Folhas Secas de Outono

Desde os primórdios da nossa existência, o ser humano sempre tentou fazer com que o planeta ficasse a seu dispor, sempre trabalhando para que a praticidade e a facilidade fizessem parte de sua vida. A criação das lanças e machadinhas há milhares de anos pelos nossos ancestrais é uma forma que eles encontraram para fazer com que o seu trabalho ficasse ainda mais facilitado, já que esse trabalho consistia no corte dos animais que eram caçados para a própria subsistência.

E, durante milhares e milhares de anos, o ser humano utilizou a natureza para poder caçar, se esconder, enfim. Sobreviver. A partir do momento que ele começou a perceber que poderia fazer mais coisas do que somente sobreviver, como produzir mais do que necessitava e vender o excedente, o ser humano começou a expandir os seus horizontes, chegando ao que ele é, hoje.

O Cuidado Com o Meio Ambiente

Logicamente que o avanço da sociedade fez com que estivéssemos aqui hoje. O grande problema, porém, repousa no fato de que o ser humano abusasse muito da boa vontade da natureza e do meio ambiente em geral. Podemos ver os grandes problemas que a exploração mal planejada da natureza em nosso planeta causou. Talvez, a mais conhecida seja a do aquecimento global, que está fazendo com que o nosso planeta comece a aumentar a sua temperatura, que irá condenar, em um futuro não muito distante, várias espécimes animais, além de aumentar o nível dos oceanos, podendo fazer com que diversas cidades que conhecemos hoje fiquem embaixo d’água.

Ou seja, ou cuidamos agora de nossa “casa”, ou a deixamos perecer por conta do nosso descuidado para com ela. E, felizmente, diversos governos estão unidos na causa de fazer com que o nosso planeta possa sobreviver por entre as décadas. E, uma dessas ações é, justamente, a diminuição da emissão de poluentes na nossa atmosfera, uma das grandes causadoras do aquecimento global que foi explicada um pouco acima.

As Estações do Ano

Só que, apesar de estarmos com problemas na preservação de nosso meio ambiente, algumas coisas ainda estão se saindo conforme o planejado: podemos dizer que as estações do ano são uma prova disso. É claro que, com as adversidades ambientais que estão acontecendo, algumas coisas “incomuns” vem ocorrendo, como frentes-frias em pleno verão ou um calor infernal em pleno inverno, tempestades com poder de destruição triplicada, entre muitas outras coisas. Porém, esse é um dos eventos mais incríveis e bonitos de nosso planeta.

Uma das estações mais bonitas é o inverno. Muitas pessoas gostam dele justamente por conta do clima mais ameno, sem a presença de insetos indesejáveis, uso de roupas mais descoladas, cozinhar e comer comidas mais gostosas, enfim. Mas você já parou para pensar o porque das folhas das árvores caírem durante o outono? Nesse artigo, buscaremos sanar essa dúvida para você, bem como, também, mostrar algumas curiosidades a respeito desse tema. Confira:

O Outono

Podemos dizer que o Outono é a segunda estação que um ano apresenta. Depois de o verão “cozinhar” nossos corpos por um bom tempo, o outono vem para poder acalentar os órfãos do inverno, apresentando umas temperaturas mais agradáveis do que as existentes no verão. Em algumas vezes, essas temperaturas variam muito, desde temperaturas mais amenas a até uns resquícios do verão, com temperaturas bem semelhantes ao clima passado. Ou seja, o outono nada mais é do que uma época de transição onde muitas pessoas começam a se preparar para as ondas de frio.

Em uma definição mais técnica, o Outono é uma estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. A sua principal caracterização, no caso, é justamente a queda na temperatura e, também, a queda das folhas das árvores, que indicam que um período seco está para chegar.

E Por Que as Folhas Caem?

Por mais engraçado que possa parecer, a queda das folhas das árvores no outono nada mais é do que uma maneira das árvores se protegerem do inverno que está por vir. A explicação está no custo da manutenção dessas folhas:  com a chegada do inverno, a produção de energia por meio da fotossíntese é prejudicada, o que faz com que as reservas energéticas se esgotem mais rápido. Um dos indicativos para a árvore que é hora de se resguardar para o frio é justamente a duração do dia, que passa a ficar menor a medida que a estação vai avançando.

Folhas Caindo

Folhas Caindo

Com a diminuição da luz solar, com o dia ficando cada vez mais curto, as árvores começam a parar de produzir clorofila, substância exclusivamente importante para a absorção do gás carbônico e sua conversão em carboidratos que serão utilizados para conferir energia à planta. Com a diminuição dessa substância, as folhas que antes eram verdes, passam a adquirir uma cor mais avermelhada. Em contrapartida, a planta começa a produzir uma substância chamada de ácido abscísico, que vai se acumulando na base da haste da folha,  fazendo com que as células daquela parte comecem a morrer.

Com a morte dessas células, a sustentação da folha não se faz mais possível, o que faz com que ela acabe caindo. E isso acontece com praticamente todas as árvores. Podemos perceber que elas passam um grande período sem as folhas, retornando um pouco antes de a primavera voltar a reinar e fazer com que as flores desabrochem.

É por conta disso, então, que sempre nos deparamos com as folhas das árvores secas e de cores avermelhadas no solo quando o outono se aproxima. Muitas vezes, quando a árvore é muito grande, o número de folhas que caem é enorme. E, ao juntar essa pilha, muitas pessoas acabam “brincando” com elas. Inclusive, um dos símbolos do Canadá é, justamente, uma folha de pinheiro avermelhada, estando presente em sua bandeira, inclusive.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores · Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *