagascar, maria-sem-vergonha, bom-dia e boa-noite.
É bastante rústica, podendo aparecer espontaneamente nos jardins e suas variedades apresentam flores de pétalas mais largas ou mais estreitas, de coloração variada, que vai do branco, sempre com o miolo rosado, até o rosa mais forte, laranja e roxo.
Suas folhas são ovaladas e sua folhagem é mais ramificada na base. Gosta de muito sol e deve ser feita a rega regular, pois no caso de escassez de água em seu solo, as folhas se dobram, fechando-se em si. Para mantê-la sempre viçosa é bom substituí-la a cada dois anos, já que depois disso ela perde a beleza inicial.